Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

O Filme Mary e Max: Uma amizade diferente na representação da Síndrome de Asperger

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Anny Carollyne Miranda da Rocha; Elizabeth Bezerra de Souza; Naya Mayane Macena de Brito
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Orientador(a): Alásia Santos Ramos Nascimento
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Nosso trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar o filme Mary e Max –uma amizade diferentea fim de ampliar a nossa compreensão do que é a Síndrome de Asperger no interior do espectro autista, a partir do entendimento e da aplicação semiótica e hermenêutica da linguagem cinematográfica. Para tanto, conceituamos e caracterizamos a Síndrome de Asperger no contexto da educação especial; tendo como aporte principal a linguagem cinematográfica. Resumimos e analisamos o filme Mary e Max -uma amizade diferente a partir de breves teorizações sobre o cinema e o espectro autista, tendo a metodologia hermenêutica como horizonte de compreensão que possibilitou procedermos a uma análise vertical sobre o filme supracitado, bem como sobre, Max, o personagem principal da narrativa. Obtivemos como principais conclusões que para a pessoa com síndrome de Asperger é mais difícil construir uma autoimagem, pois suas habilidades sociais por causa das emoções e sensibilidades reduzidas são sociais e culturalmente prejudiciais; dificilmente não saem das rotinas, porque vêemo mundo de forma sistemática, organizada, racional e até literal, não havendo espaço para erros ou divergências; têm dificuldades na linguagem, na comunicação, na coordenação motora; e o não interesse por determinados assuntos; em relação a aprendizagem e pensamentos vimos que o Asperger constrói um pensamento bastante abstrato, não demonstrando um senso prático sobre a vida e seu cotidiano, por isso, a sua aprendizagem ocorre de maneira a desconsiderar os aspectos emocionais e supervalorizar os aspectos intelectuais do processo, tornando sua apreensão do mundo literal e lógica dentro da forma organizada de como ele pensa o mundo, que definitivamente não parece com o mundo em que vivemos, com toda sua complexidade e desorganização; o personagem principal do filme abordado, assim como o Asperger em suas nuances ver o mundo politicamente correto, com suas leis sendo aplicadas ao pé da letra, ou seja, uma realidade super organizada; a quase ausência de emoções impede sua compreensão mais integral do mundo.


Abstract
The present work has for target the analysis of Mary and Max movie - a different friendship - in order to expand comprehension regarding Asperger syndrome inside Autistic Spectrum, from understanding hermeneutics and semiotics application of the movie language. For this reason Aspenger syndrome was conceptualized and described in the special education context considering movie language inputs. The movie Mary and Max was summarized and analysed from short theorising regarding the cinema and autistic spectrum through hermeneutic methodology as a way of understanding as long as it also enabled a vertical analysis about the movie, especially the main character Max. The most relevant conclusions were that a person who has Asperger syndrome will have difficulties to build up a self image, once his social skills, due to reduced emotions and sensibility, are culturally affected. The subject sees the world in a systematic, organized, rational way, even literally, never accepting breaking out of routine, once there is no space for mistakes or divergences. He also presents language and communication struggles, motor skills troubles and also shows no interests regarding some subjects regarding learning and thinking. The Asperger subject often builds up abstract thinking while he doesn ́t show a practical daily sense, for this reason his learning process disregards emotional aspects and overvalues intellectual processing, which makes his life point of view quite literal and logical, inside his organized background, which does not take any consideration with the real world with its complexity and disorganization. The main movie character Max as an Asperger subject, sees the world politically correct, with its regulations been applied word by word, over organized, disregarding emotions and whole world comprehension.

Palavras-chave: Síndrome de Asperger, Espectro autista, Ensino - aprendizagem, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Animador: Um serviço de geração semiautomática de sinais em libras

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: José Franco Neto
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Bacharelado em Sistema da Informação
Orientador(a): Tiago Maritan U. Araújo
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Os surdos passam por vários problemas no que diz respeito ao acesso a informações, principalmente as que circulam nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Essas tecnologias normalmente são projetadas para pessoas que compreendem as línguas orais, ao passo que, para os surdos a língua oral é considerado uma espécie de “segunda língua”. Por outro lado, empresas responsáveis pela disponibilização dessas informações sentem grandes dificuldades em tornar acessível os conteúdos disponibilizados por elas, especialmente porque esses conteúdos são geralmente dinâmicos, e a produção das janelas em línguas de sinais (exemplo, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS) tem usualmente um custo operacional alto. Para minimizar esses problemas, uma alternativa é o uso de tradutores automáticos para línguas de sinais. Com esses tradutores automáticos, é possível gerar conteúdos digitais para Libras de forma dinâmica, com baixo custo, e segundo alguns trabalhos, com um nível de inteligibilidade razoável. Essas soluções, no entanto, geralmente necessitam de uma base de dados (dicionário de LIBRAS) contendo milhares de vídeos ou animações representadas por um avatar animado. O processo de construção dessas bases, no entanto, é um processo trabalhoso, e depende de uma equipe grande e especializada formada por modeladores, animadores e designers 3D, além de especialistas em Libras e usuários surdos. Para minimizar esses problemas, a proposta deste trabalho é desenvolver uma solução para geração semiautomática dessas animações (vídeos). A ideia é que essas animações possam ser criadas por usuários a partir da configuração de parâmetros (fonemas) da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), reduzindo o tempo e o custo necessário para produzir esse tipo de base de dados.


