Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Fenômeno Cultural e Mercado Potencial: O caso dos fãs de Tolkien no Brasil


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eduardo Campos Madureira de Pinho
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Claudete Lima da Silva
Ano: 2005
País: Brasil

Resumo
A partir da radiografia antropológica do segmento de mercado dos fãs da obra de Tolkien, busca-se entender como são criados esses grupos que tem valores e simbólica próprios e cujo princípio edificante é o interesse comum. À partir das novas possibilidades midiáticas e comunicacionais trazidas pela Internet, é traçado um perfil dessas sociedades, explicando quais são seus interesses e seu potencial de consumo. Mostra-se a partir do exemplo estudado que no mercado de fãs se encontra um importante e sub-aproveitado nicho mercadológico, a ser melhor considerado pela indústria de serviços e entretenimento para estabelecer suas estratégias de mercado. Esse mercado brasileiro de fãs de Tolkien possui características únicas em aspectos tais como o caráter político, fragmentado e amador dos fã-clubes, conforme a pesquisa revela.

Palavras-chave: Fandom, Fã, Nicho social, Consumidor, Tolkien, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!