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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Um Contorno da Identidade Negra nos Desenhos Animados: Uma análise sobre produções brasileiras de animação

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Gabriela Gonçalves da Silva
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Faculdade de Educação
Orientador: Reuber Gerbassi Scofano
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como temática principal a representação e representatividade negra nos desenhos animados infantis brasileiros, tendo como objetivo entender o como estão sendo estruturados os(as) personagens negros(as), no quesito personalidade e posicionamento na narrativa. A pesquisa teve como metodologia a análise bibliográfica para embasar os conceitos de indústria cultural, identidade negra, imaginário social, educação informal, entre outros; e de análise de 16 (dezesseis) séries brasileiras de animação que contém em sua narrativa pelo menos um(a) personagem negro(a), sendo 14 (catorze) séries exibidas em emissoras abertas e fechadas, e duas séries exibidas - até o momento - somente na internet. Questões como: papel do personagem, espaço na narrativa, posicionamento e características de personalidades e físicas, são debatidos a fim de compreender se os estereótipos racistas ainda estão sendo difundidos. Conclui-se que, é um número significativo de séries que apresentam pelo menos um(a) integrante negro(a), mas que o protagonismo dos(as) mesmos(as) ainda é escasso. Questões como “quem é negro e quem não é” nas animações, opiniões de criadores e produtores sobre a importância da inserção de personagens negros e negras nessas produções, surgem e abrem possibilidade de extensão da pesquisa. Por fim, pode-se perceber a ligação direta da educação, bem como da pedagogia, nesse processo de construção de conteúdo para as produções audiovisuais que tanto fazem parte do mundo infantil.

Palavras-chave: Desenhos animados e crianças, Identidade negra, Racismo, Animação brasileira, Educação informal, Indústria cultural, TCC.


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