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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Complexo Universo de Heroes of the Storm

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ricardo Gomes da Silva Abrantes
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Maurício Rodrigues Gonçalves
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A pesquisa apresentada neste artigo procura entender o processo de adaptação que acontece no jogo Heroes of the Storm (BLIZZARD, 2015), indo além da análise visual de personagem, explorando a complexidade presente no desenvolvimento de um universo de crossover entre franquias. A pesquisa parte da complexidade envolta no jogo, como ele funciona em relação ao todo e às partes, jogadores e universos adjacentes ao jogo e os personagens escolhidos para buscar entender mais sobre o processo de crossovers/adaptação. Para apoiar a pesquisa teremos teóricos da complexidade como Edgar Morin como principal referencial para a Teoria da Complexidade como um pensamento, além de Katie Salen e Eric Zimmerman aplicando esse pensamento especificamente ao jogo. Assim como para o estudo das partes especificamente termos o apoio, principalmente, de Ernest Adams.

Palavras-chave: Jogos, Heroes of the Storm, Crossover, Complexidade, Edgar Morin, TCC.


Abstract
The research presented in this article seeks to understand the process of adaptation that takes place in the game Heroes of the Storm (BLIZZARD, 2015), going beyond visual character analysis, exploring the complexity present in the development of a universe of crossover between franchises. Starting from the complexity involved in the game, how it works in relation to the whole and the parts, players and universes adjacent to the game, and the characters chosen to help us understanding more about the crossovers/adaptation process. To support the research we will have complexity theorists like Edgar Morin as the main reference for Complexity Theory as a abstract concept, in addition to Katie Salen and Eric Zimmerman applying this thought specifically to the game ambient. In addition, for the study of the specified parts we will have the main support of Ernest Adams.


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