Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 06/10/2011)
Autor(a): Tiago da Costa e Silva
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Programa: Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Programa: Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Orientador(a): Lúcia Santaella
Ano: 2005
País: Brasil
País: Brasil
Resumo
A proposta dessa pesquisa é estudar os fenômenos poéticos oriundos da
linguagem articulada pela cinematografia de animação, ou seja, estudar
os processos de significação que subjazem ao modo poético de expressão.
Para tanto, selecionamos quatro filmes de animação, de curta-metragem,
originalmente projetados para serem veiculados no cinema mas
disponíveis em formato digital (DVD). Utilizamos a teoria geral dos
signos de Charles Sanders Peirce para inventariarmos os tipos de
articulações sígnicas que esses filmes são capazes de apresentar no seu
desenrolar. Utilizamos, ainda, em consonância com a teoria geral dos
signos de Peirce, a teoria da função poética da linguagem de Jakobson,
para daí, então, respondermos à nossa questão: que poética é essa que se
expressa - e como se expressa nesses quatro filmes no campo do cinema
de animação? Partimos da hipótese de que um filme de animação adquire a
competência poética quando a sua articulação semiótica der origem a
operações de linguagem visando relações de semelhança, ampliando a
tecitura semântica da narrativa audiovisual, possibilidade que ocorre
quando o signo icônico predomina nessas mencionadas articulações
narrativas especialmente os signos icônicos-imagéticos e os
metafóricos.
O presente trabalho apresenta-se em quatro capítulos. No primeiro
capítulo, encontramos uma varredura inicial sobre o campo do cinema de
animação, onde verificamos um pouco do seu desenvolvimento técnico e sua
linguagem, e também, uma breve explanação sobre alguns estudos
relacionados com o nosso contexto dessa pesquisa.
No segundo capítulo, encontra-se o instrumental teórico de nossa
pesquisa, de forma suscinta, a teoria dos signos de Peirce, em
consonância com a função poética de linguagem de Jakobson.
O terceiro capítulo apresenta a análise dos quatro filmes, onde
estudamos o processo de significação, fazendo um inventário de sua
articulação semiótica.
E por último, o quarto capítulo, onde apresentamos como esse tipo de
articulação sígnica, analisada no capítulo anterior, possui a
competência de gerar um tipo de significação poética, um modo de
sugerir, pelo seu modo de ordenar-se, significações possíveis.
Palavras-chave: Cinema, Animação, Semiótica, Poética, Estética, Animação (Cinematografia)