Abstract
The deaf suffer several problems in regard to access of information, especially those information circulating in Information and Communication Technologies (ICTs). These technologies are usually designed for people who understand the spoken language, whereas for the deaf, the oral language is considered something like a "second language". On the other hand, companies responsible for making such information available feel great difficulty in making accessible the content provided by them, especially since these contents are generally dynamic, and the production of windows in sign languages (eg, Brazilian Sign Language - Libras) has usually a high operating cost. To minimize these problems, an alternative is the use of automatic translators to sign languages. With these automatic translators, it can generate digital content dynamically, with low cost, and according to some studies, with a reasonable standard of intelligibility. These solutions, however, generally require a database (dictionary LBS) containing thousands of videos or animations represented by an animated avatar. The process of building these databases, however, is a arduous process, and depends on a large and specialized team of modelers, animators and 3D designers, as well as experts on sign language and deaf users. To minimize these problems, the purpose of this work is to develop a solution for semi-automatic generation of these animations (movies). The idea is that these animations can be created by users from the parameter setting (phonemes) of the Brazilian Sign Language (Libras), reducing the time and cost required to produce this kind of database.

Palavras-chave: LIBRAS, Animação, Dicionário de LIBRAS, Avatar, Animation, LIBRAS dictionary, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

A Importância do Filme Vincent, de Tim Burton: Influência e recepção

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: David Barbosa Neto
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Letras
Orientador(a): Michael Harold Smith
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Reconhecido por seu estilo único de fazer cinema, chamado de Burtonesque pelos críticos, Tim Burton, o famoso e excêntrico diretor contemporâneo, se utiliza da intertextualidade de suas referências e influências cinematográficas, literárias e estilísticas com a sua própria obra, se reinventando, sem nunca parecer repetitivo a cada nova produção. No atual trabalho, buscamos investigar a recepção de Vincent, o primeiro trabalho profissional com a assinatura do diretor, através da análise de textos e artigos acadêmicos de Frierson (2009), Cánepa (2010), Majczak (2011) e Fernandes (2015), posto que estes textos utilizam-se de Vincent para buscar a essência do estilo burtonesco, dada a forma como este representa os intertextos de suas referências neste filme, que é considerado o embrião da obra de Tim Burton como é reconhecida hoje. Vincent traz consigo uma multiplicidade de referências pessoais do diretor, e que, através da intertextualidade, dialoga com a própria obra do diretor, resultando num trabalho único e reconhecido por quase todos que já tiveram acesso aos trabalhos de Burton, ressaltando a importância deste curta-metragem para a compreensão de sua obra. Como suporte teórico, nos embasamos nas ideias e teorias de autores como Jauss (1979) e Iser (1999) sobre a estética da recepção, Bakhtin (2002) e o dialogismo, Hutcheon e o Pastiche, Todorov (2008) e o fantástico, que associado com o expressionismo como concebido por Eisner (1985) e também Cardinal (1988), nos mostra como o dark e o gótico se relacionam ao expressionismo e resulta no estilo burtonesco.


Abstract
Recognised for his unique style of making cinema, known as Burtonesque by the critics, Tim Burton, the famous and excentric contemporary director, uses the intertextuality of his cinematographic, literary and stylistic references and influences in his own work, reinventing it without ever appearing repetitive in each new production. In the present work, we seek to investigate the reception of Vincent, the first professional work with the director’s signature, through the analysis of academic texts and articles of Frierson (2009), Cánepa (2010), Majczak (2011) and Fernandes (2015), since these texts utilize Vincent to review the essence of the burtonesque style, giving the form as it represents the intertextual elements of his references in this film that is considered as the embrio of Tim Burton’s work as it is recognized today. Vincent brings with it the multiplicity of personal references of the director, that through the intertextuality conducts a dialogue with the director’s own works, resulting in a unique piece recognized by almost everyone who has already had access to some films of Burton, emphasizing the importance of this short film for the understanding of his productions. As theoretical support, we use as a base the ideas and theories of authors as Jauss (1979) and Iser (1999) about the aesthetic of reception, Bakhtin (2002) and dialogism, Hutcheon and the use of pastiche, Todorov (2008) and the fantastic associated with expressionism as understood by Eisner (1985) and Cardinal (1988), showing us how the dark and the gothic relate to expressionism and result in the burtonesque style.

