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Construindo Medea: Animação e tecnologias digitais no Brasil


Dissertação de Mestrado

Nome: Alessandro Ribeiro Corrêa
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Programa: Programa de Pós-Graduação em Multimeios, Instituto de Artes
Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
Ano: 2017
País: Brasil


Resumo
A partir da construção de um trabalho audiovisual em animação digital 2D, intitulado Medea, inspirado na peça de teatro de Eurípedes, a pesquisa aqui apresentada pretende refletir sobre a produção de animações construídas fora do mercado oficial ou indústria de cinema e TV no Brasil, bem como sua possível relação com as tecnologias digitais que se desenvolveram e popularizaram a partir da década de 1990. O trabalho tem como base, além da pesquisa bibliográfica, entrevistas com animadores e produtores de festivais, análise de casos e visita a estúdios. O objetivo é investigar a produção de animações no cenário nacional atual e o possível papel exercido pelos programas de computador, redes sociais, internet, etc., partindo do ponto de vista e experiências dos envolvidos na produção dessas animações.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Arte e tecnologia, Arte digital, Dissertação.

Abstract
Based on the construction of an audiovisual work in 2D digital animation, entitled Medea, inspired by Euripides famous play, the research here presented aims to reflect on the production of animations built outside the official market or the film and TV industry in Brazil, as well as its possible relation with the digital technologies that have developed and popularized since the 1990s. Besides the bibliographical research, the work is based on interviews with animators and producers of festivals, case analysis and visits to studios. The objective is to investigate the production of animations in the current national scenario and the possible role played by computer programs, social networks, internet, etc., starting from the point of view and experiences of those involved in the production of these animations.

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A Vida Animada: (Re)construções do mundo histórico através do documentário animado


Tese de Doutorado

Nome: Jennifer Jane Serra
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Programa: Programa de Pós-Graduação em Multimeios, Instituto de Artes
Orientador: Marcius Cesar Soares Freire
Ano: 2017
País: Brasil


Resumo
Através de uma análise crítica e reflexiva da produção contemporânea de documentários animados no Brasil e no mundo, este trabalho apresenta um entendimento sobre as potencialidades do uso de animação em narrativas não ficcionais e as contribuições do documentário animado para os debates do campo do cinema documentário. Para tanto, o ponto de partida da pesquisa foi a observação de que o hibridismo entre animação e documentário promove uma tensão proveniente da contrariedade entre esses dois formatos cinematográficos, uma vez que eles são duas formas narrativas tradicionalmente entendidas como opostas. Ao mesmo tempo que essa tensão torna o documentário animado um objeto estranho, especialmente ao campo do documentário, ela confere a esse tipo de produção uma potência narrativa relacionada a como ele desafia os conceitos mais ortodoxos de filme documentário. Além disso, o documentário animado apresenta maneiras pouco convencionais de se documentar aspectos do mundo, ampliando os recursos narrativos do cinema documentário. Este trabalho buscou também investigar o documentário animado a partir da abordagem semiopragmática do filme, proposta pelo teórico Roger Odin, analisando as particularidades de uma leitura fílmica documentarizante colocada em ação por um filme de animação. Dessa forma, nosso trabalho apresenta como o documentário animado pode documentar de uma maneira diferente ao fazer uso de imagens animadas e de estratégias narrativas que são próprias do cinema de animação e que não são comuns a filmes documentários

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Documentário (Cinema), Documentário animado, Tese.

Abstract
This work presents an understanding about the potentialities of using animation in nonfiction narratives and the animated documentary¿ contributions for the discussions in documentary cinema by performing a critical and reflexive analysis of the contemporary animated documentary¿s production in Brazil and worldwide. The starting point of our analysis is the observation that the hybridization between animation and documentary promotes a tension arising from the contrariety between these two cinematographic formats since they are two narrative forms traditionally understood as opposites. While this tension makes animated documentary a foreign object especially in the field of documentary, it gives this kind of production a narrative power related to how it challenges the more orthodox concepts of documentary film. In addition, the animated documentary features unconventional ways of documenting aspects of the world, expanding the documentary filmmaking¿s narrative tools. We also seek to investigate the animated documentary from the Semio-pragmatic approach of the film, proposed by theorist Roger Odin, analyzing what kind of documentarizing reading is put into action by an animated film. In conclusion, our work presents how the animated documentary can document in a different way by using animated images and typical narrative strategies from animation, which are not common in documentary films.

