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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

A Produção de Oficinas de Animação na Educação de Surdos: MoVimeNTOs e possibilidades de uma proposta pedagógica visuoespacial

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Arina Costa Martins Cardoso
Instituição: UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Orientador: Anelice Astrid Ribetto
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Compreendemos a surdez como uma experiência visual entendida fora do campo da medicalização e os surdos como um grupo múltiplo e multifacetado. Esta pesquisa-escrita se propõe um exercício cartográfico que tome como pista a intervenção junto a alunos surdos da Escola Municipal Paulo Freire (EMPF), que integra a rede pública de Niterói RJ, produzindo práticas que emerjam da criação de propostas pedagógicas visuais. Propomos como campo de intervenção a realização de oficinas experimentais de produção de vídeos de animação, trabalho que envolve diversas técnicas visuoespaciais, corporais e de escrita. O desejo dessa pesquisa é pensar o processo formativo de estudantes surdos, sua educação visual, através de propostas de ensino visuoespaciais na criação de roteiros e produção de animações. Nosso trabalho tem como contorno metodológico uma proposta feita através da criação de um dispositivo multilinear do fazer-narrar na produção de oficinas experimentais com microrrelatos e narrativas imagéticas. No primeiro capítulo narramos o que nos move a pesquisar no campo da diferença, apresentando a abordagem metodológica e nosso problema: Como produzir propostas de ensino que sejam sensíveis às formas singulares de aprender de estudantes surdos? No segundo capítulo apresentamos um memorial de pesquisa-escrita, os primeiros encontros e experiências que nos fazem pensar sobre surdez e diferença. No terceiro capítulo discutimos aspectos da visualidade na Educação de Surdos propondo a Pedagogia Visual como campo de estudos e práticas educacionais. No quarto capítulo narramos o que acontece nas oficinas experimentais ao produzir intencionalmente imagens no contexto sócio-histórico-cultural como intervenção educativa. Por fim, trazemos os efeitos do estar juntos na educação de surdos, ao produzir com eles uma proposta educativa atravessada pelas singularidades de suas formas de aprender, ressaltando a relevância da visualidade como caminho metodológico na aprendizagem de estudantes surdos.

Abstract
Comprendemos la sordez como una experiencia visual entendida fuera del campo de la medicalización y a los sordos como un grupo múltiple y multifacético. Esta investigación-escritura se propone un ejercicio cartográfico que toma como pista la intervención junto a alumnos sordos de la Escuela Municipal Paulo Freire (EMPF), que integra la red pública de Niterói, Rio de Janeiro, produciendo prácticas que emergen de la creación de propuestas pedagógicas visuales. Proponemos como campo de intervención la realización de talleres experimentales de producción de videos de animación, trabajo que incluye diversas técnicas visoespaciales, corporales y de escritura. El deseo de esta investigación es pensar el proceso formativo de estudiantes sordos, su educación visual, a través de propuestas de enseñanza visoespaciales en la creación de guiones y producción de animaciones. Nuestro trabajo tiene como contorno metodológico una propuesta realizada a través de la creación de un dispositivo multilinear del hacer-narrar en la producción de talleres experimentales con microrrelatos y narrativas imagéticas. En el primer capítulo narramos lo que nos mueve a investigar en el campo de la diferencia, presentando el abordaje metodológico y nuestro problema: ¿Cómo producir propuestas de enseñanza que sean sensibles a las formas singulares de aprender de estudiantes sordos? En el segundo capítulo presentamos un memorial de investigación-escritura, los primeros encuentros y experiencias que nos hacen pensar sobre sordez y diferencia. En el tercer capítulo discutimos aspectos da visualidad en la Educación de Sordos proponiendo la Pedagogía Visual como campo de estudios y prácticas educativas. En el cuarto capítulo narramos lo que acontece en los talleres experimentales al producir intencionalmente imágenes en el contexto socio-histórico-cultural como intervención educativa. Finalmente, traemos los efectos del estar juntos en la educación de sordos, al producir con ellos una propuesta educativa atravesada por las singularidades de sus formas de aprender, destacando la relevancia de la visualidad como camino metodológico en el aprendizaje de estudiantes sordos.

