Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

O Cinema de Animação Experimental, Novas Técnicas e Possibilidades no Âmbito das Artes Visuais

          

Relatório de Pesquisa


Nome: Carla Woany Rabelo Pereira
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas / UFAM - Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa:  Programa PIBIC 2012
Orientadora: Kasmin Biscaro Alves Carnevali
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
A arte contemporânea vive um momento de aglutinação de meios e técnicas que estão construindo uma nova visualidade de fragmentos de informação e significado. Essa característica fragmentária é própria do cinema de animação, que tanto pode ser um meio narrativo como um produto de arte. A histórica do cinema tem início com a pesquisa em animação, a ancestral mais famosa do cinema é a Lanterna Mágica, desenhos que eram colocados em movimento através de recursos simples. Pesquisar a animação experimental e seu desenvolvimento do início da história do cinema, passando pelas vanguardas modernistas até sua produção contemporânea visando produções de arte, pode apresentar um caminho para a compreensão não só da arte da animação experimental em si, mas também da visualidade da imagem em geral. Agora mesmo, o cinema vive uma grande transformação na forma de produzir, distribuir e assistir filmes, as possibilidades digitais e a internet estão mudando nossa forma de ver a imagem que se transformou em potencialidade múltipla, incorporando meios artesanais, eletrônicos e digitais.

Palavras-chave:  Cinema de Animação, Artes Visuais, Novas Tecnologias, Relatório de Pesquisa.


Para o texto completo, clique aqui! 

Quandú: Possíveis diálogos entre literatura e o cinema de animação

         

Dissertação de Mestrado


Nome: Cássio Mauro Oliveira Tavernard 
Instituição: Universidade do Estado do Pará - Instituto de Ciências da Arte
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientadora: Ana Lucia Lobato de Azevedo
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
QUANDÚ - Possíveis diálogos entre literatura e o cinema de animação, pesquisa de transliteração ou transcriação. Parte da leitura, apropriação e análise de um conto literário do poeta Antônio Tavernard, chamado De que morreu o “Manduca Lambão”. Propõe como resultado da pesquisa, criar um diálogo entre um conto literário e um obra poética traduzida no cinema de animação, além de memorial descritivo da inter-relação e investigação desse processo e os procedimentos adotados.

Palavras-chave:  Cinema de Animação, Transliteração, Transcriação, Adaptação, Memória, Afeto, Paisagem, Poética, Tavernard, Dissertação.

Abstract
QUANDÚ - Possible dialogues between literature and animation cinema, a transliteration/ transcription research. It starts from the reading, appropriation and analysis of the short story Do que Morreu o “Manduca Lambão”, by the poet Antonio Tavernard. It is proposed as a result of the research to create a dialogue between a literary short story and a poetic work translated into an animated film, as well as a descriptive memorial of the interrelation and investigation of such process and the adopted procedures.

Keywords: Animation, Transliteration, Transcription, Adaptation, Memory, Affection, View, Poetic, Tavernard.

Para o texto completo, clique aqui! 

Alma de Papel: Proposta conceitual para um curta-metragem de animação stop motion em devir

        

