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Animação Multimídia de Instrução (AMI) Visualizada em Dispositivo de Interação Móvel (DIM): Um estudo exploratório acerca da influência da flexibilidade de interação sobre a visualização da informação e a realização da tarefa

          

Dissertação de Mestrado


Nome: André Pottes de Souza
Instituição: Universidade do Paraná - UFPR
Programa:  Programa de Pós‐Graduação em Design
Orientadora:  Carla G. Spinillo
Ano: 2012
País: Brasil

Resumo
No intuito de compreender a como se dá a realização da tarefa e visualização da Animação Multimídia de Instrução (AMI) apresentadas em Dispositivos de Interação Móvel, quando associadas à flexibilidade de interação, este estudo abrange os aspectos computacionais dos dispositivos, as características gráficas das interface móveis à luz da literatura sobre Design da Informação e IHC (Interação Humano-Computador) e as instruções animadas no âmbito de design da informação. Sendo assim esta dissertação se estrutura tendo três capítulos de revisão bibliográfica que tratam sobre: os Dispositivos de Interação Móvel e como se configuram; as interfaces interativas móveis e os princípios e metas de usabilidade para avaliar e ajudar no desenvolvimento da interação do usuário com o sistema e a interface num contexto de mobilidade; e as Animações Multimídias de Instrução e a como podem incrementar o aprendizado. Este projeto possui caráter exploratório, com abordagem metodológica teórico-analítica, qualitativa e experimental, abrangendo 4 fases: (1) pesquisa bibliográfica; (2) estudo analítico da interface do software tocador de vídeo do iPod Touch; (3) estudo experimental para verificar a influência da Interação na visualização da informação e realização da tarefa por meio da utilização AMIs em DIMs; (4) proposições de contribuições do design da informação para melhoria das interfaces gráficas de Animações Multimídias de Instrução apresentadas em Dispositivos de Interação Móvel. O estudo experimental verificou a influência da interação na realização da tarefa de montar um quebra-cabeça 3d e na visualização da informação animada sobre a montagem desse objeto, com 5 participantes adultos. Foi utilizada a técnica de Think Aloud (Protocolo Verbal) e entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que: os usuários utilizam o recurso de pausa para observar de forma estática a imagem da animação; os Dispositivos de Interação Móvel podem dificultar na realização de tarefas que exijam as duas mãos do usuário. Conclui-se que a interação influência positivamente na visualização da informação e na realização da tarefa, desde que seja levado em consideração a complexidade da tarefa e a adequação da animação para a visualização em Dispositivos de Interação Móvel.

Palavras-chave: Animação Multimídia de Interação, Dispositivos de Interação Móvel, Interação, Design da informação, Dissertação.

Abstract
In order to understand the task performance and the visualization of Multimedia Animation of Instruction (AMI) presented on Mobile Interaction Devices (MID), when associatad with the interaction flexibiliti, this study covers the computational aspects of the devices, the graphical features of the interface based on the literature of Information Design and HCI (Human Computer Interaction). Therefore this dissertation is structured with three chapters that deal with literature review: Mobile Interaction Devices, interactive mobile interfaces and usability principles and targets to evaluate and assist in the development of the user interaction with the system the interface in a context of mobility; and Multimedia Animation of Instruction and how they can enhance learning. This project has an exploratory, theoretic-analytical, qualitative and experimental methodological approach, that includs four phases: (1) literature review; (2) analytical study of the interface of the video player iPod Touch software; (3) experimental study to verify the influence of Interaction in information visualization and task performance through the use AMI in MID; (4) proposals for contributions of information design for improved the graphical interfaces of Multimedia Animation of Instruction presented on Mobile Interaction Devices. The experimental study included the evaluation of the influence of the interaction in accomplishing the task of building a 3D puzzle and in visualization of the animated instruction about assembling this puzzle, with five adult participants. We used the technique of Think Aloud Protocol and semistructured interviews. The results showed that users use the pause feature to observe in a static way image of the animation; Mobile Interaction Devices may hinder in performing tasks that require the two hands of the user. We conclude that the interaction positively influence in information visualization and realization of the task long as it is taken in consideration the complexity of the task and the adequacy of the animation for viewing on.

Keywords: Multimedia Animation of Instruction, Mobile Interaction Devices, interaction,  Information Design.

