Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Ensinando A Ser Menina: As princesas da Disney e o processo de socialização infantil

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Catarina Nae Yen Kuo
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 
Programa: Escola de Comunicação: Graduação em Comunicação, Habilitação em Publicidade e Propaganda
Orientador: Maria Elisabet Goidanich
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Analisa as modificações na representação feminina em animações produzidas pelo Walt Disney Animations Studios, adaptadas de clássicos contos de fadas. Fazendo referência a teses que abordam a relação da criança com a mídia e a dicotomização dos gêneros, reflito sobre a mudança do papel da mulher em três longas-metragens: “Cinderela” (1950), “A Pequena Sereia” (1989) e “Frozen” (2013), através das letras das músicas interpretadas pelas protagonistas – que expressam os sentimentos mais íntimos destas. Para isto, realizo uma revisão teórica sobre a força do discurso midiático no imaginário infantil e como ele produz e reproduz o cenário social. Busca compreender como a construção das protagonistas femininas calcada na distinção de gênero exerce influência sobre as atividades socializadoras da criança, instruindo-a sobre seu papel como agente social.

Palavras-chave: Infância, comportamento, animação, princesas, Disney, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!