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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Corpo Feminista e Animado: As representações dos gêneros nos filmes de animação feministas da década de 1970 de Monique Renault


Dissertação de Mestrado

Nome: Fernanda Resende Serradourada
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Programa: Programa de Pós-Graduação em Multimeios, Instituto de Artes
Orientador: Marcius César Soares Freire
Ano: 2017
País: Brasil


Resumo
Monique Renault foi uma das animadoras pioneiras no cinema de animação feminista na Europa. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as representações dos gêneros nos filmes animados e feministas da artista, realizados durante a década de 1970. São eles: Psychoderche (1972), À la vôtre (1974) e Swiiss Graffitti (1975). Nestes, os debates sobre o corpo, bem como alguns dos seus agentes tradicionais e transgressores dentro do cinema, foram os principais vetores das análises efetuadas. Questões como que masculinidades, feminilidades e seus estereótipos operam sobre esses corpos, quais são seus agentes transgressores e como as singularidades das técnicas animadas podem apontar para a criação de diferentes corpos e formas dentro do cinema foram levantadas.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia),Feminismo, Representação cinematográfica, Corpo humano no cinema, Dissertação.

Abstract
Monique Renault was one of the pioneers in animated and feminist films in Europe. The main objective of the research was to analyze the depictions of genders in the animated and feminist films of the artist, made during the 1970s. These films are: Psychoderche (1972), À la vôtre (1974) and Swiiss Graffitti (1975). The body was the main vector of the analyzes, as well as its traditional and transgressors agents within the cinema. The main issues raised were: what are the masculinities, feminities and stereotypes that operate on these bodies? What are your transgressing agents? And how do the singularities of animated technique point to the creation of diferent bodies and forms within the cinema?

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