Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Concept Art na Webcomic Unspoken

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rodrigo Clark Rossi
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo aborda o processo do uso de métodos de concept art praticados na indústria de jogos e animações, aplicadas no contexto da webcomic animada Unspoken. As características da mídia de histórias em quadrinhos ganham novas complexidades de linguagem na inserção de elementos animados a história. Dessa forma, a partir da análise dos métodos executados por outras indústrias de entretenimento, foi possível constatar que seus processos se mostraram adequados e eficientes em atender as demandas específicas de uma webcomic.

Palavras-chave: Animação, Concept Art, Histórias em Quadrinhos, Webcomic, TCC.


Abstract
This article covers the process of the use of concept art methods practiced in videogames and animation industries, applied in the context of the animated webcomic Unspoken. The characteristics of the comic book media obtain new language complexities through the introduction of animated elements to the story. Therefore, from the analysis of methods practiced in other entertainment industries, it was possible to verify that their process proved to be adequate and efficient in meeting the specific demands of a webcomic.

Para o texto completo, clique aqui!

Desenvolvimento de animação 3D para videoclipe musical

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Thiago Sylvestre Simm
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento da produção de um clipe musical produzido em animação 3D. São abordados os processos de pré-produção, produção e pós-produção da obra, bem como métodos para o redução de custo de produção e rapidez do projeto, além de justificar decisões de distribuição do produto e funcionalidade de recursos 3D em um videoclipe. A obra elaborada é chamada Icarus, e é uma animação de fantasia.

Palavras-chave: Animação 3D, Videoclipe, Produção, TCC.


Abstract
This article presents the development of the production of a 3D animated music video. It addresses the pre-production, production and post-production processes of the work, as well as methods for making the project cheaper and faster, in addition to justifying product distribution decisions and functionality of 3D resources in a video clip. The work created is called Icarus, and it is a fantasy animation.

Para o texto completo, clique aqui!

Webcomic Unspoken: O narrador não confiável nos quadrinhos digitais

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marco Antônio Lima Porto
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
A figura do narrador não confiável é uma que persevera através de muitas obras culturalmente significativas desde que sua definição surgiu em meados do século XX; agora, com esse conceito sendo traduzido para outras mídias, diferentes formas de representar tal figura surgem. Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades criativas e narrativas de aplicação do narrador não confiável em webcomics animadas, a partir do projeto do autor, Unspoken.

Palavras-chave: Webcomic, Animação, Narrador não-confiável, TCC.


Abstract
The Unreliable Narrator is a figure present in many culturally significant works since its definition in mid 20th century; now, with such concept being brought into other media, different ways of representing the unreliable narrator emerge. This article searches to analyze the creative and narrative possibilities of representing the unreliable narrator in animated webcomics, using as example the author’s project, Unspoken.

Para o texto completo, clique aqui!

Project Ártemis: Criação de abertura animada como apresentação de uma série

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Lucas Galvagni Benelli
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Vinhetas de abertura são peças audiovisuais introdutórias e servem como apresentação do produto que virá a seguir. As vinhetas de séries animadas parecem apresentar algumas especificidades e esse artigo visa discutir as possibilidades criativas de uma abertura para a série animada Project Ártemis, considerando as possibilidades e restrições de "diálogo" entre o produto e sua vinheta de apresentação, especialmente no caso de um produto animado. Como resultado, foi verificado que a abertura acompanha aspectos estéticos e semânticos da série, utilizando cenas e estilos gráficos da própria série.

Palavras-chave: Animação 2D, Abertura, Série, Vinheta, TCC.


Abstract
Opening vignettes are introductory audiovisual pieces and serve as a presentation of the product that will follow. The vignettes of animated series seem to present some specificities and this article aims to discuss the creative possibilities of an opening for the animated series Project Artemis, considering the possibilities and restrictions of "dialogue" between the product and its presentation vignette, especially in the case of an animated product. As a result, it was found that the opening follows the series' aesthetic and semantic aspects, using scenes and graphic styles from the series itself.

Para o texto completo, clique aqui!

Esoteria: A semiose do teaser

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Vit Duarte
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
O artigo utilizará o conceito de paratextos, elementos relacionados a outros textos que desempenham a função de legitimação textual, com o objetivo de analisar o trailer audiovisual da série televisiva animada Esoteria e apresentar como os elementos paratextuais presentes dialogam com o texto principal da série em si.

Palavras-chave: Trailer, Animação, Esoteria, Paratexto, TCC.



Para o texto completo, clique aqui!