Tese de Doutorado
Nome: Cláudio Aleixo Rocha
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Artes VisuaisPrograma: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Resumo
Orientadora: Rosa Maria Berardo
Ano: 2015
País: Brasil
Resumo
Nosso tema de pesquisa é a animação interativa na Internet e, para tanto, discutimos especialmente a atual generalização narrativa de seu ambiente de interação. Nosso objetivo se pauta pela relação entre a animação interativa e o conceito de virtual. Defendemos que esse é um caminho para expandir a estrutura narrativa das animações e ampliar a abertura participativa dos interagentes no ambiente de interação. Durante a pesquisa, propusemos uma investigação capaz de identificar meios de interação que valorizem a subjetividade do indivíduo em uma animação interativa. Nosso esforço se concentrou em evidenciar a importância da subjetividade singular do sujeito como condutora do processo criativo. Por fim, concomitantemente às nossas inquietações teóricas, finalizamos nossa produção artística de doutorado intitulada Na mira do alvo.
Palavras-chave: Animação interativa, Interatividade, o virtual, Subjetividade, Tese.
Abstract
Our work aims to explore the interactive animation on the Internet and especially discusses the current narrative generalization implied by its interaction environment. Found on the relationship between interactivity and the concept of virtual, we argue that it is a way to expand the narrative structure of animations so as to increase the user’s engagement in their interactive environment. Therefore, the purpose of this investigation is to identify means of interaction that value the individual’s subjectivity evincing its importance as a fundamental element in the creative process. Along with all the theoretical findings we bring out herein, this research also ends up in presenting “Na mira do alvo” [Sights on Target], the artistic production we have developed in our PhD studies.
Keywords: Interactive animation; Interactivity; The virtual; Subjectivity.
Para o texto completo, clique aqui!