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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Quem Come um Ponto Aumenta um Ponto


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mili Bursztyn de Oliveira Santos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador:  Fernando Antonio Soares Fragoz
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho apresenta-se o processo de criação do curta-metragem em vídeo Quem como um ponto aumenta o conto. Descreve-se cada etapa, desde a concepção e roterização até a montagem, apresentando e refletindo sobre as referências conceituais utilizadas e, também, as dificuldades enfrentadas ao longo da produção. O vídeo conta a história de uma mãe que conta uma história para sua filha. Utilizando elementos de filmagem e animação, procura-se criar um cenário ‘real’ contraposto ao cenário ‘fantástico’ da história imaginada pela menina. Utilizaram-se recursos e efeitos, dentro das restrições orçamentárias e domínio técnico da equipe, que pudessem conferir ao vídeo uma atmosfera, ao mesmo tempo, de suspense e lúdica.

Palavras-chave: Produção Audiovisual, Curta-metragem, Cinema, TCC.


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Animasom


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patrícia Santos Feitosa, Stefania Veiga Blink
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Ivana Capeller
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
No relatório, tem-se como objetivo descrever e analisar as fases de pré-produção, produção e pós-produção da animação em curta metragem Animasom. O vídeo de cinco minutos mostra a história de um menino que encontra um par de orelhas e descobre o mundo dos sons. No projeto, propõe-se fazer o espectador explorar, junto com o personagem, o mundo dos sons e os detalhes da mixagem do áudio. Cada etapa do processo de desenvolvimento da animação é tratada, desde o surgimento da ideia de desbravar diferentes ambientes sonoros utilizando a animação como linguagem até a finalização do filme.

Palavras-chave: Audiovisual, Curta-metragem, Sonorização, TCC.


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A Internet e a Publicidade e Propaganda: As ferramentas de estímulo ao consumo utilizadas pelos sites de comércio eletrônico


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patricia Arminé da Cunha e Mello Balekjian
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Regina Celia Montenegro de Lima
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
A Internet e a publicidade como ferramentas de estímulo ao consumo. O objetivo deste estudo é analisar a propaganda on line, suas peculiaridades, vantagens e problemas em relação às mídias tradicionais. Pretende-se focar a pesquisa na propaganda on line varejista, especificamente do site Americanas.com para ilustrar a propaganda on line atual, além de traçar um perfil desse tipo de consumidor virtual. A Internet é o meio que mais rápido cresce na história das mídias. Suas peculiaridades em relação às demais mídias também chamam a atenção: em nenhum outro meio é possível atingir o grau de interatividade que a Internet proporciona ao consumidor. A área do Marketing deixa de ser vista exclusivamente como uma área que gasta recursos para então se tornar uma que capta recursos necessários. As ferramentas de Marketing permitem identificar e indicar rapidamente se uma campanha não está dando o retorno desejado e na mesma velocidade fazer as mudanças necessárias, evitando que dinheiro e espaços publicitários sejam desperdiçados com campanhas que não apresentam bom resultado.

Palavras-chave: Marketing, Internet,Comércio eletrônico, TCC.


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Fenômeno Cultural e Mercado Potencial: O caso dos fãs de Tolkien no Brasil


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eduardo Campos Madureira de Pinho
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Claudete Lima da Silva
Ano: 2005
País: Brasil

Resumo
A partir da radiografia antropológica do segmento de mercado dos fãs da obra de Tolkien, busca-se entender como são criados esses grupos que tem valores e simbólica próprios e cujo princípio edificante é o interesse comum. À partir das novas possibilidades midiáticas e comunicacionais trazidas pela Internet, é traçado um perfil dessas sociedades, explicando quais são seus interesses e seu potencial de consumo. Mostra-se a partir do exemplo estudado que no mercado de fãs se encontra um importante e sub-aproveitado nicho mercadológico, a ser melhor considerado pela indústria de serviços e entretenimento para estabelecer suas estratégias de mercado. Esse mercado brasileiro de fãs de Tolkien possui características únicas em aspectos tais como o caráter político, fragmentado e amador dos fã-clubes, conforme a pesquisa revela.

Palavras-chave: Fandom, Fã, Nicho social, Consumidor, Tolkien, TCC.


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Uma Proposta Para o Ensino da Teoria da Relatividade Restrita no Ensino Médio


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Otoniel Amaral Alves do Couto
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Instituto de Física
Orientador:  Raul Donangelo
Ano: 2005
País: Brasil

Resumo
Sem resumo.

Palavras-chave: Relatividade e gravitação, Ensino médio, TCC.


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