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A Literatura e a Pintura Animada no Cinema de Aleksandr Petrov: O Velho e o Mar, A Sereia e O Sonho de um Homem Ridículo

  

 Tese de Doutorado


Nome: Francisca Maria de Figuerêdo Lima
Instituição: UFG - Universidade Federal de Goiás 
Programa: Faculdade de Artes Visuais
Orientador: 
Marcelo Ferraz de Paula
Ano: 2025
País: Brasil

Resumo
Esta tese trata de uma análise comparativa entre o poema A Sereia (1819), de Alexander Pushkin, o conto O Sonho de um Homem Ridículo (1877), de Fiódor Dostoiévski, o romance O Velho e o Mar (1952), de Ernest Hemingway, e suas respectivas adaptações cinematográficas realizadas por Aleksandr Petrov para a animação experimental. Questionamos como estes filmes constroem a natureza reflexiva das obras literárias e apontam um trabalho experimental, e defendemos que Aleksandr Petrov utiliza de técnica pictórica de animação bastante individualizada para adaptar essas histórias, de modo que traz a elas novas perspectivas de significados, especialmente com sua montagem de transição entre imagens. O objetivo geral desta tese é, assim, contribuir para a compreensão do cinema de Petrov dentro dos estudos de adaptação. Quanto aos objetivos específicos, analisamos como a técnica de animação experimental do realizador se reflete no processo de concepção e compreensão das adaptações; discutimos suas escolhas criativas, principalmente na construção dos personagens, cenários e
transições entre imagens; e destacamos como as adaptações realizadas por Petrov agregam mais perspectivas de significado às obras literárias nas quais se baseiam. Para isto, primeiramente, discorremos sobre o cinema de Aleksandr Petrov, suas concepções artísticas e sua técnica de animação em particular; em seguida, discutimos sobre os conceitos de adaptação que são empregados nas análises; revisamos, ainda, alguns apontamentos sobre cinema de animação experimental e linguagem cinematográfica. Após isso, empreendemos as análises das três obras, em seções que relacionam cada uma delas às noções de adaptação propostas por Linda Hutcheon (2013) e Julie Sanders (2006), a saber: adaptação como produto formal, adaptação como processo de criação/apropriação, e adaptação como processo de recepção. O trabalho embasa-se, principalmente, nos seguintes teóricos: Sanders (2006), Stam (2006; 2009; 2013), e Hutcheon (2013), sobre a adaptação; Eisenstein (2002), Martin (2005), Aumont et al (2012), Graça (2006), Miranda (1971) e Harris et al (2019), no que se refere ao cinema de animação e animação experimental, além de pesquisadores que comentam o cinema de Petrov, como,
Bendazzi (2016), entre outros. Com este trabalho, comprovamos que o cinema de Petrov é um trabalho minucioso e individualizado que merece destaque nesse campo de estudos, pois com suas particularidades ele cria novas formas de construção e sentido em imagens animadas, bem como traz novas perspectivas de significado às obras literárias em que se baseia.

Palavras-chave: Literatura e Cinema. Adaptação Cinematográfica. Cinema de Animação, Animação Experimental. Aleksandr Petrov, Tese.

Abstract:
This doctoral thesis is a comparative analysis of the poem The Mermaid (1819) by Alexander Pushkin, the short story The Dream of a Ridiculous Man (1877) by Fyodor Dostoevsky, the novel The Old Man and the Sea (1952) by Ernest Hemingway, and their respective adaptations into experimental animation by Aleksandr Petrov. We question how these films construct the reflective nature of the literary works and point to an experimental work, and we argue that Aleksandr Petrov uses a very individual pictorial animation technique to adapt these stories, so that he brings new perspectives of meaning to them, especially through his montage of transitions between images. The main aim of this thesis is to contribute to the understanding of Petrov's cinema within the field of adaptation studies. As for the specific objectives, we analyze how the director's experimental animation technique is reflected in the process of conceiving and understanding the adaptations; we discuss his creative choices, especially in the construction of characters, settings, and transitions between images; and we highlight how Petrov's adaptations add new perspectives of meaning to the literary works on which they are based. In order to achieve this, firstly we discuss Aleksandr Petrov's cinema, his artistic concepts and, in particular, his animation technique; secondly, we discuss the concepts of adaptation used in the analyses; we also review some notes on experimental animated cinema and cinematographic language. We then analyze the three works in sections that relate each of them to the notions of adaptation proposed by Linda Hutcheon (2013) and Julie Sanders (2006), namely: adaptation as a formal entity or product, adaptation as a process of creation/appropriation, and adaptation as a process of reception. This work is mainly based on the following theorists: Sanders (2006), Stam (2006; 2009; 2013), and Hutcheon (2013), on adaptation; Eisenstein (2002), Martin (2005), Aumont et al. (2012), Graça (2006), Miranda (1971), and Harris et al. (2019), on animated cinema and experimental animation, as well as scholars commenting on Petrov's cinema, such as Bendazzi (2016), and others. With this thesis, we prove that Petrov's cinema is a meticulous and individual work that deserves to be highlighted in this field of study, because with its particularities it creates new forms of construction and meaning in animated images, as well as bringing new perspectives of meaning to the literary works on which it is based.

Keywords: Literature and cinema, Film adaptation, Animation cinema, Experimental animation, Aleksandr Petrov.

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