Palavras-chave: Surdez, Estudos Surdos, Educação Inclusiva, Pedagogia Visual, Microrrelatos, Dissertação 

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O Brasil pelas Lentes de Hollywood: Uma análise comparativa da imagem do Brasil e do turismo no Rio de Janeiro

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mariana de Carvalho Fonseca
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: Curso de Turismo
Orientador: Ari da Silva Fonseca Filho
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
As imagens são parte importante da comunicação das sociedades contemporâneas e são muito valorizadas pela dinamicidade e simplicidade para comunicar. Neste trabalho, abordaremos a importância da imagem de um destino para a realização da atividade turística e como o cinema pode funcionar como um meio de divulgação das localidades, ao apresentá-las como cenário de grandes produções, atraindo visitantes para conhecer os lugares que deram vida aos filmes de suas preferências. Apresentamos também o processo de formação da imagem do Brasil, os estereótipos construídos acerca do país e a maneira como estes são apresentados em produções estrangeiras, afim de obtermos embasamento teórico para realizar o objetivo geral do trabalho, que consiste em realizar um estudo comparativo entre as animações Alô Amigos! (1942) e Rio (2011) para traçar a imagem que é vendida do Brasil para o exterior, tendo em vista a promoção do Rio de Janeiro como destino turístico e como objetivos específicos, identificar as origens da criação da imagem excessivamente estereotipada do Brasil, realizar um estudo sobre a relação existente entre o turismo e o cinema, identificando as contribuições deste para a promoção de um destino turístico e analisar os exemplos das animações Alô Amigos! (1942) e Rio (2011) com a finalidade de obter semelhanças e diferenças entre as produções. Como metodologia de pesquisa, usaremos a técnica de análise fílmica. A análise dos filmes mostra que, dentre as quatro categorias analisadas, praticamente não houve mudanças na imagem brasileira representada e que o contexto histórico e motivações que levaram à produção também influenciam na representação do cenário, nesse caso, o Rio de Janeiro trabalho discorre sobre a inter-relação entre linguagens  artísticas. Tem por objetivo analisar a crítica feita ao modelo  cinematográfico hollywoodiano pelo seriado de animação South Park  através na paródia. A metodologia é dividida em duas etapas. na  primeira, será feita uma análise bibliográfica sobre o tema da narrativa  clássica cinematográfica, seu surgimento e sua consolidação dentro do  cinema norte-americano, assim como suas características narrativas,  estruturas e convenções. Na segunda etapa é feita uma apresentação e uma  contextualização da série de animação. Por último, é feita uma análise  audiovisual da trilogia de episódios Imaginationland de South Park. Entre  os principais conceitos estão o de paródia, de Vladimir Propp, e  efeitos de transparência, de Ismail Xavier.

Palavras-chave: Imagem, Estereótipo, Turismo, Cinema, Rio de Janeiro, TCC

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Reinos do Sul: Identidade, representação e consumo a partir de "Elena de Avalor"

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Ana Luiza da Silva Bezerra
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: PPGMC - Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano 
Orientador: Ana Paula Bagraglia 
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
Esta dissertação possui como objetivo principal investigar como a indústria cultural, na qual as produções da The Walt Disney Company se inserem, impacta na representação de uma identidade gendrada da mulher latino-americana nos produtos audiovisuais infantis da empresa. Para tanto, focamos nossa análise na animação “Elena de Avalor” (GERBER, 2016), série voltada para crianças que possui como protagonista a primeira princesa latino-americana lançada pela empresa. Além do objetivo central da pesquisa, possuímos como objetivos específicos à compreensão das práticas mercadológicas e sociais do mercado globalizado de animações infantis, a exploração do processo de criação de narrativas animadas e a investigação dos possíveis impactos de protagonistas femininas em audiovisuais para crianças. Como aparato teórico, utilizamos, principalmente, as reflexões de Eco (1994) sobre os atos de criar e desfrutar de uma obra de ficção; as ponderações acerca das mudanças históricas e teóricas dos processos de identidade contemporâneos a partir da obra de Hall (2016); as ideias sobre identidade gendrada de Butler (2018) e Lauretis (1994); as indagações sobre o papel da vida cotidiana nos processos de identificação a partir, principalmente, das obras de Heller (2018 [1970]) e Kosik (2002 [1963]). Além disso, foi feita uma discussão sobre a influência da mídia nas identidades de acordo com Kellner (2001) e outros autores. Por fim, discutimos as relações entre violência colonial e a mídia na construção de uma identidade latino-americana de acordo com a obra de Ribeiro (2017), Monzo (2015) e Carneiro (2011). Utilizamos a “análise de conteúdo” descrita por Bardin (2016) como aparato metodológico para investigarmos nosso corpus de cinco episódios da primeira temporada da série. Os dados levantados indicam que a nossa hipótese inicial, de que usualmente ocorre um processo de homogeneização das culturas não europeias representadas sob o crivo da Disney, foi confirmada.

