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A Narrativa do Herói: Um mito chamado Naruto

Dissertação de Mestrado

Nome: Francisco Alves da Silva
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Orientador(a): Fellipe Sá Brasileiro
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O presente estudo discute o processo de constituição do herói a partir da análise do anime Naruto. Com base em estudos de Campbell (1997), Luyten (2011), Yin (2015), dentre outros, verificamos como os animes e mangás se mostram como expoentes da cultura pop japonesa e como ela se relaciona com o mercado consumidor brasileiro. Sendo assim, vemos a força midiática na difusão de produtos culturais japoneses e como ela constrói uma identidade, construindo novas relações imaginárias no/do cotidiano ocidental das crianças e jovens. Para a construção deste projeto, nos propomos nos apoiar no método bibliográfico e no estudo de caso para compreendermos a transformação de um personagem criado sob um viés mitológico oriental se torna universal e comercial. Já no ponto de vista da criatividade, Panofsky (1982) nos ajuda a compreender quais são as estratégias criativas na concepção do herói pop japonês e identificar as marcas desse discurso nos personagens da série Naruto. Fizemos, no presente estudo, uma análise comparativa através da trajetória do protagonista da série com a associação mitológica da Raposa de Nove Caudas. Conclui-se que a estrita relação consumidor e produto dentro da cultura pop japonesa deve ser aprofundada para uma melhor compreensão do fenômeno, tendo em vista a sua considerável importância sociocultural na realidade brasileira.

Abstract
The present study discusses the process of constitution of the hero from the analysis of anime Naruto. Based on studies by Campbell (1997), Luyten (2011), Yin (2015), among others, we see how anime and manga show themselves as exponents of Japanese pop culture and how it relates to the Brazilian consumer market. Thus, we see the media force in the diffusion of Japanese cultural products and how it builds an identity, building new imaginary relationships in the western daily lives of children and young people. For the construction of this project, we propose to rely on the bibliographic method and case study to understand the transformation of a character created under an oriental mythological bias becomes universal and commercial. From the point of view of creativity, Panofsky (1982) helps us understand the creative strategies in the conception of the Japanese pop hero and identify the marks of this discourse in the characters of the Naruto series. In the present study, we made a comparative analysis through the trajectory of the protagonist of the series with the mythological association of the Nine-Tailed Fox. It is concluded that the strict relationship between consumer and product within the Japanese pop culture should be deepened for a better understanding of the phenomenon, considering its considerable socio-cultural importance in the Brazilian reality.

Palavras-chave: Mito oriental, Anime, Herói Shounen, Cultura pop japonesa, Myth Oriental, Hero Shounen, Japanese pop culture, Dissertação.

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