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Quando o Ogro Vira Príncipe e a Princesa Vira Ogra: análise do discurso em Shrek

Dissertação de Mestrado

Nome: Adielson Ramos de Cristo
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Orientador: Lícia Maria Bahia Heine
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo
Nosso trabalho alicerça-se no escopo teórico da Análise de Discurso Francesa, mais especificadamente, nos trabalhos desenvolvidos pelo analista de discurso francês Dominique Maingueneau (2004a, 2004b, 2006a, 2006b, 2008a, 2008b), nos quais ele disserta sobre a cena de enunciação, o ethos discursivo e os gêneros de discurso. Assim, a referida dissertação objetiva analisar os modos de construção do ethos no filme Shrek (PDI/DreamWorks, 2001), pretendendo discutir sobre as formas das representações discursivas do monstro nesse conto de fadas contemporâneo. Além disso, pretendemos estabelecer uma discussão acerca dos contos de fadas, uma vez que nosso corpus pertence a esse gênero. Sabemos que nos contos de fadas tradicionais, os monstros sempre foram representados como símbolo de maldade, feiúra etc, no entanto, no filme Shrek (PDI/DreamWorks, 2001), há uma (re)significação da figura do monstro (ogro), apresentado como um ser bondoso, heróico e corajoso, sendo, portanto, uma representação que o coloca no lugar antes reservado exclusivamente às fadas, aos príncipes e às princesas. Outrossim, ao empreendermos a discussão sobre os gêneros de discurso, defendemos a transmutação dos contos de fadas tradicionais para os contos de fadas cinematográficos, ressaltando os elementos que contribuem para o surgimento desse novo gênero.

Palavras-chave: Análise do discurso, Contos de fadas, Discurso, Ethos discursivo, Discourse analysis, Discourse, Discursive ethos, Fairy tales, Dissertação.

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