Palavras-chave: Representação, Mídia e Cotidiano, Animações, Estudos de Gênero, Indústria Cultural, Dissertação

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Versão Dublada: Processos de adaptação para a versão brasileira

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Mendes Salviano de Souza
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: Curso de Produção Cultural 
Orientador: Rodrigo Cazes
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Esta monografia possibilita o estudo dos processos de adaptação de obras audiovisuais estrangeiras, bem como filmes e animações. Analisa a necessidade, historicamente, de possuir a versão dublada em território nacional, buscando apresentar aos leitores e consequentemente ao grande público, um novo olhar às adaptações de falas de personagens, em especial os de desenho animado, os desencadeamentos destas adaptações, compreendendo a posição do dublador em relação aos personagens que interpreta. Levando em consideração a legalidade de se alterar o texto e/ou a fala de personagens de uma obra audiovisual, tendo em vista os direitos conexos da autoria destas dublagens e adaptações.

Palavras-chave: Processo, Dublador, Adaptação, Necessidade, TCC

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Projeto “Física Animada”: Uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Lair Cláudio Cerqueira de Amorim 
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: MNPEF - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física 
Orientador: Marcos Veríssimo Alves
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
O projeto “Física Animada" é uma proposta que usa a técnica stop motion para ensinar conceitos da cinemática de maneira mais participativa e divertida para alunos do ensino médio, levando os alunos a compreenderem conceitos de deslocamento, posição, velocidade e aceleração, além de desenvolverem habilidades de interpretação de gráficos, tabelas e vetores, e também de relacionar os gráficos da cinemática com o movimento efetuado. Essa técnica consiste na criação do movimento quadro a quadro e existem diversas animações bem conhecidas como exemplos de sua aplicação. Neste trabalho, três etapas foram propostas para a condução do projeto e seguidas durante a aplicação: (i) criação das personagens em massa de modelar; (ii) gravação de vídeos com movimentos de velocidade constante e variável; (iii) análise dos movimentos no vídeo para confrontar o modelo mental com os modelos da mecânica newtoniana. A pesquisa foi conduzida em uma escola estadual voltada para o ensino de jovens e adultos (CEJA Centro de Educação de Jovens e Adultos) e ao longo do ano 2014 o minicurso foi realizado diversas vezes com diferentes alunos. No projeto foram utilizados dois softwares gratuitos: o MUAN, para a criação dos vídeos, e o Tracker, para a análise cinemática. Ambos possuem uma interface intuitiva e amigável, o que favorece o uso como ferramenta de ensino. Ao longo da aplicação do projeto, foram realizados exames diagnósticos com os alunos antes e após o minicurso de quatro aulas. Além disso, foram entregues questionários para todos os participantes e realizadas entrevistas com os que se voluntariaram a gravar suas impressões sobre a atividade. Verificou-se ainda a validade do projeto visando o aumento do interesse e da motivação dos alunos em se tratando do aprendizado de tópicos em cinemática e mecânica.

Palavras-chave: Ensino de Física, Ensino Médio, Cinemática, Stop motion, MUAN, Tracker, Dissertação

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