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Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Em Busca do Vale do Estranho: Os desafios da criação de humanos perfeitos na computação gráfica


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Miguel Eichler dos Santos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: 
Marcio Tavares d'Amaral
Ano: 2012
País: Brasil

Resumo
Aborda os desafios enfrentados pela indústria de entretenimento no que concerne a criação de personagens virtuais a partir dos softwares de criação de gráficos tridimensionais. Apesar das amplas possibilidades que estes programas computadorizados trazem para os profissionais da área, um desafio ainda se mostra intransponível: o vale do estranho. O propósito é apresentar a definição desta teoria científica originada no campo da robótica e relacioná-la com o surgimento dos aparelhos advindos da câmera obscura, possibilitando um maior entendimento da evolução da representação do corpo humano na experiência imagética.

Palavras-chave: Entretenimento, Computação gráfica, Imagem, Mídia, TCC.


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Estereótipo de Princesas: A representação feminina nos desenhos animados clássicos da Disney


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Kareen Arnhold Pimenta
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador:  Eduardo Refkalefsky
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
Evidencia a existência de um padrão de beleza fixado através de gerações e propagado de forma eficiente pela companhia de entretenimento Walt Disney. Através das princesas Disney, as crianças, moças e adultas absorvem, desde a infância, a idéia do que é uma mulher ideal, tanto sob o aspecto físico quanto comportamental. O que se verifica é a imposição de padrões estéticos determinados, que fazem oposição a outros e demarcam lugares específicos de aceitação e exclusão, como é o caso das princesas e das bruxas, respectivamente. Tais valores padronizados funcionam como um elemento de reconhecimento entre um grupo social, que compartilha gostos e tendências e propaga, sempre adiante, as mesmas regras de aceitação e normas de conduta. O estudo do estereótipo das princesas Disney – que remete ao âmbito geral da beleza feminina – adquire importância em um contexto social e cultural em que o corpo perfeito é aclamado como principal fator para a felicidade da mulher. Diante do grande número de intervenções médicas, terapêuticas e estéticas a que as mulheres se submetem hoje, avaliar a propagação de um ideal a ser perseguido torna-se mais que pertinente.

Palavras-chave: Esteriótipos (Psicologia), Desenho animado, Relações de gênero, TCC.


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Lançamento do WTN KIDS: Formatação de projetos multiplataformas para públicos de nicho


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marcos Ferreira de Oliveira
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Adriane Martins
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
No relatório, tem-se como objetivo descrever o planejamento, a execução, e a avaliação do lançamento do canal WTN Kids, assim como delinear suas estratégias de divulgação e comercialização. O trabalho busca mostrar como os públicos de nicho – no caso, crianças de 7 a 12 anos com acesso à internet de banda larga – requerem uma abordagem diferenciada na criação de um ambiente que os satisfaçam, e como esta segmentação implica em mudanças nas formas de divulgação e comercialização do produto. A estratégia apresentada aqui pretende mostrar um fenômeno inédito no campo da comunicação, em um momento em que se faz possível tecnicamente atingir públicos extremamente segmentados, de forma global e comercialmente viável. O veículo em questão tem enfoque no público infantil, sendo um produto da webtv de aplicação multiplataforma WTN – Web & Television Network. O site conta como atração principal a animação em 2D Dogmons Show, realizada em co-produção com a produtora Intervalo.

Palavras-chave: Produção audiovisual, Televisão, Internet, TCC.


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Uma História de Pescador


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Tatiana Rozas Mazzei
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador:  Luciano Saramago Pinheiro Soares
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
No relatório, trata-se da produção desse vídeo de curta-metragem de ficção que conta a história de um pescador, que seguiu a profissão do pai e envelhece numa mesma praia com os mesmos costumes que o cercam. Ele cresce com um desejo de ultrapassar os limites em que sempre viveu e explorar o novo, o que passa a se manifestar muito pouco em sua vida adulta. Esse desejo só é concretizado em sua velhice, quando ele parte rumo ao desconhecido. De uma forma poética, no vídeo, propõe-se a mostrar não apenas a história de um homem, mas a renovação da vida com um ciclo que se completa ao final da história. “Uma história de pescador” foi concebido e produzido focando a composição da imagem, principalmente, por meio do seu tratamento gráfico. Todo o processo de realização do vídeo foi planejado com essa perspectiva, de modo que fosse adequado à pós-produção. Desde a preparação do roteiro até a finalização do vídeo, passando por concepção da arte, confecção de storyboard, produção, direção, edição e aplicação de efeitos visuais, a realização desse vídeo é analisada no âmbito do aparato técnico utilizado e das idéias que se desenvolveram nessas condições.

Palavras-chave: Audiovisual, Pescador, Velhice, TCC.


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Quem Come um Ponto Aumenta um Ponto


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mili Bursztyn de Oliveira Santos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador:  Fernando Antonio Soares Fragoz
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho apresenta-se o processo de criação do curta-metragem em vídeo Quem como um ponto aumenta o conto. Descreve-se cada etapa, desde a concepção e roterização até a montagem, apresentando e refletindo sobre as referências conceituais utilizadas e, também, as dificuldades enfrentadas ao longo da produção. O vídeo conta a história de uma mãe que conta uma história para sua filha. Utilizando elementos de filmagem e animação, procura-se criar um cenário ‘real’ contraposto ao cenário ‘fantástico’ da história imaginada pela menina. Utilizaram-se recursos e efeitos, dentro das restrições orçamentárias e domínio técnico da equipe, que pudessem conferir ao vídeo uma atmosfera, ao mesmo tempo, de suspense e lúdica.

Palavras-chave: Produção Audiovisual, Curta-metragem, Cinema, TCC.


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