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Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Configurando o Espaço Animado Contemporâneo: A inserção do trabalho do cineasta de animação em espetáculos com dinâmicas ao vivo

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Beatriz Zúniga Janoni
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
O artigo investiga o espaço animado contemporâneo distanciado da exibição convencional, tendo como objeto de estudo, Myth And Infrastructure, de Miwa Matreyek e Sombrero, de Ana Pessoa, Beatriz Janoni e Camila Inagaki. A partir do resgate histórico, observamos que a busca por outras abordagens na animação sempre foi recorrente, direcionando a pesquisa para a compreensão da inserção do animador no contexto experimental, estando na prática o desenvolvimento destes profissionais, a formação de público e avanço da própria animação em si.

Palavras-chave: Processo de Animação, Projeção, Mapeamento de vídeo, TCC


Abstract
This article investigates the contemporary animated space distanced from the conventional view, having as object of study, Myth And Infrastructure, Miwa Matreyek and Sombrero, Ana Pessoa, Beatriz Janoni and Camila Inagaki. From the historical review, we noted that the search for other approaches in animation was always recurring, directing the search for understanding the integration of the animator in the experimental context, being in practice these own professional development, public training and advancement of animation itself.


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Feminismo e Príncipes Encantados: A representação feminina nos filmes de princesa da Disney

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Fernanda Cabanez Breder
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 
Programa: Escola de Comunicação: Graduação em Comunicação, Habilitação em Jornalismo
Orientador: Cristiane Henriques Costa 
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Analisa a representação do papel da mulher na sociedade e do que seria considerado uma “mulher ideal”, conforme observado nos chamados “filmes de princesa” dos estúdios de animação Walt Disney. Começando com a princesa “dona de casa” à espera de um príncipe encantado em A Branca de Neve, de 1937, chega-se à princesa rebelde, em busca de independência e subvertendo regras em Valente, de 2012. Apesar disso, valores culturais da classe hegemônica e um mesmo “padrão de beleza”, que envolve magreza e delicadeza, continuam presentes em todos os filmes e são divulgados e legitimados por eles. A pesquisa aborda esta questão de gênero, investigando possíveis causas e consequências da obsessão em princesas. Também é explorado o contínuo sucesso dos contos de fadas através de séculos já que este gênero narrativo tem forte repercussão no imaginário popular e suscita até hoje diversas releituras.

Palavras-chave: Animação, Feminismo, Gênero, TCC.

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A Animação e o Desenho como Elemento Performático: A presença do gesto do animador

 

Artigo Acadêmico


Nome: Vivian Herzog
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do CEARTE, ed. 4, pp. 45-51
Ano: 2013
País: Brasil


Resumo

O artigo traz algumas reflexões sobre a presença iminente do gesto visível inicialmente em animações que mostravam a mão do animador como elemento emblemático do caráter de dar movimento a formas e seres estáticos. Aos poucos o gesto visivelmente presente foi dando lugar a noções mais sutis em que o desenho é visto como elemento formador do movimento e vida dos personagens. Partindo desta breve introdução histórica o desenho é visto a partir de reflexões de autoras como GRAÇA, HOSEA, QUINN e MILLS, em que a ideia do gesto entra em contexto ampliado tocando questões emblemáticas no que tange o desenho como concepção, ideia e execução, interação e trama entre sujeito e meios técnicos. 

Palavras-chave: Animação, Desenho, Poética do gesto, Concepção, Performance


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Ensinando A Ser Menina: As princesas da Disney e o processo de socialização infantil

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Catarina Nae Yen Kuo
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 
Programa: Escola de Comunicação: Graduação em Comunicação, Habilitação em Publicidade e Propaganda
Orientador: Maria Elisabet Goidanich
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Analisa as modificações na representação feminina em animações produzidas pelo Walt Disney Animations Studios, adaptadas de clássicos contos de fadas. Fazendo referência a teses que abordam a relação da criança com a mídia e a dicotomização dos gêneros, reflito sobre a mudança do papel da mulher em três longas-metragens: “Cinderela” (1950), “A Pequena Sereia” (1989) e “Frozen” (2013), através das letras das músicas interpretadas pelas protagonistas – que expressam os sentimentos mais íntimos destas. Para isto, realizo uma revisão teórica sobre a força do discurso midiático no imaginário infantil e como ele produz e reproduz o cenário social. Busca compreender como a construção das protagonistas femininas calcada na distinção de gênero exerce influência sobre as atividades socializadoras da criança, instruindo-a sobre seu papel como agente social.

Palavras-chave: Infância, comportamento, animação, princesas, Disney, TCC.

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Desvendando os Quadrinhos

 

Resenha de Livro em Revista On-line


Nome: Cíntia Langie 
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do CEARTE, ed. 1, pp.  310-311
Ano: 2011

País: Brasil

Um livro ou uma história em quadrinhos? Os dois juntos. Para analisar a arte dos quadrinhos, o autor Scott McCloud optou por utilizar, no livro, a forma de seu objeto de estudo – o gibi. Resultado: uma leitura que, além de informativa, torna-se prazerosa. 

Trata-se de Desvendando os quadrinhos, escrito e ilustrado por Scott McCloud em 1993 e lançado em 2005 no Brasil pela M. Books. Neste livro, o autor trabalha temas não só ligados aos cartuns, mas também à animação e ao roteiro. São 215 páginas em formato de quadrinhos que abordam, com densidade e conteúdo, a arte de contar histórias unindo imagens e palavras (ou imagens e sons no caso do cinema).

Palavras-chave: história em quadrinhos, animação, narrativa visual, estrutura narrativa


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