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O Cinema Sonha com Filmes Cyberpunks?

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Luis Gustavo de Souza Gomes dos Santos
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: Curso de Cinema e Audiovisual 
Orientador: Daniel Moreira de Sousa Pinna
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Esta monografia tem como objetivo relacionar os estudos de atmosfera fílmica à criação de obras cyberpunk, a partir da análise da série animê Psycho-Pass. Para isso faremos uma genealogia do subgênero na literatura e nas produções japonesas e, em seguida, definiremos os mecanismos que constituem a atmosfera da série, baseados nos conceitos de vigilância e disciplina juntamente com os estudos de atmosfera fílmica. 

Palavras-chave: Cyberpunk, Ficção Científica, Animação, Animê, Psycho-pass, TCC

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O Cano d’Água – Um curta em animação 2D

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Fernando Sampaio Luiz
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes
Orientador: Elizabeth Motta Jacob
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O trabalho a seguir descreve os métodos utilizados no processo de produção do curta-metragem em animação bidimensional intitulado “O Cano d’Água”. Desde o design e origem dos personagens até o desenvolvimento do enredo, animação e criação de efeitos sonoros através de técnicas tanto físicas quanto digitais. A metodologia empregada em cada aspecto do projeto utilizando papel, lápis e softwares de pintura e animação é comentada ao longo de cada capítulo, com o resultado final podendo ser observado no filme desenvolvido. O texto apresenta também um resumo em relação à história da arte sequencial e subsequentemente da animação. Além de um pouco da história do próprio autor e os 12 princípios básicos da animação, exemplificados com cenas do próprio curta. O presente trabalho se propõe a servir como objeto de referência para outros animadores iniciantes e estudantes que, assim como o autor, gostariam de criar seus próprios filmes de forma simples e original.

Palavras-chave: Animação bidimensional, Comunicação visual design, TCC

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A Máscara do Ego: Desenvolvimento visual de uma animação

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Iago Menezes de Araujo Diehl
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes
Orientador: Marcelo Gonçalves Ribeiro
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Esta monografia relata o desenvolvimento do projeto “A Máscara do Ego: Desenvolvimento Visual de uma Animação”, apresentado como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Visual Design na Escola de Belas Artes - UFRJ. Consiste no Desenvolvimento Visual de uma narrativa inspirada em história real voltada para um curta-metragem de animação, com estilo de arte inspirado em Anime, Arte Tradicional Japonesa , Arte Africana e Kung Fu. O projeto conta com a criação de uma narrativa original, Design de Personagens, Cenários e Beatboard. A pesquisa do projeto visava entender melhor o que era Desenvolvimento Visual e como construir uma narrativa original.

Palavras-chave: Desenvolvimento visual, Concept art, Animação, Anime, Design, Personagens, Cenários, Beatboard, TCC

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Açucarado: Projeto de série de animação infantil para público portador de diabetes tipo 1

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Luiza Figueiredo Sant'Anna Pimenta
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes
Orientador: André de Freitas Ramos
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Este projeto abrange o desenvolvimento gráfico e narrativo da série Açucarado, criado na intenção de alcançar e proporcionar a crianças portadoras de diabetes um mundo representativo de seus desafios. A criação da história e suas representações visuais foram feitas de acordo com a análise e o estudo dos comportamentos e estilos de vida adotados pelo público infantil ao descobrir seu diagnóstico. O trabalho tem o objetivo de impactar positivamente esta grande parcela de crianças e ajudá-las a aceitarem a doença e adotarem um ponto de vista mais positivo.

Palavras-chave: Série, Diabetes, Público infantil, Doença crônica, Representatividade, Animação, TCC

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Brinquedos óticos para o ensino de libras

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Moisés Colares Barreto
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes
Orientador: Julie de Araujo Pires
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O objetivo desta pesquisa é, a partir dos conhecimentos aprendidos no curso de Comunicação Visual Design, tais como editoração, animação, encadernação e teorias da percepção, refletir e propor a criação de artefatos com o tema da Língua Brasileira de Sinais Brasileira, a Libras, para o ensino de crianças surdas, num primeiro momento, e podendo abranger também crianças ouvintes. Como integrante do grupo de pesquisa Imagem(i)matéria , que investigava as relações entre a surdez e a visualidade, surgiu um convite para entrar em contato com uma classe de crianças surdas. A partir deste contato, pude pensar de que modo o design poderia contribuir para melhorar o ensino de crianças surdas. A Libras compõe um texto visual, no qual muitas vezes é imprescindível o movimento, que naquela classe observada era representado através de imagem estática, por fotografias e ilustrações. Os brinquedos óticos surgem como uma alternativa à essas imagens estáticas, mantendo a materialidade e o suporte já utilizado, o papel, e trazendo também a dimensão lúdica do brinquedo para a sala de aula. Tal recurso gráfico também se propõe a trazer uma nova perspectiva artística à cultura surda, que tem como principal meio de comunicação o visual. Seguiu-se a proposta de se utilizar materiais comuns de papelaria, ou de baixo custo, incluindo também softwares de código aberto, para viabilizar a sua reprodução em ambientes domésticos e escolares. E, dessa forma, esta pesquisa consiste tanto no desenvolvimento desses brinquedos ópticos, incluindo as animações representadas e a montagem das estruturas, quanto na observação do resultado da aplicação das peças em sala de aula. Foram utilizados entre outros autores Oliver Sacks como base para a compreensão de questões relacionadas à surdez e Richard Williams, como referência às técnicas de animação.

Palavras-chave: Brinquedos óticos, Surdez, Libras, Design, Ensino, TCC

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