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Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Hibridização: Entre uma animação e uma história em quadrinhos

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Verônica Aparecida Franco Christiano
Instituição: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Programa: Design
Orientadora: Elisangela Lobo Schirigatti
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
A temática deste projeto é sobre duas narrativas visuais e as suas possibilidades de hibridização. Esse assunto é importante para demonstrar uma das diversas possibilidades de fusão de duas linguagens divergentes em um projeto. Portanto, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma animação que englobasse as linguagens gráficas das histórias em quadrinhos. No qual foram aplicadas as metodologias de Design Thinking e de Diana Gomes no seu desenvolvimento. Além disso, no âmbito desse trabalho foram utilizadas as técnicas da rotoscopia e da animação 2D digital, em conjunto com o método de escolha para construção de uma história em quadrinhos de McCloud. Os resultados obtidos neste trabalho evidenciam que a animação e as linguagens gráficas das histórias em quadrinhos abrangem diversas possibilidades para experimentação, entre si ou com outras narrativas.

Palavras-chave: Animação por Computador, Histórias em Quadrinhos, Entretenimento, Narrativas digitais, TCC.


Abstract
The theme of this project is about two visual narratives and their hybridization possibilities. This subject is important to demonstrate one of the several possibilities of merging two divergent languages in a project. Therefore, this work aimed to develop an animation that would encompass the graphic languages of comic books. In which the methodologies of Design Thinking and Diana Gomes were applied in its development. In addition, within the scope of this work, rotoscoping and 2D digital animation techniques were used, together with the method of choice for building a McCloud comic book. The results obtained in this work show that the animation and graphic languages of comics cover several possibilities for experimentation, among themselves or with other narratives.

Keywords: Computer Animation, Comic Books, Entertaining, Digital Storytelling


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Animação sobre Transtorno de Ansiedade

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Antonio Carlos Voinaroski
Instituição: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Programa: Design
Orientador: Leonardo Adolfo Sandim Kretzschmar
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
Esta pesquisa apresenta os dados do projeto intitulado “Animação sobre Transtorno de Ansiedade”, com o propósito de criar um projeto que venha a alertar e informar sobre diversos pontos do transtorno, focado tanto nos indivíduos que sofrem com a ansiedade, como pessoas que convivem com eles. Utiliza-se, para tanto, uma abordagem metodológica orientada pelas práticas do Método do Diamante Duplo, com o objetivo de realizar uma pesquisa aprofundada de quadros de Ansiedade, problema que vem se tornando comum no âmbito universitário. Segundo pesquisa da ANDIFES, cerca de 30% dos alunos de Universidades Federais procuram ajuda psicológica. O intuito será documentar as causas e efeitos e gerar alternativas com o auxílio da animação para de alguma forma tentar minimizar esse quadro.

Palavras-chave: Animação, Ansiedade, Doentes - Psicologia, Animação Cultural, TCC.


Abstract
This research presents the data of the project entitled “Animation About Anxiety Disorder”, with the purpose of creating a video that will alert and inform about several points of the disorder, focused both on individuals who suffer with anxiety, as well as people who live with they. For this, a methodological approach is used, guided by the practices of the Double Diamond Method, with the objective of conducting an in-depth research of Anxiety, a problem that has become common in the university environment. According to a survey by ANDIFES, about 30% of students at Federal Universities seek psychological help. The aim will be to document the causes and effects and generate alternatives with the aid of animation to somehow try to minimize this situation.

Keywords: Animation, Anxiety, Sick - Psychology, Cultural animation.


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Núcleo de Design de Animação: Possibilidades da animação experimental na educação

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ana Maria Hoffemann de Carvalho
Instituição: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Programa: Design
Orientadora: Elisangela Lobo Schirigatti
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
A transformação nos meios de consumo da informação, especialmente após a pandemia do COVID-19 em 2020, mudou drasticamente o setor educacional. O Núcleo de Design de Animação da UTFPR é uma extensão acadêmica que busca divulgar o conhecimento técnico-cientifico produzidos na área da animação. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal pesquisar os aspectos técnicos, estéticos e históricos dos brinquedos ópticos. Destacando a relação destes dispositivos com o formato GIF (Graphics Interchange Format) por meio de uma oficina teórico-prática. Foi utilizada a metodologia do Design Thinking para Educação para pesquisar, desenvolver e testar constantemente o projeto.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Educação, Brinquedos, Arte e Tecnologia, TCC.


