Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Desenhar a Si: O filme O projeto do meu pai (2016)

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Trindade
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A fim de analisar uma obra-fílmica animada autobiográfica vi no curta-metragem O Projeto do Meu Pai (5’40’’- 2016) um caminho para a reflexão do desenho enquanto ferramenta de interpretação de si. Para tanto, procuro separar o ato do desenho em camadas: o mergulho de si, o desenho como gesto e poética e o sujeito transbordado. Assim o desenho e a animação são pensados em uma relação simbiótica em que o desenho - no curta-metragem 2D O Projeto do meu pai - é o dispositivo da animação. À partir da construção do discurso autográfico, reflito sobre o ato de desenhar enquanto alegoria narrativa. Para isso, destaco alguns frames do filme que evidenciam o ato de desenhar e seu papel narrativo. O transbordar do eu, discute a retratação da intimidade em uma narrativa autobiográfica, como o sujeito se expõe e por que se expõe.

Palavras-chave: Desenho, Animação, Narrativa, Autobiográfico, TCC.


Abstract
With the purpose of reviewing an autobiographical film work I saw in the short-film O projeto do Meu Pai (5'40''- 2016) a reflexion about the drawing as a instrument for self-knowledge. For that, I set apart the act of drawing in layers:the self-diving, the drawing as gesture and poetic and self-overflow. Therefore the drawing and animation are thought as a simbiosis, whereby the drawing - in the short-film - is a instrument of the animation. From the concept of self-narrative I reflect about the act of drawing as a narrative allegory. To this end I highlight some frames of the film which emphasis the act of drawing. In the self overflow, the short-film brings a discussion about intimacy in a autobiographical narrative.


Para o texto completo, clique aqui!