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Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Curta-metragem para Livro Infantil Multimodal


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Veronica Lorraine Oliveira de Paulo
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Cristina Colombo Nunes
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
O artigo que segue trata de produção de um curta-metragem animado sobre um recorte do livro multimodal A Lenda do Caldeirão Esburrassante. Nele são explorados os motivos que justificam a produção de um curta onde são aplicados os princípios da animação e sua aplicação para falar de temas complexos no universo infantil contemporâneo, bem como compreender a produção completa de uma animação desde a pré-produção, produção e até mesmo sua pós-produção. Para o desenvolvimento deste projeto de concepção do curta-metragem, foi definida uma metodologia de produção.

Palavras-chave: Animação, Curta-animado, Livro multimodal, Conto, TCC.


Abstract
The following article describes the production of an animated short-film, considering a snippet of the multimodal book “A Lenda do Caldeirão Esburrassante”. In the present work, the basis for the production of a short-film are looked into in details. The principles of animation are also considered as well as its applicability for dealing with complex discussions in the matter of the contemporary childhood universe. Besides, it makes sense of the steps to produce an animation since its pre to its post-production. A production methodology was established for the developing of this project to make the short-film referred to.

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Processo de Concept Art para Personagens de Jogos em Direções de Arte Distintas

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Alexandre Mendes Cardoso
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Monica Stein
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo aborda o processo do uso de métodos de concept art praticados na indústria de jogos e Este artigo aborda o processo de arte de conceito, concept art, para personagens de três projetos de jogos com direção de arte distintas. São abordadas as justificativas para os três projetos diferentes, além dos processos de pré-produção, produção e pós produção, explicando os motivos técnicos da ordem de cada etapa do processo e os motivos da escolha de certos aspectos. Os projetos desenvolvidos foram, Avell, Lucien e Maeve. Sendo Avell um personagem para um jogo de PC, tendo como referência inicial o jogo “League of Legends” da empresa Riot Games. Lucien é um personagem para um jogo de celular, tendo como referência inicial o jogo “Brawl Stars” da empresa SuperCell. E Maeve é uma personagem para um jogo de console, tendo como referência inicial o jogo “Dark Souls” da empresa FromSoftware.

Palavras-chave: Animação, Concept Art, Jogos, Personagem, Direção de Arte, TCC.


Abstract
This article addresses the concept art process, for characters from three game projects with different art direction. The justifications for the three different projects are discussed, in addition to the pre-production, production and post-production processes, explaining the technical reasons for the order of each step and the reasons for choosing certain aspects. The projects developed were Avell, Lucien and Maeve. Being Avell a character for a PC game, having as an initial reference the game “League of Legends” from Riot Games. Lucien is a character for a mobile game, having as an initial reference the game “Brawl Stars” by the company SuperCell. And Maeve is a character for a console game, having as an initial reference the game “Dark Souls” from Riot Games.

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Pinturas Animadas: Preparação de imagem e processo de animação

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Guevara Izolani
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo demonstra um método de produção de pinturas digitais animadas, utilizando os programas Photoshop e After Effects. Além disso, inclui uma análise de materiais explicativos produzidos em vídeo, Dessa análise, criou-se uma metodologia em quatro etapas: definição dos elementos que serão animados; edição da imagem; realização das animações; e adição de efeitos de partícula e movimentos de câmera. E então, o processo é demonstrado por meio da aplicação deste na criação de uma pintura animada.

Palavras-chave: Animação, Pintura, TCC.


Abstract
This article demonstrates a method of producing animated digital paintings using Photoshop and After Effects. In addition, it includes an analysis of explanatory materials produced in video. From this analysis, a methodology was created in four stages: definition of the elements that will be animated; image editing; realization of animations; and adding particle effects and camera movements. And then, the process is demonstrated by applying it to create an animated painting.

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Curta Animado Baseado em uma Música Pré-Existente: Desenvolvimento de animação híbrida 2D e 3D


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ana Flávia Albano Soncini
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo tratará sobre a pré-produção, produção e pós-produção do curta metragem animado “Mountains”, uma animação híbrida 2D e 3D baseado em uma música pré-existente, relatando o processo criativo da criação da narrativa e o desenvolvimento visual da obra por meio de documentação, com o objetivo de explorar os processos visuais de uma animação baseada em música pré-existente. Tendo como resultado uma animação híbrida de dois minutos.

Palavras-chave: Animação 2D, Animação 3D,  Render, Música, Narrativa Audiovisual, TCC.


Abstract
This article will deal with the pre-production, production and post-production of the animated short film “Mountains”, A 2D and 3D hybrid animation based on a pre-existing song, reporting on the narrative and visual development of the work through documentation, in order to explore the visual processes of an animation based in a pre-existing song. Resulting in a two-minute hybrid animation.

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O Corpo Feminista e Animado: As representações dos gêneros nos filmes de animação feministas da década de 1970 de Monique Renault


Dissertação de Mestrado

Nome: Fernanda Resende Serradourada
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Programa: Programa de Pós-Graduação em Multimeios, Instituto de Artes
Orientador: Marcius César Soares Freire
Ano: 2017
País: Brasil


Resumo
Monique Renault foi uma das animadoras pioneiras no cinema de animação feminista na Europa. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as representações dos gêneros nos filmes animados e feministas da artista, realizados durante a década de 1970. São eles: Psychoderche (1972), À la vôtre (1974) e Swiiss Graffitti (1975). Nestes, os debates sobre o corpo, bem como alguns dos seus agentes tradicionais e transgressores dentro do cinema, foram os principais vetores das análises efetuadas. Questões como que masculinidades, feminilidades e seus estereótipos operam sobre esses corpos, quais são seus agentes transgressores e como as singularidades das técnicas animadas podem apontar para a criação de diferentes corpos e formas dentro do cinema foram levantadas.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia),Feminismo, Representação cinematográfica, Corpo humano no cinema, Dissertação.

Abstract
Monique Renault was one of the pioneers in animated and feminist films in Europe. The main objective of the research was to analyze the depictions of genders in the animated and feminist films of the artist, made during the 1970s. These films are: Psychoderche (1972), À la vôtre (1974) and Swiiss Graffitti (1975). The body was the main vector of the analyzes, as well as its traditional and transgressors agents within the cinema. The main issues raised were: what are the masculinities, feminities and stereotypes that operate on these bodies? What are your transgressing agents? And how do the singularities of animated technique point to the creation of diferent bodies and forms within the cinema?

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