Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Uso de Stop Motion para o Ensino da Morfologia Floral

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Juliana Tavares Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Orientador(a): Kleber Andrade da Silva
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O ensino da botânica no ensino médio é visto como tendo uma difícil compreensão e assimilação por grande parte dos estudantes por abordar uma enorme carga de informações e conceitos abstratos. Geralmente os termos botânicos são memorizados para utilização em atividades avaliativas ao invés de compreendidos de maneira que o estudante tenha uma visualização do conteúdo no dia a dia. As animações são alternativas valiosas para facilitar a compreensão e assimilação dos diversos conceitos complexos existentes, principalmente dentro da área das ciências. Assim, o objetivo deste trabalho é confeccionar uma sequência didática e um guia sobre como elaborar e aplicar em sala de aula uma animação do tipo Stop-Motion com a utilização de materiais de baixo custo, com a finalidade de representar a morfologia floral. A animação construída em conjunto com os estudantes permite que o professor aborde os assuntos que alicerçam o ensino da botânica, analisando toda a estrutura vegetativa e reprodutiva das flores. Dessa forma, a animação produzida a partir da metodologia elaborada deste trabalho poderá trazer uma série de benefícios no ensino dos conteúdos relacionados à morfologia floral, tais como o desenvolvimento do estudante em diversos aspectos, dentre eles a autonomia, trabalho em grupo e o interesse, uma vez que as animações podem atuar como um facilitador do ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Animação, Biologia, Botânica, Stop motion, TCC

Para o texto completo, clique aqui!