Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Análise de Cronograma de Produção para Animação Seriada em Recorte Digital utilizado pelo Estúdio Split

 

Trabalho de Conclusão de Curso



Nome: Carlos Daniel Costa
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Simon Pedro Brethé
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
Este trabalho apresenta a análise de um cronograma de produção para animação seriada em recorte digital, sob a perspectiva da linha de produção industrial, adotada por estúdios de animação na década de 20 para atender demanda específicas de projetos de animação e de canais de exibição, em contrapont com o modelo adotado pelos grandes estúdios Esse estudo tem como foco central contribuir com acesso a informações sobre método de organização de processos de produção, considerando que no Brasil, a criação de episódios de animação sequencial é um desafio para as equipes, pois constitui-se de processos mecanizados, etapas bem definidas e profissionais multidisciplinares. Essa pesquisa se justifica pela contribuição que pode trazer nas buscas por informações que servem de referência para construção de cronogramas que possam nortear os trabalhos de pequenos e médios estúdios de animação, com as devidas adaptações. Para balizar esse estudo, foi apresentada uma contextualização sobre as produções que utilizavam a linha de montagem industrial, a partir dos Estúdios Bray, por ter sido um dos primeiros a incluir um processo organizado para produção seriada. Foi contemplada também na pesquisa bibliográfica o modelo adotado pelos Estúdios Disney, por ter consagrado a Era de Ouro do cinema de animação, alavancando suas produções e escala mundial. Para tanto foi feito um cotejo com o modelo adotado pela Toon Boom sobre etapas de produção. Trazendo como eixo central da pesquisa a análise do cronograma do Estúdio Split, buscamos ampliar a compreensão sobre os dilemas que impactam as pequenas empresas de animação, considerando que a organização das fases de pré-produção, produção e pós-produção somente é possível quando cada etapa é previamente definida e de forma sistemática para que se alcance o resultado esperado que é a entrega do projeto para ser exibido. A partir da análise aprofundada do cronograma da Split conclui-se que o planejamento de um projeto amplia a percepção do trabalho e evidencia a importância da realização de cada etapa em seu devido tempo. Em um projeto de animação seriado para TV, a realização de um cronograma que organize o fluxo de trabalho se torna imprescindível para a realização do mesmo.

Palavras-chave: Animação  para  TV,  Recorte  Digital,  Cronograma,  Produção,  Estúdio Split, TCC.


Abstract
This paper presents a technical analysis of a production schedule for a 2D cutout animated series from perspective of an industrial workflow, first adopted by animation studios in the 1920’s, to meet specific demands of animation projects for broadcasters, as opposed to the models adopted by the big studios. This study has as its primary objective, to contribute by providing information about the production process of organization, considering that in Brazil the creation of animated series is a challenge for small teams, since it consists of mechanized process, well defined steps and multidisciplinary professionals. This research justifies itself by providing information and access to those in search for methods that serve as reference for the construction of schedules and workflows for small and medium animation studios, with the appropriate adaptations. To make this paper, a context was stablished to outline the animation studios that used this “industrial like” assembly line, from the Bray Studios, for been one of the first to include an organized process for serial production of animation. It was also contemplated in the bibliographic research the model adopted by the Disney Studios, for having consecrated then Golden age of animation in cinema, leveraging its productions on a world wide scale. To do so, a comparison was made with the model suggested by Toon Boon Inc. on production stages. As a central point of this research we analyze the production schedule of the studio Split, we seek do broaden the understanding of the dilemmas that impact small animation companies, considering that he schedule and workflow bases in pre-production, production and post production can only be fulfilled when all of it sates are systematically defined to achieve the expected results, culminating in the delivery of the project to be broadcasted. From the in-depth analysis of the split studios schedule it is possible to concludes that the planning of a project expands the perception of the work and highlights the importance of accomplishing each step-in due time. In a serial animation project for TV, the creation of a production schedule to organize and plan the workflow becomes an essential step for the success of the project. 


Para o texto completo, clique aqui!