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A Publicitarização do "Discurso Verde" No Cinema de Longa-metragem de Animação a Partir do Século XXI: Greenmarketing ou greenwashing?


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giselle Gama Torres Ferreira
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fred Tavares
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
A tecnologia e a capacidade produtiva alcançadas no fim do século XX impactaram, de forma negativa os níveis de sustentabilidade do planeta. Entretanto, a percepção dessa problemática não teve, nesse momento, importância para a lógica desenvolvimentista. A problemática socioambiental ganhou espaço somente na transformação dos modelos de consumo, cujo processo foi subsidiado pelo maior volume de troca de informações proporcionado pelo mundo globalizado. De forma a compreender os processos formados a partir desses novos paradigmas, no presente trabalho propõe-se a construção de um olhar crítico acerca da apropriação do discurso verde de forma comercial, ou seja, que vise unicamente a atender às novas demandas de consumo e não a verdadeira necessidade sustentável. A ideia é levantar, através de uma metodologia de avaliação crítica, a possível utilização de roteiros de animação longa-metragem fundamentados a partir do argumento socioecológico apenas com o intuito exclusivo de promoção de marketing. O trabalho suscita o questionamento sobre qual seria o sutil limiar entre as práticas de greenmarketing e greenwashing nos meios de comunicação de massa.

Palavras-chave: Produção Audiovisual, Marketing, Sustendabilidade, TCC.


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Imagine


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Dario Melo Maciel
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Luciano Saramago Pinheiro Soares
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Relatório técnico da obra audiovisual Imagine; a esperança que fica, do aluno Dario Melo Maciel. A obra trata da questão da imaginação sobre a esperança e as consequências dessa relação, de forma lúdica e visual. Como a esperança é resultado de uma reflexão sobre o futuro, o que aconteceria se as pessoas parassem de imaginar? Partiu-se da premissa como ideia inicial de que muito do que é feito hoje é réplica e cópia. A indústria investe em excesso em continuações e as obras ditas originais ficam em segundo plano. Falta criatividade na indústria. A estética da obra é baseada em um painel de grafite que existe na Lapa, bairro do centro do Rio de Janeiro. O resultado é um curta de animação 3D com gravações reais, usando softwares de animação 3D (Maya) com programas de edição e composição de imagem (Premiere e After Effects). No curta, conta-se a história de seres imaginários que vem ao mundo real descobrir o que causou a crise de imaginação e descobrem que tudo é culpa de um outro ser imaginário, que se apossou de tudo.

Palavras-chave: Produção Audiovisual, Animação 3D, Cinema, Curta-metragem, TCC.


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Em Busca do Vale do Estranho: Os desafios da criação de humanos perfeitos na computação gráfica


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Miguel Eichler dos Santos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: 
Marcio Tavares d'Amaral
Ano: 2012
País: Brasil

Resumo
Aborda os desafios enfrentados pela indústria de entretenimento no que concerne a criação de personagens virtuais a partir dos softwares de criação de gráficos tridimensionais. Apesar das amplas possibilidades que estes programas computadorizados trazem para os profissionais da área, um desafio ainda se mostra intransponível: o vale do estranho. O propósito é apresentar a definição desta teoria científica originada no campo da robótica e relacioná-la com o surgimento dos aparelhos advindos da câmera obscura, possibilitando um maior entendimento da evolução da representação do corpo humano na experiência imagética.

Palavras-chave: Entretenimento, Computação gráfica, Imagem, Mídia, TCC.


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Estereótipo de Princesas: A representação feminina nos desenhos animados clássicos da Disney


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Kareen Arnhold Pimenta
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador:  Eduardo Refkalefsky
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
Evidencia a existência de um padrão de beleza fixado através de gerações e propagado de forma eficiente pela companhia de entretenimento Walt Disney. Através das princesas Disney, as crianças, moças e adultas absorvem, desde a infância, a idéia do que é uma mulher ideal, tanto sob o aspecto físico quanto comportamental. O que se verifica é a imposição de padrões estéticos determinados, que fazem oposição a outros e demarcam lugares específicos de aceitação e exclusão, como é o caso das princesas e das bruxas, respectivamente. Tais valores padronizados funcionam como um elemento de reconhecimento entre um grupo social, que compartilha gostos e tendências e propaga, sempre adiante, as mesmas regras de aceitação e normas de conduta. O estudo do estereótipo das princesas Disney – que remete ao âmbito geral da beleza feminina – adquire importância em um contexto social e cultural em que o corpo perfeito é aclamado como principal fator para a felicidade da mulher. Diante do grande número de intervenções médicas, terapêuticas e estéticas a que as mulheres se submetem hoje, avaliar a propagação de um ideal a ser perseguido torna-se mais que pertinente.

Palavras-chave: Esteriótipos (Psicologia), Desenho animado, Relações de gênero, TCC.


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Lançamento do WTN KIDS: Formatação de projetos multiplataformas para públicos de nicho


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marcos Ferreira de Oliveira
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Adriane Martins
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
No relatório, tem-se como objetivo descrever o planejamento, a execução, e a avaliação do lançamento do canal WTN Kids, assim como delinear suas estratégias de divulgação e comercialização. O trabalho busca mostrar como os públicos de nicho – no caso, crianças de 7 a 12 anos com acesso à internet de banda larga – requerem uma abordagem diferenciada na criação de um ambiente que os satisfaçam, e como esta segmentação implica em mudanças nas formas de divulgação e comercialização do produto. A estratégia apresentada aqui pretende mostrar um fenômeno inédito no campo da comunicação, em um momento em que se faz possível tecnicamente atingir públicos extremamente segmentados, de forma global e comercialmente viável. O veículo em questão tem enfoque no público infantil, sendo um produto da webtv de aplicação multiplataforma WTN – Web & Television Network. O site conta como atração principal a animação em 2D Dogmons Show, realizada em co-produção com a produtora Intervalo.

Palavras-chave: Produção audiovisual, Televisão, Internet, TCC.


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