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Modelagem e Animação para Análise de Espaços em Projetos Não Construídos


Artigo Acadêmico

Autores: Wilson Florio, Ana Tagliari
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Publicado em: PARC : pesquisa em arquitetura e construção, Vol. 7, no. 2 (June, 2016), p. 61-74
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa, realizada entre os anos de 2012 e 2015, investigou doze projetos não construídos do arquiteto Vilanova Artigas por meio de modelagem paramétrica e animação. A análise a partir da animação permitiu visualizar a conexão espacial entre diferentes ambientes durante o percurso virtual. Neste texto o foco reside nos procedimentos metodológicos adotados para a análise dos espaços dos projetos selecionados. O artigo está estruturado em três tópicos. O primeiro pormenoriza o critério de seleção dos projetos, assim como os procedimentos metodológicos relativos à modelagem geométrica e paramétrica, com o auxílio do Rhinoceros e do Grasshopper. No segundo tópico são explicitados os conceitos sobre os tipos de simulações, as subetapas do processo de simulação de espaços internos no programa 3D Max, bem como a produção das animações. No terceiro tópico é realizada uma discussão sobre as dificuldades e descobertas inesperadas ocorridas durante a investigação, e os resultados obtidos. A contribuição original do artigo reside na investigação de projetos pouco estudados, assim como os procedimentos metodológicos de análise de espaços internos, que envolvem a interpretação por desenhos e simulações amparados pelas novas tecnologias digitais.

Palavras-chave: Modelagem, Simulação, Animação, Percepção, Vilanova Artigas, Artigo Acad.



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A Imagem das Crianças e Bebês em Animações Indicadas ao Oscar


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Caroline Letícia Dias
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Faculdade de Educação.
Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
Ano: 2015
País: Brasil


Resumo
Tendo em vista o aumento da mídia e o que proporcionou um maior alcance a todos, minha pesquisa visa analisar a imagem de crianças e bebês que as animações indicadas ao Oscar transmitem ao telespectador, já que estas possuem como público alvo os mesmos. No qual, faço um enfoque histórico, tendo como base Ariès (1960), para discutir como foi o desenvolvimento da construção da infância, mostrando também a importância da imagem e o impacto que ela carrega consigo. Abordarei ainda, a imagem de criança e bebê, nos estudos pré-sociológicos, tendo como base, principalmente, a tese da Tebet (2013). Por fim, apresentarei minha análise das animações selecionadas, e qual a imagem de crianças (e bebês) que mais aparecem, como também gênero e raça.

Palavras-chave: Crianças, Imagem, Animação (Cinematografia), TCC.


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Curta Musical Animado Integrando Técnicas 2D e 3D: Desenvolvimento visual 2D e 3D

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marina Matias Gomes
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo tratará sobre a pré-produção, produção e pós-produção do curta metragem animado “Mountains”, uma animação híbrida 2D e 3D, relatando sobre o desenvolvimento visual da obra por meio de documentação, com objetivo explorar os processos visuais de uma animação híbrida. Tendo como resultado uma animação híbrida de dois minutos.

Palavras-chave: Animação 2D, Animação 3D, Curta-metragem, Animação híbrida, Desenvolvimento visual, Render, TCC.


Abstract
This article will deal with the pre-production, production and post-production of the animated short film “Mountains”, a 2D and 3D hybrid animation, reporting on the visual development of the work through documentation, in order to explore the visual processes of an animation hybrid. Resulting in a two-minute hybrid animation.

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