Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

A Semente Estranha: Vida, luz e tempo estrelando um Pokémon famoso

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Rafael Aguiar Melgarejo
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: EBA - Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Desing
Orientador: 
Elizabeth Motta Jacob
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como objeto o estudo de diversas técnicas de animação a partir de um estudo prático tendo como objetivo produzir um curta de animação tradicional que dialogasse com outras técnicas mais modernas. Utilizando os efeitos de “parallax”, “time-lapse” e rotoscopia, dentre outros, a animação formulada propõe uma reflexão acerca dos temas de “tempo, luz e vida”. Foi utilizado como marco teórico o livro “A Análise da Narrativa” (REUTER, 2011) de forma a refletir sobre o papel da narrativa no processo de confecção de um curta se valendo de programas como Photoshop e After Effects nesse caminho. Visando estimular a técnica de animação como forma de expressão artística ao mesmo tempo que homenageia antigas memórias de infância, a monografia apresentada descreve os processos empregados na realização da produção do curta metragem de animação “A semente estranha”.

Palavras-chave: Animação, Tempo, Produção, tcc

Para o texto completo, clique aqui!

Banners Animados Versos Banners Estáticos: Animação na publicidade e propaganda online o caso do Rio de Janeiro no período de fevereiro a abril de 2006

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Rafael Brandão Taveira 
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO  - Escola de Comunicação - Graduação em Comunicação
Orientador: 
Luiz Solon Gonçalves Gallotti
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Estudo sobre a superioridade de banners animados em relação a banners estáticos. Observa estudos teórico sobre animação e seu maior apelo em relação ao estático; pesquisa qualitativa com usuários e profissionais de internet; pesquisa quantitativa aplicada em um caso real de comparação entre estes dois formatos.

Palavras-chave: Propaganda online, Comunicação visual, Animação

Para o texto completo, clique aqui!

“Ajude Sua Alteza!”: Desvendando contos de fadas e a concepção de uma série animada

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Marina Correia Vasconcelos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual Design
Orientador: 
Marcelo Gonçalves Ribeiro
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Projeto de conceituação gráfica e narrativa de série animada voltada para a faixa etária 9-12 anos, com temática fantástica inspirada em contos de fadas e contendo protagonista feminina. Busca-se entender e desconstruir padrões seguidos por contos de fadas, como a princesa indefesa, a madrasta malvada e o príncipe encantado. O processo de criação de uma série animada, desde a ideia inicial até o produto final, é abordado, com foco no estágio de conceituação.

Palavras-chave: Animação, Narrativa, Ilustração, Conceito de personagem, Contos de fadas, Representatividade feminina

Para o texto completo, clique aqui!

Qual seu nome Irmão de Jorel? Um paralelo entre identidade cultural brasileira e identificação no cinema

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patrick da Rosa Miranda Rodrigues
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Maurício Rodrigues Gonçalves
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A partir da análise da série animada Irmão do Jorel (Juliano Enrico, 2014-presente) esse artigo busca a relação entre o processo de identificação cinematográfica secundária (AUMONT, 2013) e identidade cultural brasileira na atualidade. Iniciando com a revisão da história do conceito de identidade cultural brasileira, este artigo visa analisar as alterações no conceito de identidade cultural ao longo do tempo, a fim de verificar como isso refletiu na construção de uma animação caracterizada como brasileira.

Palavras-chave: Animação, Identidade, Cultura, Irmão do Jorel, TCC.


Abstract
From the analysis of the animated series Jorel's Brother (Juliano Enrico, 2014-present) this article seeks the relationship between the process of secondary cinematographic identification (AUMONT, 2013) and Brazilian cultural identity at the present time. Beginning with a review of the history of the concept of Brazilian cultural identity, this article aims to analyze the changes in the concept of cultural identity over time, in order to verify how this reflected in the construction of an animation characterized as Brazilian.


Para o texto completo, clique aqui!

   

Animação Experimental: O conceito nos filmes A Olho Nu e Euforia

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Luana Biagioni Carvalho Santa Rosa 
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Neste artigo objetivamos conceituar o que é animação experimental. Para isso, apresentamos o panorama histórico dos realizadores desse tipo de filme no Brasil e refletimos sobre a prática de dois filmes produzidos durante o curso de Cinema de Animação na Universidade Federal de Pelotas, sendo eles A Olho Nu (2018) e Euforia (2018).

Palavras-chave: Cinema de Animação, Animação Experimental, Animação Brasileira, TCC.


Abstract
In this article we aim to conceptualize what is experimental animation. For that, we present the historical panorama of the directors of this type of film in Brazil and we reflect on the practice of two films produced during the course of Cinema de Animação at the Universidade Federal de Pelotas, being A Olho Nu (2018) and Euforia (2018).

Para o texto completo, clique aqui!