Boas vindas

Os Tamborins Estão Tocando!

Caro visitante,  Estamos finalmente, com uma reformulação do blog em curso! Depois de quatro anos, com mudança de gerenciador e remane...

A Visualização da Informação Quantitativa em Jornalismo Televisivo: Classificação de infográficos em vídeo

Dissertação de Mestrado
(indexada pela 1ªvez em 16/12/2013)
Nome: Raphael Argento de Souza
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Orientador: André Soares Monat
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
Estudo da visualização da informação em telejornalismo, através da pesquisa da base teórica da visualização da informação, e da análise dos infográficos veiculados em vídeo no telejornalismo brasileiro, que fazem parte dos motion graphics. A pesquisa aborda diferentes visões da visualização da informação, o processo de produção dos infográficos, e uma categorização dos infográficos em telejornalismo brasileiro, que se constituem como um passo para a exploração mais profunda deste campo de atuação do designer. Além disso, as entrevistas realizadas com designers da TV Globo são um ponto forte no posicionamento do designer neste campo de trabalho e sua atuação. Acompanha um anexo digital com exemplos das partes constituintes de um telejornal e a classificação proposta.

Palavras-chave: Design Gráfico, Infográficos, Motion graphics, Vídeo, Computação gráfica, Animação, Telejornalismo.

Abstract
Study of Information Visualization in the news television, through research on the Visualization Information theoretical basis and the analisys of infographics broadcasted in the brazilian news television, a part of the motion graphics. The research approaches different points of view on the Visualization Information, the infographics production proccess and a classification of them, constituing as a step forward in the deep exploration of this field of work for designers. Moreover the interviews with TV Globo designers and art editors are a mark in the designers position in this field. A digital attachment accompanies this dissertation with examples of the news television parts and the proposed classification.



Para o texto completo, clique aqui!