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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

A Transformação da Representação e do Papel das Princesas dos Estúdios Disney


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Lany dos Santos Pereira Cordeiro de Oliveira
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: EBA - Escola de Belas Artes
Orientadora: Ana Mannarino
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como tema principal compreender a transformação da representação e papel das princesas nos longas-metragens de animação de contos de fadas dos estúdios Disney. Teremos como objeto dois filmes da Disney que contém protagonistas femininas de épocas diferentes: a Fase Ouro da Disney (década de 30 a 50), em que será estudado o primeiro filme de animação feito pela Disney (e o primeiro no mundo) a cores e com trilha sonora, contendo uma protagonista feminina, intitulado A Branca de Neve e os sete anões, lançado em 1937; e a Fase atual da Disney (século XXI), onde será mostrado, através do filme Moana - Um Mar de Aventuras lançado em 2016, as mudanças nítidas feitas pela empresa tanto na questão de retratar personagens femininas, como nas mudanças nos temas de suas animações, não vendo mais a presença de castelos ou de pares românticos (príncipes encantados), além da diversidade de estilos artísticos presentes nesses filmes, e uma quebra desse estereótipo da “princesa clássica”. Portanto o objetivo deste trabalho é compreender, através dos filmes citados, de estudiosos do assunto, e de artistas contemporâneos questionadores desses padrões perpetuados por tanto tempo, o papel dessas personagens no imaginário da sociedade ao longo dos anos, e como o papel feminino junto com seus estilos artísticos vão se transformando ao longo do tempo.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Contos de Fadas, TCC.


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O Menino e o Burro: Roteiro para curta metragem de animação


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Danilo Dornelas Silva 
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fernando Souza Gerheim
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O roteiro de "O menino e o burro" é adaptado a partir de uma história real, contada de boca em boca na minha família, ambientada no Sertão da Paraíba no início do século XX. Rafael é um menino taciturno que se transforma ao conhecer Rodete, um burro. A relação dos dois se dá de forma alegórica, celebrando a memória e a cultura do Sertão nordestino. O roteiro busca servir para a produção de um desenho animado inspirado na estética do cordel e da xilogravura.

Palavras-chave: Sertões, Desenho animado, Curta-metragem, TCC.


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Um Contorno da Identidade Negra nos Desenhos Animados: Uma análise sobre produções brasileiras de animação

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Gabriela Gonçalves da Silva
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Faculdade de Educação
Orientador: Reuber Gerbassi Scofano
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como temática principal a representação e representatividade negra nos desenhos animados infantis brasileiros, tendo como objetivo entender o como estão sendo estruturados os(as) personagens negros(as), no quesito personalidade e posicionamento na narrativa. A pesquisa teve como metodologia a análise bibliográfica para embasar os conceitos de indústria cultural, identidade negra, imaginário social, educação informal, entre outros; e de análise de 16 (dezesseis) séries brasileiras de animação que contém em sua narrativa pelo menos um(a) personagem negro(a), sendo 14 (catorze) séries exibidas em emissoras abertas e fechadas, e duas séries exibidas - até o momento - somente na internet. Questões como: papel do personagem, espaço na narrativa, posicionamento e características de personalidades e físicas, são debatidos a fim de compreender se os estereótipos racistas ainda estão sendo difundidos. Conclui-se que, é um número significativo de séries que apresentam pelo menos um(a) integrante negro(a), mas que o protagonismo dos(as) mesmos(as) ainda é escasso. Questões como “quem é negro e quem não é” nas animações, opiniões de criadores e produtores sobre a importância da inserção de personagens negros e negras nessas produções, surgem e abrem possibilidade de extensão da pesquisa. Por fim, pode-se perceber a ligação direta da educação, bem como da pedagogia, nesse processo de construção de conteúdo para as produções audiovisuais que tanto fazem parte do mundo infantil.

Palavras-chave: Desenhos animados e crianças, Identidade negra, Racismo, Animação brasileira, Educação informal, Indústria cultural, TCC.


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Processos de Animação na Produção de um Teaser Comercial Destinado a uma Campanha de Crowdfunding

 


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maurício Rocha Priori
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Luiz Sens
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Confecção de um teaser audiovisual de uma comic crossmídia a fim de ser exibido na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. Serão abordadas três etapas do processo criativo, contemplando pré-produção, produção, e pós-produção, contendo descrições detalhadas das técnicas, ferramentas e métodos utilizados durante a confecção do produto. Os desafios encontrados ao longo do projeto também serão apresentados, com considerações sobre facilidades e dificuldades no tocante à produção.

Palavras-chave: Motion Design, Animação, Quadrinhos, TCC.


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Harmonização Visual: Análise de direcionamento artístico na produção de efeitos especiais 2D

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Luciana Moura Trussardi Siqueira
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andalo
Coorientador: Renan Binda
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O presente projeto visa utilizar-se de conhecimentos em harmonização visual na elaboração de animações de efeitos especiais 2D quadro a quadro,tendo como guia semântico seis séries animadas com direcionamento artístico divergentes entre si.Ao longo do texto é relatado o processo de planejamento e desenvolvimento de sete categorias de efeitos especiais 2D comumente utilizados em produções audiovisuais, demonstrando as observações necessárias para manter estes efeitos dentro de suas respectivas linguagens visuais, introduzindo abordagens para alcançar as diferentes padronizações sob a mesma categoria de efeito. Também contempla um showreel com efeitos animados resultante das observações apontadas na leitura, convidando leitores a utilizar o projeto como material de estudo em futuros exercícios de animação de efeito 2D frame a frame para complementar a produção.

Palavras-chave: Efeitos 2D quadro a quadro, Direção de arte, Animação, Harmonização visualTCC.


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