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Os Lugares-Personagem na Animação


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Dalton Lourence Pereira e Silva
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Esse artigo se propõe a investigar se os lugares podem ser personagens e como estes são apresentados no cinema de animação. Para tal selecionamos algumas obras de animação onde o ambiente tem grande influência dentro das narrativas, e através de uma análise tanto do enredo quanto no visual tentar entender se esses lugares podem ser interpretados como personagens e de que forma eles são apresentados. Através dessa obras notou-se dois tipos de representação os Lugares-Personagem Antropomórficos, aqueles que assimilam características tanto humanas quanto de animais, e os Lugares-Personagem Simbólicos, aqueles que se mostram como uma entidade, e transparecem sua motivações e emoções através de símbolos visuais e narrativos. Por meio de uma análise fílmica comparamos o filme Tekkon Kinkreet (Arias Michael, 2006) e a série Aku no Hana (Hiroshi Nagahama, 2013) nos quais foram observadas características muito singulares de como esses lugares são apresentados e como eles se relacionam com os personagens através do contraste visual e nas técnicas de pintura, seu olhar ativo representado através da figura do olho, seu antagonismo para com os protagonistas e sua manifestação através de uma entidade.

Palavras-chave: Cenário, Lugar, Ambiente, Personagem, Personificação, Lugar personagem, Animação, TCC.


Abstract
This article aims to investigate how places can and how they are presented as characters within animation cinema. For this we selected some works of animation where the ambient has great influence within the narratives, and through an analysis of both the plot and visual try to understand if these places can be interpreted as characters and how they are presented. Through these works two types of representation were noted: the Anthropomorphic Character-Places, those that assimilate both human and animal characteristics, and the Symbolic Character-Places, those that show themselves as an entity, and show their motivations and emotions through symbols, visual and narrative. Through a film analysis we compared the movie Tekkon Kinkreet (Arias Michael, 2006) and the Aku no Hana series (Hiroshi Nagahama, 2013) in which we observed very unique how these places are presented and how they relate to the characters as its visual and technical contrast, its active gaze represented through the figure of the eye, its antagonism to the protagonists, and its manifestation through an entity.


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O Reflexo da Identidade Japonesa nos Filmes de Nausicaa do Vale do Vento, Túmulo dos Vagalumes e Princesa Mononoke

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Bruna Dreyer Nery
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Este trabalho visa apresentar uma análise sobre os filmes “Nausicaä do Vale do Vento”,“Túmulo dos Vagalumes” e “Princesa Mononoke”, do Studio Ghibli, onde se observa uma expressão da identidade nacional japonesa. As semelhanças entre os filmes analisados, segundo a autora, demonstram conexões sobre a história do Japão, com referências a elementos sócio-culturais, e recorrências comuns dentro das narrativas. O trabalho parte da noção da reincidência da guerra nesses filmes e em como o Studio Ghibli discute sua cultura e identidade nacional.

Palavras-chave: Anime, Análise fílmica, Studio Ghibli, Estudos culturais, TCC.



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O Percurso Narrativo de Yuri em YURI!!! ONE ICE e a Ansiedade Enquanto sua Principal Força Antagonista

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Anne Santolin Uhr Pereira
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Marília Schramm Régio
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho aborda uma análise do anime Yuri!!!On ICE. Nosso objetivo foi examinar através da análise fílmica, o percurso narrativo do personagem principal, Yuri. Focando na observação da principal força antagonista como uma personificação de sua ansiedade. Através dos autores Michel Marie, Julliet Laurent, Anne Goliot-Létè, François Vanoye e a jornada do herói de Joseph Campbell, como base referencial. Havendo uma divisão em três atos explicando que as principais variações de sentimento se dão devido ao conflito subjetivo do herói.

Palavras-chave: Anime, Análise fílmica, YoI, Narrativa, TCC.


Abstract
The following work approaches an analysis of the anime Yuri!!!On ICE. Our objective was to examin through film analysis, the narrative route of the main character, Yuri. Focusin on the observation that the main character’s antagonist force is like a personification of his anxiety. Using the authors Michel Marie, Julliet Laurent, Anne Goliot-Lété, François Vanoye and the hero’s journey by Joseph Campbell, as a reference basis. Thereby having a three act division explaining the main variations of feeling due to the hero’s subjective conflict.


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Desenhar a Si: O filme O projeto do meu pai (2016)

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Trindade
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A fim de analisar uma obra-fílmica animada autobiográfica vi no curta-metragem O Projeto do Meu Pai (5’40’’- 2016) um caminho para a reflexão do desenho enquanto ferramenta de interpretação de si. Para tanto, procuro separar o ato do desenho em camadas: o mergulho de si, o desenho como gesto e poética e o sujeito transbordado. Assim o desenho e a animação são pensados em uma relação simbiótica em que o desenho - no curta-metragem 2D O Projeto do meu pai - é o dispositivo da animação. À partir da construção do discurso autográfico, reflito sobre o ato de desenhar enquanto alegoria narrativa. Para isso, destaco alguns frames do filme que evidenciam o ato de desenhar e seu papel narrativo. O transbordar do eu, discute a retratação da intimidade em uma narrativa autobiográfica, como o sujeito se expõe e por que se expõe.

Palavras-chave: Desenho, Animação, Narrativa, Autobiográfico, TCC.


Abstract
With the purpose of reviewing an autobiographical film work I saw in the short-film O projeto do Meu Pai (5'40''- 2016) a reflexion about the drawing as a instrument for self-knowledge. For that, I set apart the act of drawing in layers:the self-diving, the drawing as gesture and poetic and self-overflow. Therefore the drawing and animation are thought as a simbiosis, whereby the drawing - in the short-film - is a instrument of the animation. From the concept of self-narrative I reflect about the act of drawing as a narrative allegory. To this end I highlight some frames of the film which emphasis the act of drawing. In the self overflow, the short-film brings a discussion about intimacy in a autobiographical narrative.


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Bolinhas - Animando pelo Brasil: A descoberta da animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Denise Taveira Cruz
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação - Graduação em Comunicação
Orientador: 
Cristina Haguenauer
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho, procura-se experimentar a descoberta do mundo mágico do desenho animado, algumas técnicas, mostrar como algumas pessoas se tornaram animadores e o que se pode fazer dentro deste mercado. Para isso foi escolhido o software Flash Professional 8, pois os arquivos gerados são pequenos, possibilitando o transporte e acesso em qualquer computador. Este projeto é uma porta de entrada, uma estratégia de aproximação para se conhecer melhor a animação no Brasil e seu mercado de trabalho. Pretendeu-se conhecer como os profissionais se organizam em equipes e como estas trabalham, tendo como foco principal a produção. Utilizou-se para imergir neste universo e passar pelo processo de criação de uma animação bolinhas coloridas como personagens e para o ‘pano de fundo’ o preconceito em sua forma mais abrangente. Trata-se das relações psicológicas de um determinado grupo, como este reage quando um indivíduo de fora se aproxima. A rejeição e as interações entre eles. A noção de pertencimento e as influências externas que mudam o cenário original, incluindo, por fim, o excluído.

Palavras-chave: Cinema, Cinematografia, Desenho animado, Brasil, TCC

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