Dissertação de Mestrado


Nome: Brena Gomes Ribeiro 
Instituição: Universidade do Estado do Pará - Instituto de Ciências da Arte
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientadora:  Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida 
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Nesta pesquisa, apresento um estudo sobre o processo de criação de uma proposta conceitual para a produção de curta-metragem de animação em stop motion, chamado Alma de Papel. As várias etapas do estudo incluem a vivência proporcionada pelo Laboratório de Animação das Oficinas Curro Velho, onde entrei em contato com as técnicas e materiais utilizados. Também há um histórico do Cinema de Animação, com a contribuição de conceitos proporcionados por autores cujas análises aproximam-se da esfera simbólica da história do cinema, como Arlindo Ribeiro Machado para quem o cinema materializa um movimento milenar de “representação do imaginário”, e Edgar Morin que expõe a realidade semi-imaginária do homem. A metodologia da pesquisa dialoga com a face “noturna” do filósofo francês Gaston Bachelard, ou seja, sua “metafísica da imaginação poética” e sua sistemática de investigação da gênese da imagem poética a partir dos arquétipos dos 4 (quatro) elementos da natureza (ar, água, terra e ar), ao qual acrescento mais um (elemento éter), além de incluir a influência do dispositivo Dilatador Elemental, criado na disciplina Movimento Criador no Ato Teórico e os valores atribuídos por Ítalo Calvino à poesia para a sistematização do estudo. Sônia Rangel e Cecília de Almeida Salles aparecem na investigação sobre o processo de criação e sua relação com a realidade vivida pelo autor. Para conduzir o presente trabalho, admito, como objetivo precípuo, demonstrar a ligação entre o modus operandi da criação da proposta conceitual de um filme, ou seja, os procedimentos metodológicos utilizados em sua feitura, e a sua faceta consequente do contexto histórico-social vivenciado e experienciado por seu (s) criador (es), contexto esse em plena influência amalgamada ao devir do imaginário destes.

Palavras-chave:  Cinema, Animação, Curro Velho, Processo de Criação, Dissertação.

Abstract
In this research, I present a study about the process of creating a conceptual proposal for the production of a short stop motion animation, called Alma de Papel. The various stages of this study include the experience provided by the Curro Velho Workshops, where I got in touch with the techniques and materials used in the proposal. There is also a short description about the history of Animation Cinema, with the contribution of concepts provided by authors whose analyzes approach the symbolic sphere of the history of cinema, as Arlindo Ribeiro Machado for whom the cinema materializes a millenarian movement of "representation of the imaginary", and Edgar Morin that exposes the semi-imaginary reality of man. The research methodology dialogues with the "nocturnal" face of the French philosopher Gaston Bachelard, that is, his "metaphysics of the poetic imagination" and his systematic investigation of the genesis of the poetic image based on the archetypes of the four elements of nature (air, water, earth and air), to which I add one more element (ether), besides including the influence of the Dilatador Elemental device created in the subject Movimento Criador no Ato Teórico, and the values attributed by Italo Calvino to poetry, for the systematization of this study. Sônia Rangel and Cecília de Almeida Salles appear in the investigation to talk about the creation process and its relation with the reality lived by the author. To carry out the present work, I admit, as a primary objective, to demonstrate the connection between the modus operandi of creating the conceptual proposal of a film, that is, the methodological procedures used in its making, and its consequent historical-social context experienced by its creator (s), a context that is fully amalgamated with the becoming of their imaginary.

Keywords: Cinema, Animation, Curro Velho, Creation Process.

Para o texto completo, clique aqui! 

Animação Audiovisual Paraense: Formação do campo e narrativas quadro a quadro

       

Dissertação de Mestrado


Nome: Andrei Miralha Padilha Duarte
Instituição: Universidade do Estado do Pará - Instituto de Ciências da Arte
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientadora: Ana Lucia Lobato de Azevedo
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa compreende a formação do campo da animação audiovisual paraense, segundo os conceitos de campo, de Pierre Bourdieu, e Estados da Arte, de Howard Becker. Desta forma, desenvolvo descrições e narrativas históricas a partir do início da década de 70, mas com foco principal sobre o período de 2003 a 2018, que compreende o lançamento do primeiro curta de animação paraense até a atual produção de séries de animação paraenses para a TV. Proponho a divisão deste período em três fases, a partir da análise das características das produções, como: formato, técnicas, difusão, metodologias e captação de recursos utilizados para a realização das obras. Observo a atuação e movimentação de alguns artistas, a formação de grupos e estúdios, assim como as principais instituições e políticas públicas que favoreceram o desenvolvimento desse campo no Pará. Nesse recorte de pesquisa, abordo as produções de obras audiovisuais autorais de animação apresentadas em mostras, festivais, TV e internet, portanto vídeos publicitários e institucionais não serão avaliados. É importante destacar que os filmes elencados neste estudo, apresentam animação de personagens, assim, não trato de obras em motion graphics. Obras inacabadas ou que não foram publicizadas também não fazem parte da pesquisa, embora possam ser citadas como parte do percurso profissional de algum artista ou grupo de animadores. Como sou personagem de muitos acontecimentos e produções que descrevo, incluo meus depoimentos pessoais em algumas passagens das narrativas por meio de uma auto-etnografia, como forma de contribuir para melhor compreensão de alguns momentos relatados . Relaciono eventos e produções como quadros-chave num grande mosaico histórico a fim de contribuir na compreensão deste campo artístico no Pará. Realizo este estudo, por meio da pesquisa de campo participante, entrevistas, pesquisa bibliográfica e filmográfica, observando eventos socioculturais, personagens, produções, tecnologias, políticas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da animação paraense.

