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Tradição, Arte e Universidade: Um olhar para a brasilidade através do cinema de animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: João Pedro Felipe Silva
Instituição: UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Programa: Curso de Artes Visuais
Orientador: Wilson Antonio Lazaretti
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Movido por temáticas impulsionadas a partir de experiências em oficinas, pesquisas de iniciação científica e trabalhos envolvendo diferentes olhares e estilos, as tradições culturais brasileiras e a relação entre a universidade e o Cinema de Animação, o projeto experimental visa o campo prático da pesquisa em Artes Visuais tendo como objetivo compreender o processo de criação e produção de um curta-metragem de animação dentro da graduação, a partir do compartilhamento entre diferentes áreas do conhecimento artístico, científico e sociocultural. Para isso, utiliza-se a poética pessoal desenvolvida ao longo da graduação em Artes Visuais, no que diz respeito a linguagem da animação realizada com traços autorais, para dialogar com as memórias tradicionais brasileiras do artista, criando um elo entre o passado e o presente, teoria e prática, o imaginário e o real, à medida que também aproximam os conteúdos produzidos pela comunidade científica com a sociedade, valorizando a animação como linguagem informativa, poética, acadêmica e sociocultural.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Cultura popular - Brasil, Usos e costumes, Arte nas universidades e faculdades, TCC

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Síntese de Animação Facial Expressiva Baseada em Modelos Ocultos de Markov

Dissertação de Mestrado


Nome: Silvano Ressurreição de Jesus Filho
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Orientadora: Paula Dornhofer Paro Costa
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Agentes conversacionais virtuais, ou talking heads, são representações em vídeo da face de um agente virtual, que simulam a fala de um interlocutor humano. São uma poderosa ferramenta de interface computacional, com potencial para tornar interações mais naturais e atraentes. Nesse contexto, o campo de Síntese de Animação Facial lida com a geração automática de vídeos de um agente virtual, a partir de um texto arbitrário ou de áudio produzido previamente. Em sistemas de síntese de animação baseados em texto, o desafio técnico pode ser separado em duas etapas: geração de trajetórias de articulação labial e demais movimentações faciais a partir de uma sequência de fonemas, e conversão dessas trajetórias em sequências de imagens finais. Este trabalho foca na primeira etapa. Um sistema, baseado em modelos ocultos de Markov, capaz de gerar trajetórias de movimentações a partir de textos arbitrários é descrito e avaliado. A implementação é realizada para o Português do Brasil e a modelagem leva em consideração a expressividade do agente, sendo capaz de gerar trajetórias para diferentes emoções. A abordagem de modelagem de variancia do sinal é utilizada pra reduzir o efeito de sobreamortecimento.

Palavras-chave: Computação gráfica, Animação por computador, Expressão facial - Simulação por computador, Modelos markovianos ocultos, Dissertação.


Abstract
Virtual conversational agents, or talking heads, are a powerful computer interface tool that simulates human speech, potentially making computer interactions more natural and engaging. The Visual Speech Synthesis field deals with automatic generation of videos of virtual agents, from generic text or audio. For text-based visual speech synthesis, the technical challenge can be split in two parts: the automatic generation of trajectories of attributes that describe visual speech from sequenes of phonemes, and the rendering of those trajectories into actual videos. This research focus on the first problem. We describe a Hidden Markov Models based system for the synthesis of visual attributes for Brazilian Portuguese. We also explore the inclusion of contextual expressive information and the modelling of variance to improve the quality of the generated trajectories.


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Heart Station: O uso de tecnologias de baixo custo na produção de uma animação tridimensional

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ronaldo de Barros Lima Júnior
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Manoel Alcoforado Guedes Neto
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Durante sua evolução, a animação fez uso de diversas técnicas desenvolvidas para outras áreas de pesquisa. Iniciando com tecnologias onde apenas especialistas poderiam usar, graças a essa melhora em conjunto com o computador pessoal, o uso de novas tecnologias com baixo custo chegou ao usuário doméstico e às pequenas produções visuais. Sabendo disto, neste trabalho serão analisadas e testadas algumas dessas novas tecnologias voltadas para animação. Focando na animação tridimensional, primeiramente será apresentação da evolução da tecnologia voltada para animação, depois apresentadas as etapas necessárias para o desenvolvimento de uma e finalmente a apresentação das novas tecnologias. Posteriormente, com uso de uma metodologia, foi desenvolvido um pré-projeto que visa servir de base para as etapas projetuais onde essas novas tecnologias podem ser aplicadas.

Palavras-chave: Animação por computador, Produção, Tecnologia, Custo, TCC

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Ensaio Sobre a Solidão

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Andrea Silva Neto
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Cinema e Audiovisual
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho consiste em um curta-metragem, no formato animação de colagem, intitulado "Ensaio sobre a Solidão", em que é abordado o tema da solidão na velhice. A animação retrata um dia na vida de um idoso que vive sozinho e enfrenta fantasmas em seu próprio inconsciente, através da linguagem surreal proporcionada pela animação de colagem, na qual se utiliza de recortes de fotografias para produzir absolutamente qualquer coisa.

Palavras-chave: Animação, Animação de Colagem, Animação de recorte, TCC

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Animação Seriada Pernambucana: História, financiamento e distribuição

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Tiago de Jesus Santos Costa
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Cinema e Audiovisual
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
No começo dos anos 2010, o lançamento do “Mundo Bita” dá início a um mercado de produção de séries de animação em Pernambuco. Ao longo da década, este setor se desenvolveu, com o surgimento ou aderência de novas produtoras, que expandiram o contingente de realizações no estado. Com verbas em maioria públicas, a existência de políticas culturais de incentivo à produção audiovisual brasileira foi essencial nesse processo. Também, legislações como a Lei 12.485, que ao determinar a obrigatoriedade de cotas de exibição de programação nacional em canais por assinatura, estimulou a demanda por conteúdo produzido no país. No entanto, ainda há problemas nos processos de fomento, execução e comercialização dessas obras. Nesta monografia, pretende-se abordar a estrutura desse mercado de animação seriada pernambucana, observando sua história e examinando quais as produtoras e produções em curso, atentando-se, principalmente, a questões de financiamento e distribuição. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica acerca da história da animação no Brasil, das estruturas da televisão brasileira e das políticas audiovisuais vigentes no país. Também, pesquisa exploratória, consultando profissionais da indústria.

Palavras-chave: Animação, Séries de animação, Animação seriada pernambucana, Audiovisual pernambucano, Mundo bita, TCC

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