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Animação e Interação na Infografia Jornalística: Uma abordagem do design da informação

         

Dissertação de Mestrado


Nome: Fabiano de Miranda 
Instituição: Universidade do Paraná - UFPR
Programa:  Programa de Pós‐Graduação em Design
Orientadora:  Carla G. Spinillo
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
A literatura sobre infografia digital geralmente enfoca aspectos jornalísticos e pouco discute características de apresentação no âmbito do Design. Diante disto, a presente dissertação descreve uma pesquisa exploratória que teve como principal objetivo investigar a sintaxe gráfica da infografia animada e interativa digital sob a ótica do Design da Informação. Isto se deu em três etapas: (1) Fundamentação teórica; (2) Análise da infografia digital; e (3) Consulta a especialistas. Na primeira etapa foi realizada uma revisão criteriosa da literatura sobre infografia, animação e interação, e de modelos de análise gráfica. Tal revisão culminou na proposição de um instrumento de análise da infografia digital, composto por quatro grupos de variáveis descritivas: (a) modos de representação; (b) relações gráficas; (c) apresentação de animação; e (d) apresentação de interação. Para verificar a aplicabilidade desse instrumento e identificar características recorrentes da infografia digital, na segunda etapa da pesquisa foi realizada a análise de uma amostra de 36 infografias animadas e interativas coletada em portais de notícias online. Os resultados indicam o pouco uso de animação e interação na amostra, sugerindo que as possibilidades do meio digital não são bem exploradas. Em seguida, na terceira etapa da pesquisa, verificou?se a pertinência do instrumento de análise por meio de consulta a seis especialistas com expertise em infografia, animação e interação, resultando em ajustes na nomenclatura e organização das variáveis. De forma geral, o instrumento proposto atende ao objetivo principal desta pesquisa, porém sua aplicação devida depende do expertise em infografia animada e interativa, o que limita seu uso a especialistas. Além disso, também depende da diversidade de características a serem analisadas na infografia digital, o que pode levar a adaptações em futuros estudos.

Palavras-chave: Infografia, Animação, Interação, Linguagem Gráfica, Design da Informação, Dissertação.

Abstract
The literature on digital infographics generally focuses on journalistic aspects and discusses little about characteristics of presentation in the context of Design. Thus this dissertation describes an exploratory study that aimed to investigate the graphic syntax of animated and interactive digital infographics from the viewpoint of Information Design. For such, three steps were carried out: (1) Theoretical research; (2) Analysis of digital infographics; and (3) Consultation with experts. In the first step a careful review of the literature on infographics, animation and interaction, and of frameworks for graphic analysis was conducted. This study culminated in the proposition of an analytical tool of digital infographics consisting of four groups of descriptive variables: (a) modes of symbolization; (b) graphic relations; (c) presentation of animation; and (d) presentation of interaction. In order to verify the applicability of this tool and to identify recurrent features of digital infographics, in the second step of the research an analysis of a sample of 36 animated and interactive infographics collected in online news portals was made. The results indicate little use of animation and interaction in the sample, suggesting that the possibilities of digital media are not well explored. Then in the third step of the research the relevance of the analysis tool was checked by consulting six experts with expertise in infographics, animation and interaction, resulting in adjustments in the nomenclature and organization of the variables. In general the tool proposed meets the objective of this research, however its application depends on expertise in animated and interactive infographics, which limits its use to experts. Moreover, it also depends on the diversity of features to be analyzed in the digital infographics, which may lead to adjustments in future studies.

Keywords: Infographics, Animation, Interaction, Graphic Language, Information Design..

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A Fórmula da Pixar de Construir Narrativas Cativantes: Análise das estratégias usadas para a criação de narrativas da Pixar Animation Studios

   

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome:  Ana Beatriz Silva Pinto Quezia Oliveira Viana
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas / IFAM
Programa:  Graduação em Tecnologia em Produção Publicitária
Orientador: Daniel Luiz dos Santos Batista
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A animação é uma das linguagens disponíveis no gênero literário dos filmes, sendo muito popular por cativar a todos os públicos, desde o infanto/juvenil aos adultos por ser capaz de criar qualquer universo, expandindo a imaginação e a criatividade. Vários são os estúdios que criam as animações e, dentre eles, encontra-se o ‘Pixar Animation Studios’ que, desde a produção do primeiro longa-metragem totalmente animado por computador, Toy Story, se transformou em referência criativa na cultura digital e no entretenimento. Muito se fala acerca da Fórmula da Pixar de construir narrativas cativantes, sobretudo, por ser um dos principais estúdios de animações do mundo. Nesse sentido, este trabalho surgiu do seguinte questionamento: a Pixar possui uma fórmula para a construção de suas narrativas para serem tão fascinantes tanto para o público infantil como também para o adulto? Para tanto, possui o objetivo de descrever a fórmula da Pixar para a criação de suas animações, e se desenvolve por meio da proposta metodológica de uma pesquisa bibliográfica. Em relação à técnica de coleta de dados, foi escolhido o método de revisão de literatura, de caráter qualitativa e descritiva. Essa pesquisa busca explorar o mundo da animação evidenciando como o modelo da empresa Pixar Animation Studios, refletindo sobre a construção dos mundos artificiais e as histórias transformadoras da Pixar oportunidades para pensar através da estética como um domínio contestado comprometido com a novidade e a inovação, bem como com a crítica e o pensamento pluralista.

