Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Eduardo Campos Madureira de Pinho
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora: Claudete Lima da Silva
Ano: 2005
Orientadora: Claudete Lima da Silva
Ano: 2005
País: Brasil
Resumo
Resumo
A partir da radiografia antropológica do segmento de mercado dos fãs da obra de Tolkien, busca-se entender como são criados esses grupos que tem valores e simbólica próprios e cujo princípio edificante é o interesse comum. À partir das novas possibilidades midiáticas e comunicacionais trazidas pela Internet, é traçado um perfil dessas sociedades, explicando quais são seus interesses e seu potencial de consumo. Mostra-se a partir do exemplo estudado que no mercado de fãs se encontra um importante e sub-aproveitado nicho mercadológico, a ser melhor considerado pela indústria de serviços e entretenimento para estabelecer suas estratégias de mercado. Esse mercado brasileiro de fãs de Tolkien possui características únicas em aspectos tais como o caráter político, fragmentado e amador dos fã-clubes, conforme a pesquisa revela.
Palavras-chave: Fandom, Fã, Nicho social, Consumidor, Tolkien, TCC.
Para o texto completo, clique aqui!