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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Detecção de Componentes Faciais Baseado em Modelos de Cor e Antropometria

    

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 26/10/2011)


Autor(a): Juliano Lucas Moreira
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - UFRS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Orientador(a): Soraia Raupp Musse
Ano: 2010
PaísBrasil.

Resumo

Existem diferentes situações em que a detecção de componentes faciais desempenha um papel importante, como por exemplo: no reconhecimento facial, interação humano computador, teleconferências, análise de expressões faciais e animação. Esta dissertação apresenta, primeiramente, uma revisão bibliográfica dos trabalhos referentes à detecção dos componentes faciais. Após, é exposto o modelo desenvolvido para a detecção de componentes faciais, sendo este baseado em modelos de cor e antropometria. Ao final, são mostrados resultados referentes a detecção dos componentes em bases de dados públicas e experimentos realizados na animação de avatares 3D.

Palavras-chave: Informática, Animação por computador, Computação gráfica.

Abstract

There are different situations in which the detection of facial components plays an important role, for example, facial recognition, human computer interaction, teleconferencing, analysis of facial expressions and animation. This master thesis presents a literature review of work on the facial features detection. Then, the model developed for the facial features detection is described, which is based on models of color and anthropometry. At the end we show results of the proposed model in feature detection applied in public databases, as well as experiments in 3D avatars animation.


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Morphing Aplicado ao Envelhecimento de Imagens Faciais

   

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 26/10/2011)


Autor(a): Greyce Nogueira Schroeder
InstituiçãoUniversidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Orientador(a): Leo Pini Magalhães
Ano: 2007
PaísBrasil.

Resumo

O morphing de imagens é uma transformação que mapeia uma imagem em outra, alterando tanto a sua forma quanto as suas intensidades. Esta transformação possui diversas aplicações em imagens médicas e especialmente na indústria de entretenimento. Este trabalho objetiva, através do uso de morphing, apresentar um protótipo para a simulação de envelhecimento de faces frontais, utilizando um método chamado Funções de Base Radial (RBF) juntamente com um modelo quantitativo para expressar o processo de envelhecimento no rosto humano. O protótipo trabalha com imagens de pessoas a partir de 20 anos e realiza o envelhecimento até no máximo 70 anos. Além disso, o trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as principais técnicas de morphing e sobre o que já foi realizado sobre simulações computacionais de envelhecimento facial por imagens.

Palavras-chaveAnimação por computador, Computação gráfica, Processamento de imagens

Abstract

Image morphing is a transformation that maps one image into another, altering both its shape and intensities. These types of transformation have a wide range of applications in medical imaging and, specially, in entertainment industry. This work attempts to present a prototype for aging simulation on frontal face images, using a method of morphing called Radial Basis Functions (RBF) together with a quantitative model for expressing human aging. The prototype works with images from people with 20 years old up and performs the aging up to 70 years. Moreover, the work presents a bibliographical revision on the main techniques of morphing and on the state of the art on computational simulations of image face aging.


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Dois Sistemas para Animação Holográfica

  

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 24/10/2011)


Autor(a): Ermerson Gonçalves da Fonseca
InstituiçãoUniversidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Instituto de Computação
Programa
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Orientador(a): Cândido Ferreira de Mendonça Neto
Ano: 1998
PaísBrasil.

Resumo

Apresentamos neste trabalho o desenvolvimento de um sistema para a criação e exibição de animações tridimensionais. São apresentadas duas versões do sistema. A primeira é baseada na holoprojeção de fatias bidimensionais (produzidas por uma versão modificada de um programa de ray tracing) de cenas tridimensionais. A animação final é verdadeiramente tridimensional com paralaxe horizontal contínua. A segunda versão é baseada na técnica de estereogramas holográficos e utiliza uma técnica de codificação cromática para a criação da imagem final, que é formada por diferentes vistas de uma cena. As imagens são pré-computadas e armazenadas em um arquivo de animação, podendo ser projetadas com luz branca alcançando o tamanho das maiores telas holográficas existentes (0.75 m x 1.14 m). A animação final é apresentada a taxas de vídeo. Ambas as versões se baseiam na tela holográfica, desenvolvida pelo prof. Lunazzi do Laboratório de Óptica da UNICAMP, podendo, portanto, ser observadas diretamente sem a necessidade de acessórios visuais.

Palavras-chaveAnimação por computador, Computação gráfica, Holografia, Sistemas de indicação visual tridimensional

Abstract

This work presents the implementation of a system for creation and displaying threedimensional animations. A system based on holoprojection and a system based on holographic stereogram technique are presented. The former displays two-dimensional slices (produced by a modified ray tracing program) of three-dimensional scenes. The displayed picture is a truly spatial three-dimensional image with continuos horizontal parallax.The latter uses chromatic codification for creation of the final image formed by different views. The eletronic animated images are pre-computed and stored in a movie file. They may be projected with white light to reach the size of the bigger holographic screens existing nowadays (0.75 m x 1.14 m).The final animation is presented at video rates. Both make use of the holographic screen, developed by prof. Lunazzi, at Optical Laboratory of UNICAMP, freeing the viewer from visual accessories.