Palavras-chave: Animações, Pixar Animation Studios, Cinema, TCC.

Abstract
Animation is one of the expressive languages within the literary genre of films, gaining popularity for captivating audiences of all ages, from children and adolescents to adults, due to its ability to create any universe, expanding imagination and creativity. Numerous studios create animations, and among them is Pixar Animation Studios, which has become a creative reference in digital culture and entertainment since the production of their first fully computer-animated feature film, Toy Story. Much has been said about the Pixar Formula for crafting captivating narratives, especially considering it is one of the world's leading animation studios. This study emerged from the following question: Does Pixar possess a formula for constructing narratives that are equally fascinating for both children and adults? Thus, the objective is to describe Pixar's formula for creating their animations, which will be achieved through a methodological approach based on literature research. In terms of data collection technique, a qualitative and descriptive literature review method was chosen. This research seeks to explore the world of animation by examining the model employed by Pixar Animation Studios, reflecting on the construction of artificial worlds and transformative stories. It provides opportunities to contemplate aesthetics as a contested domain committed to novelty and innovation, as well as critical and pluralistic thinking.

Keywords: Animations, Pixar Animation Studios, Cinema.

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A Fotografia no Cinema de Animação

           

Relatório de Pesquisa


Nome: Elisabel Pantoja dos Santos
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas / UFAM - Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa:  Programa PIBIC 2012
Orientadora: Kasmin Biscaro Alves Carnevali
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
O projeto busca contemplar a produção em cinema de animação com ênfase na fotografia. Pesquisar a animação experimental e seu desenvolvimento do início da história do cinema, passando pelas vanguardas modernistas até sua produção contemporânea visando produções de arte, pode apresentar um caminho para a compreensão não só da arte da animação experimental em si, mas também da visualidade da imagem em geral. Agora mesmo, o cinema vive uma grande transformação na forma de produzir, distribuir e assistir filmes, as possibilidades digitais e a internet estão mudando nossa forma de ver a imagem que se transformou em potencialidade múltipla, incorporando meios artesanais, eletrônicos e digitais.

Palavras-chave:  Fotografia, Cinema, Cinema de Animação, Relatório de Pesquisa.


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O Cinema de Animação Experimental, Novas Técnicas e Possibilidades no Âmbito das Artes Visuais

          

Relatório de Pesquisa


Nome: Carla Woany Rabelo Pereira
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas / UFAM - Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa:  Programa PIBIC 2012
Orientadora: Kasmin Biscaro Alves Carnevali
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
A arte contemporânea vive um momento de aglutinação de meios e técnicas que estão construindo uma nova visualidade de fragmentos de informação e significado. Essa característica fragmentária é própria do cinema de animação, que tanto pode ser um meio narrativo como um produto de arte. A histórica do cinema tem início com a pesquisa em animação, a ancestral mais famosa do cinema é a Lanterna Mágica, desenhos que eram colocados em movimento através de recursos simples. Pesquisar a animação experimental e seu desenvolvimento do início da história do cinema, passando pelas vanguardas modernistas até sua produção contemporânea visando produções de arte, pode apresentar um caminho para a compreensão não só da arte da animação experimental em si, mas também da visualidade da imagem em geral. Agora mesmo, o cinema vive uma grande transformação na forma de produzir, distribuir e assistir filmes, as possibilidades digitais e a internet estão mudando nossa forma de ver a imagem que se transformou em potencialidade múltipla, incorporando meios artesanais, eletrônicos e digitais.

Palavras-chave:  Cinema de Animação, Artes Visuais, Novas Tecnologias, Relatório de Pesquisa.


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