Palavras-chave:  Animação, Animação Paraense, Desenho animado, Dissertação.

Abstract
The word animation comes from the latin term "anima," which means "soul" in the sense of "breath of life." According to Perisic (1979), animation is a way of creating an illusion, giving "life" to inanimate objects – real / virtual objects or simply freehand or computer drawings. Born of the mix between art and technology, the animation films come in the late nineteenth century, and developed throughout the twentieth century in numerous productions around the world. However, it is only at the beginning of the 21st century that the first animated short films were produced in brazilian State of Pará. This research includes the formation of the State of Pará's field of animation, according to Pierre Bourdieu. It gathers narratives about the production of animations carried out until 2018, considering the networks of personal relationships, the formation of groups, as well as the techniques and methodologies used to carry out each work. I carry out this study through participatory field research, interviews, bibliographical and film research, observing sociocultural events, characters, productions, policies and institutions that contributed to the development of the animation in the State of Pará.

Keywords: Animation, Animation from Pará State, Cartoon.

Para o texto completo, clique aqui! 

Fantasia do Movimento: A interação entre o corpo real e o virtual dos desenhos animados

      

Dissertação de Mestrado


Nome: Rayssa Oliveira e Silva
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Artes e Turismo  
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes  (PPGLA) 
Orientadora: Evany Nascimento
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho, estudam-se as semelhanças coreográficas do desenho animado Fantasia (1940) com os espetáculos que serviram de referência para o processo criativo do desenho como Sagração da Primavera, Suíte Quebra-Nozes e Dança das Horas. A análise também perpassa por aspectos cenográficos e narrativos a fim de corroborar com a análise coreográfica. Para isso faz-se primeiramente uma abordagem histórica da relação da dança com a tecnologia, que é o elo entre esses dois mundos, o real e o imaginário. A fim de investigar de forma profunda a relação de movimento entre estes dois universos,  utilizamos as considerações propostas por Rudolf Laban (1879-1958) sendo aplicada aos corpos dos desenhos animados e também a aplicação da labanotation para termos outra percepção da coreografia. Os resultados indicam que há semelhanças em relação a elementos do espetáculo cênico e as reflexões nos permitem verificar as possibilidades do entendimento do movimento e o espaço-tempo na dança, possibilitando novas interpretações e associações teóricas. Além disso, também aparecem aspectos coreográficos semelhantes com relação ao movimento e intenções de comunicação. 

Palavras-chave:  Desenho Animado, Dança, Coreografia, Laban, Análise, Dissertação.

Abstract
This work aims to investigate the influence of character design on players’ experience in electronic games. Based on theorists such as Rogers (2013), Papanek (1971) and Vidor (2019), the research discusses how visual and narrative aspects of characters shape the player’s emotional and aesthetic connection with the game. The methodology followed a mixed approach, combining literature review, qualitative interviews with players and quantitative analysis of engagement metrics. The results show that well-designed characters not only enrich the narrative, but also increase immersion and promote greater emotional identification on the part of players.

Keywords: Cartoon, Dance, Laban, Choreography, Analyze.

Para o texto completo, clique aqui!