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A Interação e o Relacionamento nas "Pílulas da Qualidade" : Um caso de relações públicas na internet

   

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 24/10/2011)


Autor(a): Carla Schneider
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS
Programa
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Orientador(a): Cláudia Peixoto de Moura
Ano: 2008
PaísBrasil.

Resumo

Esta dissertação tem por objetivo estudar como a interação e o relacionamento ocorrem numa situação comunicacional específica, mediada por computador, com acesso público e irrestrito - através da Internet. Considera a perspectiva relacional do sistema organização-públicos que envolve a atividade de Relações Públicas. Nesse sentido, esta pesquisa é composta por duas partes distintas: 1) fundamentação teórica, com a revisão e estudo da bibliografia existente sobre as noções de interação, relacionamento e públicos, e 2) realização de pesquisa aplicada, considerando-se a interação e o relacionamento observados nas Pílulas da Qualidade. Estas, por sua vez, caracterizam-se como uma comunicação estratégica que apresenta conteúdos da gestão da qualidade, por meio de doze narrativas, em desenho animado, observadas no período de outubro de 2001 a julho de 2007. Esse tipo de comunicação é uma iniciativa concebida pelo Programa Gaúcho da Qualidade para a Produtividade (PGQP) e está disponível no portal Qualishop Online. Para atingir seu objetivo e responder ao problema proposto, esta pesquisa adota, como procedimentos metodológicos, a pesquisa documental e a análise textual discursiva de cada uma dessas Pílulas da Qualidade.

Palavras-chaveComunicação social, Relações públicas, Interface com o usuário, Internet, Mediação, Análise do discurso.


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Desvendando a Metodologia da Animação Clássica: A arte do desenho animado como empreendimento industrial

   

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 24/10/2011)


Autor(a): Antonio Cesar Fialho de Sousa
InstituiçãoUniversidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Orientador(a): Ana Lucia Menezes de Andrade
Ano: 2005
PaísBrasil.

Resumo

Este estudo pretende descrever o processo metodológico existentena realização de um filme de desenho animado para cinema. Independente do formato e mídia de reprodução, há uma seqüência de procedimentos comuns que precisam estar bem claros para o realizador para que ele possa, em vista dos limites orçamentários de que dispõe, supervisionar a qualidade técnica de seu projeto com eficiência. Com isso, ele pode se concentrar no processo criativo da etapa de animação. Esta etapa e sua metodologia de produção sãoos enfoques principais deste estudo, juntamente com a tentativa de elaborar uma visão sistêmica da industrialização do estúdio de desenho animado como uma empresa de entretenimento e de sua natureza enquanto organização.É necessário que o futuro animador tenha uma visão geral sobre otipo de estrutura departamental presente em um estúdio de animação e os cargos artísticos existentes, pois o conhecimento e a reflexão sobre a divisão de trabalho em equipe dentro da produção de um desenho animado tornam-se fundamentais para o animador brasileiro que pretende montar uma equipe para seu projeto. Assim, ele pode melhor estruturar ou segmentar as responsabilidades de cada função a fim de cumprir os prazos estabelecidos na etapa de produção, sem perda de qualidade, compreendendo a dicotomia que abrange o desenho animado como produto artístico industrial.

Palavras-chaveAnimação por computador, Computação gráfica tridimensional, Animação (Cinematografia), Mercado de trabalho Efeitos de inovações tecnológicas, Desenho animado

Abstract

The present study aims to shed light upon the methodologicalprocess involved in the making of animated features. Regardless of itsreproduction format and media, the animation process comprises a sequence of fixed procedures which must be reflected upon by animators and directors alike so that they may, given budgetary limitations, oversee the projects' technical quality in an efficient manner, without compromising the creative process of the actual animation. This phase and its inherent methodology are central to this study, along with an attempt to elaborate a systemic view of the evolution of the animation studio as an entertainment industry business venture and its natureas an organized enterprise.It is as important that future chief animators in Brazil have an overview of the organizational structure in animation studios and their underlying artistic and functional hierarchy, as it is crucial that they identify andreflect upon the division of labor when forming an animation team to work in the production of an animated feature or any such project. This knowledge will help them to better assemble teams and lay down members functional responsibilities in order to meet production deadlines and guarantee technical and artistic quality, while fully understanding the dichotomy of the animated feature as a product of the Art Industry.



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