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Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

O Percurso Narrativo de Yuri em YURI!!! ONE ICE e a Ansiedade Enquanto sua Principal Força Antagonista

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Anne Santolin Uhr Pereira
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Marília Schramm Régio
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho aborda uma análise do anime Yuri!!!On ICE. Nosso objetivo foi examinar através da análise fílmica, o percurso narrativo do personagem principal, Yuri. Focando na observação da principal força antagonista como uma personificação de sua ansiedade. Através dos autores Michel Marie, Julliet Laurent, Anne Goliot-Létè, François Vanoye e a jornada do herói de Joseph Campbell, como base referencial. Havendo uma divisão em três atos explicando que as principais variações de sentimento se dão devido ao conflito subjetivo do herói.

Palavras-chave: Anime, Análise fílmica, YoI, Narrativa, TCC.


Abstract
The following work approaches an analysis of the anime Yuri!!!On ICE. Our objective was to examin through film analysis, the narrative route of the main character, Yuri. Focusin on the observation that the main character’s antagonist force is like a personification of his anxiety. Using the authors Michel Marie, Julliet Laurent, Anne Goliot-Lété, François Vanoye and the hero’s journey by Joseph Campbell, as a reference basis. Thereby having a three act division explaining the main variations of feeling due to the hero’s subjective conflict.


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Desenhar a Si: O filme O projeto do meu pai (2016)

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Trindade
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A fim de analisar uma obra-fílmica animada autobiográfica vi no curta-metragem O Projeto do Meu Pai (5’40’’- 2016) um caminho para a reflexão do desenho enquanto ferramenta de interpretação de si. Para tanto, procuro separar o ato do desenho em camadas: o mergulho de si, o desenho como gesto e poética e o sujeito transbordado. Assim o desenho e a animação são pensados em uma relação simbiótica em que o desenho - no curta-metragem 2D O Projeto do meu pai - é o dispositivo da animação. À partir da construção do discurso autográfico, reflito sobre o ato de desenhar enquanto alegoria narrativa. Para isso, destaco alguns frames do filme que evidenciam o ato de desenhar e seu papel narrativo. O transbordar do eu, discute a retratação da intimidade em uma narrativa autobiográfica, como o sujeito se expõe e por que se expõe.

Palavras-chave: Desenho, Animação, Narrativa, Autobiográfico, TCC.


Abstract
With the purpose of reviewing an autobiographical film work I saw in the short-film O projeto do Meu Pai (5'40''- 2016) a reflexion about the drawing as a instrument for self-knowledge. For that, I set apart the act of drawing in layers:the self-diving, the drawing as gesture and poetic and self-overflow. Therefore the drawing and animation are thought as a simbiosis, whereby the drawing - in the short-film - is a instrument of the animation. From the concept of self-narrative I reflect about the act of drawing as a narrative allegory. To this end I highlight some frames of the film which emphasis the act of drawing. In the self overflow, the short-film brings a discussion about intimacy in a autobiographical narrative.


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Bolinhas - Animando pelo Brasil: A descoberta da animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Denise Taveira Cruz
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação - Graduação em Comunicação
Orientador: 
Cristina Haguenauer
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho, procura-se experimentar a descoberta do mundo mágico do desenho animado, algumas técnicas, mostrar como algumas pessoas se tornaram animadores e o que se pode fazer dentro deste mercado. Para isso foi escolhido o software Flash Professional 8, pois os arquivos gerados são pequenos, possibilitando o transporte e acesso em qualquer computador. Este projeto é uma porta de entrada, uma estratégia de aproximação para se conhecer melhor a animação no Brasil e seu mercado de trabalho. Pretendeu-se conhecer como os profissionais se organizam em equipes e como estas trabalham, tendo como foco principal a produção. Utilizou-se para imergir neste universo e passar pelo processo de criação de uma animação bolinhas coloridas como personagens e para o ‘pano de fundo’ o preconceito em sua forma mais abrangente. Trata-se das relações psicológicas de um determinado grupo, como este reage quando um indivíduo de fora se aproxima. A rejeição e as interações entre eles. A noção de pertencimento e as influências externas que mudam o cenário original, incluindo, por fim, o excluído.

Palavras-chave: Cinema, Cinematografia, Desenho animado, Brasil, TCC

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Cores e Formas na Criação dos Personagens-Emoção Animados, em Divertida Mente

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Alan Santana Chaves
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Ao analisar os personagens-emoções do longa-metragem Divertida Mente (Pete Docter, 2015), o presente artigo disponibiliza informações sobre a psicologia e simbologia das cores e formas na criação destes. O objetivo deste estudo é aprimorar os conhecimentos sobre atributos e usos das cores e formas na criação de personagens animados, considerando a necessidade de gerar empatia emocional com o espectador.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Divertida Mente, Personagens Animados, Cores, Formas, Simbologias, TCC.


Abstract
After analyzing the emotion-characters of the feature film Inside Out (Pete Docter, 2015), this article provides information on the psychology and symbologies of colors and forms in their creation. The objective of this study is to improve the knowledge about attributes and uses of colors and shapes in the creation of animated characters, considering the need to generate emotional empathy with the viewer.


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Ilustração Animada: Análise do movimento nas ilustrações de League of Legends

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Wesley Lima Gomes Filho
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Mônica Lima de Faria
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Este artigo visa compreender como é construída a sensação de movimento em uma ilustração. Pretende-se, através de uma hipótese, discutir sobre os elementos que ajudam nessa impressão e quais seriam os pilares da dinâmica de movimento em ilustrações. Para isto, serão analisadas as ilustrações do jogo League of Legends, que são concebidas já com o intuito de serem posteriormente animadas em softwares de animação. O texto busca traçar um paralelo entre os elementos visuais de uma peça gráfica estática e
uma ilustração com sugestão de movimento.

Palavras-chave: Ilustração, Design, Animação, Movimento, Jogos, TCC.


Abstract
This article aims to understand how motion sensation is constructed in an illustration. It is intended, through a hypothesis, to discuss the elements that help this impression and what would be the pillars of the dynamics movement in illustrations. For this, we will analyze the illustrations of League of Legends, which are designed in the intention of being animated in animation softwares. The text seeks to draw a parallel between the visual elements of a static graphic piece and an illustration with a suggestion of movement.


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