Abstract
The transformation of information consumption, especially after the COVID-19 pandemic in 2020, has drastically changed the educational sector. The Animation Design Center of UTFPR is an academic extension that disseminates technicalscientific knowledge about the area of animation. This Course Conclusion Work had as main object to research the technical, aesthetic and historical aspects of optical toys. Highlighting the relationship of these devices with the GIF format (Graphics Interchange Format) through a theoretical-practical workshop. The Design Thinking for Education methodology was used to constantly research, develop and test the project.

Keywords: Animation (Cinematography), Education, Toys, Art and technology.


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Desenvolvimento de Videoclipe em Animação para a Música “Parade”, da Banda Garbage

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mariana Ferreira Sabino
Instituição: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Programa: Design
Orientador: Marcelo Abilio Públio
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma releitura visual da música “Parade” da banda de rock alternativo norte-americano Garbage através de um videoclipe animado. Assim, este projeto traz diversas etapas utilizadas para desenvolver a animação, detalhando o que foi realizado nas etapas de pré- produção, produção e pós-produção, fazendo uso do Design Thinking combinado a metodologia de produção de animação e audiovisual para desenvolver o projeto. Além disso, este videoclipe tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento de animações para esse meio, trazendo visibilidade a essa possibilidade, como também, trazer visibilidade a possibilidade de desenvolvimento de animações nacionais voltadas a videoclipes e demonstrar como é viável para um artista/designer sozinho realizar a criação de videoclipes por meio da animação.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Vídeos Musicais, Cinematografia - Análise, Desenho (Projetos), TCC.


Abstract
This work aims to develop a visual interpretation of the song “Parade” by the north american alternative rock band Garbage through an animated music video. Thus, this project brings several steps used to develop the animation, detailing what was done in the pre-production, production, and post-production stages, making use of Design Thinking combined with animation and audiovisual production methodology to develop the project. In addition, this music video is intended to contribute to the development of animations for this medium, bringing visibility to this possibility, as well as bringing visibility to the possibility of developing national animations aimed at music videos and demonstrating how feasible it is for an artist/designer alone create music videos through animation.

Keywords: Animation (Cinematography), Music Videos, Cinematography - Analysis, Design.


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“Nosso Céu Nem Sempre é Azul”: Uma animação sobre as consequências do desmatamento na Amazônia

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giulia Ranah Werley Neves Ferreira
Instituição: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Programa: Design
Orientadora: Elisangela Lobo Schirigatti
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
O presente trabalho busca trazer dados e informações referente às consequências geradas pelo desmatamento na Amazônia através do uso de animação em motion graphics. O propósito é que este produto audiovisual possa ser utilizado como um meio de comunicação que sirva para alertar e trazer a reflexão para a população sobre os problemas ocasionados pelo desmatamento na Amazônia que podem chegar a afetar as condições de vida no futuro. O projeto buscou se desenvolver por meio de uma metodologia de design instrucional que foi adaptada para funcionar em conjunto do processo de produção de uma animação digital 2D, estabelecendo uma ordem organizada e cronológica para confecção do projeto de animação.

Palavras-chave: Animação por Computador, Desmatamento - Amazônia, Recursos Audiovisuais, Desenho (Projetos), TCC.


Abstract
he following study pursues to bring data and information referring to the consequences caused for deforestation in Amazon through the use of animation in motion graphics. The objective is that this audio-visual product can be used as a communication tool that works like an alert and brings a reflection to the population about the problems occurred by the deforestation in Amazon that can affect the conditions of life in the future. The project develops over the methodology instructional design, adapted to the process of production of a 2d digital animation, establishing an organized and chronological order for making the animation project.

Keywords: Computer Animation, Deforestation - Amazon River Region, Audio-visual materials, Design


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