Palavras-chave: Dialogismo, Vincent, Burtonesco, Tim Burton, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Analogia como Apoio ao Ensino de Programação: Uma animação do comando While

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: David Barbosa Neto
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Licenciatura em Ciência da Computação
Orientador(a): Vanessa Dantas
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
O ensino-aprendizagem da disciplina inicial de programação estruturada apresenta frequentes dificuldades de assimilação e abstração por parte dos alunos. Acredita-se que os problemas enfrentados influenciam nos índices de evasão e reprovação corriqueiramente vistos nas instituições de ensino superior do país. Para melhorar o atual cenário uma abordagem alternativa seria relacionar os conceitos do conteúdo de programação usando analogias de situações cotidianas que facilitem o entendimento das abstrações da disciplina e apresentar esses assuntos de forma dinâmica e interativa. O propósito principal deste trabalho é realizar a construção de uma animação que apoie o entendimento e assimilação de conceitos usados para criar algoritmos e posteriormente, códigos. Para isso, a animação busca contribuir com uma forma mais familiar de apresentar o conteúdo inicial de programação, entendimento difícil para os alunos iniciantes. Pretende-se usar uma analogia a fim de agir como motivador e facilitador para os alunos, usando o recurso de animação como recurso tecnológico mais atraente para o público-alvo.


Abstract
The teaching and learning of the initial discipline of structured programming features frequent difficulties of assimilation and abstraction by the students. It is believed that the problems faced influence the dropout rates and failure routinely seen in higher education institutions. One possible alternative would be to relate the concepts of programming content using analogies of everyday situations that facilitate the understanding of the abstractions of discipline and present these issues in a dynamic and interactive way. The main purpose of this work is the construction of an animation to support the understanding and assimilation of concepts used to create algorithms and later codes. For this, the animation seeks to contribute to a more familiar way of presenting the initial content programming, difficult to understand for beginners. The aim is to use an analogy in order to act as a motivator and facilitator for students using the animation feature as more attractive technological option to the target audience.

Palavras-chave: Linguagem de programação (Computadores), Ensino superior, Estudantes universitários, Programming languages (Computers), Higher education, University students, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Entre o Último Suspiro de Lampião, Devaneios da Estiagem e o Conto do Pé de Feijão: A poética nordestina na animação brasileira

Dissertação de Mestrado

Nome: Diego Gomes Brandão
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Mestrado em Artes Visuais
Orientador(a): João de Lima Gomes
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo
Este trabalho pretende analisar comparativamente alguns aspectos de Mise-en-scène de três animações nacionais contemporâneas realizadas com o foco na temática nordestina: Até o sol raiá (Dir.: Fernando Jorge e Leanndro Amorim, 2007), Josué e o Pé de macaxeira (Dir.: Diogo Viegas, 2009) e Three Little Birds (Dir.: Lula Buarque e Fábio Soares, 2003). (Mediante a massificação da cultura euro-americana através de suas animações disseminadas pela indústria cultural, temos incorporado padrões técnicos e estilísticos saturados por meio de técnicas de produção, design de personagens, gags e montagem cinematográfica. Os curtas-metragens analisados neste trabalho apresentam a personagem do fora da lei e do trabalhador rural, característicos do cinema nacional contemporâneo, conhecidos como a figura do cangaceiro e do sertanejo folclórico, e toda uma poética expressa através da representação de costumes, crenças e manifestações artístico-culturais explorados na visualidade de elementos cenográficos e do figurino. Buscaremos compreender quais significações são desdobradas por estes desenhos animados que, de certa forma, não apenas incorporam os paradigmas da animação globalizada, mas principalmente, os retemperam no contexto social regional, evidenciando nossos problemas políticos e sociais, valores, emoções, expressão artística e poética.

Abstract
This paper aims at analyzying comparatively some aspects of the Mise-en-scène in three contemporaneous national animations focused on the Northesstern theme: "Até o Sol Raiá" (Dir.: Fernando Jorge e Leanndro Amorim, 2007), "Josué e o pé de macaxeira" (Dir.: Diogo Viegas, 2009) and "Three little birds" (Dir.: Lula Buarque e Fábio Soares, 2003). Through the Mass media distribution of Euro-American culture animations disseminated through its cultural industry, we have incorporated technical And stylistic standards saturated By means of production techniques, character design, gags and film editing. The short movies analyzed in this paper show the character of the outlaw and rural workers, Featured in of the contemporary film industry, known as the figure of the Cangaceiro and Countryside folklore, and a Whole poetics expressed through the representation of habits customs, beliefs and artistic-cultural manifestations explored in the visual elements of scenography and costumes. Through an analysis of its formal elements and narrative resources, we seek to understand what meanings are deployed by these animations that somehow not only incorporate into Its creative process the hegemonic paradigms of global animation, but mainly the "season" the social regional context, highlighting our political and social problems, values, emotions, artistic expression and poetic.

Palavras-chave: Animação brasileira, Arte, Cenário nordestino, Cinema, Design, Brazilian animation, Art, Northeastern scene, Movie, Design, Dissertação.

Para o texto completo, clique aqui!