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Construção de Cenários para Jogo de Terror: O case: This is Not a Shipwreck

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Henrique Tripoloni Alves de Souza
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Mônica Stein
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este trabalho tratou da produção de cenários para um jogo de terror, e foram exploradas todas as etapas de produção de um jogo, com o foco no desenvolvimento de cenários onde a narrativa, os personagens e as mecânicas de gameplay foram executadas com o objetivo de demonstrar de forma prática o funcionamento dos cenários que foram desenvolvidos com base nos mais diferentes tipos de referências de jogos de terror, filmes e outros tipos de expressões artísticas. Para o desenvolvimento desses cenários, o autor deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - em parceria com mais um designer - desenvolveram uma narrativa que permitisse que uma parte do jogo pudesse ser executada em tempo hábil dentro do cronograma do projeto, levando em consideração o baixo conhecimento destes sobre engines e artes otimizadas para games.

Palavras-chave: Games, Jogos de Terror, Cenários, TCC.

Abstract
This work dealt with the production of scenarios for a horror game, and all stages of production of a game were explored, focusing on the development of scenarios where the narrative, characters and gameplay mechanics were executed with the aim of demonstrating in a way the functioning of the scenarios that were developed based on the most different types of references of horror games, movies and other types of artistic expressions. For the development of these scenarios, the author of this undergraduate thesis (UT)- in partnership with another designer - developed a narrative that would allow a part of the game to be executed in a timely manner within the project schedule, taking into account their low knowledge of engines and gear optimized for games.

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Arte e Animações do Jogo "beat 'em up" Lord Fury

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Victor Marques Honório 
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Mônica Stein
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo explorar a criação gráfica e técnicas de animação para criar um jogo digital 2D no estilo beat ‘em up. E complementarmente desenvolver uma versão de jogo atualizada com as tecnologias presentes, com ganhos em relação às referências utilizadas de jogos dos anos 1990. O método de desenvolvimento do projeto é uma combinação de processos comumente usados em estúdios de animação e empresas de jogos (pré-produção, produção e pós-produção), da teoria de Pareto e da metodologia Diamante Duplo. Todas as animações e artes produzidas são combinadas com outras partes do jogo como game design, programação e sonorização, de forma a aliar as vantagens e restrições de cada uma. O projeto também é realizado em um prazo determinado, ditando o caminho e mudanças de algumas soluções técnicas e criativas aqui propostas.

Palavras-chave: Animação, Jogos digitais, Arte 2D, Programação, Game design, Lord Fury, TCC.


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Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo 2D: Animação, game design e sonorização


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Victor Freitas Caramez
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Mônica Stein
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como proposta explicitar o processo de criação, bem como execução de animações em conjunto com game design, além da sonorização para o desenvolvimento de um protótipo de jogo 2D, para a plataforma de PC, no estilo de jogos multijogador local. O projeto possui o objetivo de mostrar a necessidade de se pensar em game design enquanto animador, para a produção de um jogo. A metodologia escolhida para o desenvolvimento do projeto foi a Double Diamond, mostrando-se efetiva e eficiente com relação ao estabelecimento de escopo e organização do fluxo de trabalho no grupo. A relevância do material é a evidente importância, no mercado de jogos, do animador pensar não só na área de animação, mas no processo de criação de games como um todo.

Palavras-chave: Som, Animação, Game designTCC.


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Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo 2D: Game design e concept


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Augusto Kerber 
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Mônica Stein
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como proposta explicitar o processo de criação, e desenvolvimento do game design e concept art de um protótipo de jogo 2D para a plataforma de PC, no estilo de jogos multijogador local. O projeto possui o objetivo de mostrar a necessidade de se pensar em game design enquanto animador, para a produção de um jogo. A metodologia escolhida para o desenvolvimento do projeto foi a Double Diamond, mostrando-se efetiva e eficiente com relação ao estabelecimento de escopo e organização do fluxo de trabalho no grupo. A relevância do material é a crescente necessidade no mercado de jogos do animador pensar não só na área de animação, mas no processo de criação de games como um todo.

Palavras-chave: 2D, Jogos digitais, Game design, Concept art, TCC.


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Criação de Abertura Animada para o Projeto Ana Banana



Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maielle Ramos da Silva
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Mônica Stein
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho refere-se à criação de vinheta de abertura animada para série autoral segundo análise dos métodos de criação de vinheta de abertura de séries de animação brasileiras realizadas dentro de três estúdios de renome nacional. Com o objetivo se obter maiores informações a respeito desta dinâmica, foram entrevistados profissionais em cargos de chefia dos estúdios e organizadas suas falas de acordo com os tópicos que se repetiram, criando, assim, um método de concepção de vinheta de abertura a ser replicado. O método estabelecido foi utilizado como guia para o desenvolvimento da abertura da série Ana Banana, partindo-se de um projeto já desenvolvido que foi repaginado para atender as demandas de mercado.

Palavras-chave: Abertura, Série, Animação 2D, Estúdio de Animação, Direção, TCC.


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