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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Controlador Para Animação Esqueletal 2D - QFRAME

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Vítor Bruno Santos da Costa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Belas Artes - Desenho Industrial
Orientador: Valdir Ferreira Soares
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Estudo desenvolvido com o objetivo de apresentar um projeto de controlador adequado ao exercício da animação esqueletal digital, em especial sob o regime de teletrabalho. Apoia-se na literatura existente sobre design de teclados e temas adjacentes, assim como na análise do mercado e em testes com protótipos físicos para sugerir soluções aos problemas encontrados durante a observação no trabalho real ou reportados por meio de enquete. Por fim, detalha um projeto de produto baseado nas informações levantadas.

Palavras-chave: Animação esqueletal digital, TCC.

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Aurora e a Astrela Celestial: Roteiro de longa-metragem de animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Pedro Henrique Fernandes do Nascimento
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Comunicação
Orientadores: Kátia Augusta Maciel e Aurélio Aragão
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Aurora e a Estrela Celestial é um roteiro de longa-metragem de animação que conta a história de uma garota de 11 anos que precisa se entender com seu luto após perder sua mãe. A aventura se passará em um universo cósmico fantasioso repleto de magia e estrelas cadentes, onde Aurora descobrirá o passado de sua mãe e a si mesma. O objetivo é abordar o luto de uma forma lúdica para uma faixa etária mais nova. Nesse sentido, crianças e jovens que estejam experienciando um momento de perda, podem se utilizar do longa para entenderem melhor seu luto. A história tem sua estrutura baseada na jornada mítica clássica de Joseph Campbell (1949) e Christopher Vogler (2015), além dos princípios de roteiro de Robert Mckee (2006).

Palavras-chave: Animação, Roteiro de cinema, Luto, TCC.

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A Dinamicidade no Inanimado

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Rayssa Costa da Silva Sousa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Belas Artes - Pintura
Orientador: Júlio Ferreira Sekiguchi
Ano: 2024
País: Brasil


Resumo
A proposta deste trabalho é abordar os paralelos entre a pintura tradicional, o movimento e a animação, mais especificamente a animação tradicional. Retrato brevemente a história da animação, como os estudos fotográficos foram fundamentais para o conhecimento da temporalidade e como esses tópicos podem ser aplicados na pintura tradicional. São 14 quadros que representam o fragmento do movimento; as telas são os papéis sequências que geram a ação da animação. Busco explorar as possibilidades dos movimentos na pintura, bem como a ideia de passagem de tempo e da relação de corpo e espaço pelo qual esse corpo passeia, com isso podendo observar a possível dinâmica que a tela e o óleo podem nos trazer.

Palavras-chave: Pintura, Movimento, Animação (Cinematografia), Tempo, Fotografia, TCC.

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Presenças, Ausências e Interstícios em O Conto da Princesa Kaguya (2013)

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Fabiana Barboza Ribeiro
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Comunicação - Radialismo
Orientador: Fernando Antonio Soares Fragoso
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Esta monografia busca investigar as ausências e suas potencialidades de criação de significado no cinema de animação. Para isso, foram analisadas formas ausentes e espaços vazios em O Conto da Princesa Kaguya (2013), um filme dirigido por Isao Takahata no Estúdio Ghibli (Japão), entendendo o cinema de animação como possuidor de uma linguagem própria, que possui uma hibridade entre o discurso pictórico e o cinematográfico. Nesse estudo, foi compreendido que os espaços vazios intencionais são capazes de abrigar potências através de espaços intermediários entre a presença e a ausência. Isso deu luz à necessidade de investigar os interstícios no filme. A partir dos estudos da profa. Michiko Okano, o elemento cultural japonês Ma se apresentou como um caminho de reflexão sobre esses espaços, já que constitui uma forma de pensamento e experiência com o mundo que valoriza as possibilidades de construção nos vazios. No fim, indo além da dicotomia original entre presença e ausência, foi concluído que espaços intersticiais como as lacunas, vestígios, pausas, penumbras e ambiguidades constituem formas fecundas de expressão para a animação. 

Palavras-chave: Animação, Ausência, Cinema, TCC.

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Representatividade LGBTQIA+ nos Filmes de Animação da Disney

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome:  Beatriz Magalhães Rangel da Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Comunicação Publicidade e Propaganda
Orientador: Luiz Solon Gonçalves Gallotti
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
O padrão narrativo das animações da Disney passou por algumas transformações ao longo dos anos por conta de um contexto social e político que exige mudanças e posicionamentos constantes. Levando em consideração a agenda política americana e o impacto que a produtora apresenta ao redor do mundo, torna-se necessário um estudo sobre a visibilidade de minorias no audiovisual. Este trabalho tratará de uma das facetas dessa ampla agenda, a representatividade LGBTQIA+, e terá como foco os filmes de animação da The Walt Disney Company. As produções selecionadas terão seus efeitos analisados a partir de uma pesquisa netnográfica feita com depoimentos que demonstram a cultura participativa no Twitter e o poder da cibercultura. Com isso, será possível avaliar desde a ausência de visibilidade a uma representatividade estereotipada ou pensada para agradar as massas e gerar lucro, perpetuando o contexto político que apenas mantém os padrões já existentes e dominantes. 

Palavras-chave: Diversidade, Minorias sexuais, Walt Disney Company, Filmes, TCC.

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