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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Quando o Ogro Vira Príncipe e a Princesa Vira Ogra: análise do discurso em Shrek

Dissertação de Mestrado

Nome: Adielson Ramos de Cristo
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Orientador: Lícia Maria Bahia Heine
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo
Nosso trabalho alicerça-se no escopo teórico da Análise de Discurso Francesa, mais especificadamente, nos trabalhos desenvolvidos pelo analista de discurso francês Dominique Maingueneau (2004a, 2004b, 2006a, 2006b, 2008a, 2008b), nos quais ele disserta sobre a cena de enunciação, o ethos discursivo e os gêneros de discurso. Assim, a referida dissertação objetiva analisar os modos de construção do ethos no filme Shrek (PDI/DreamWorks, 2001), pretendendo discutir sobre as formas das representações discursivas do monstro nesse conto de fadas contemporâneo. Além disso, pretendemos estabelecer uma discussão acerca dos contos de fadas, uma vez que nosso corpus pertence a esse gênero. Sabemos que nos contos de fadas tradicionais, os monstros sempre foram representados como símbolo de maldade, feiúra etc, no entanto, no filme Shrek (PDI/DreamWorks, 2001), há uma (re)significação da figura do monstro (ogro), apresentado como um ser bondoso, heróico e corajoso, sendo, portanto, uma representação que o coloca no lugar antes reservado exclusivamente às fadas, aos príncipes e às princesas. Outrossim, ao empreendermos a discussão sobre os gêneros de discurso, defendemos a transmutação dos contos de fadas tradicionais para os contos de fadas cinematográficos, ressaltando os elementos que contribuem para o surgimento desse novo gênero.

Palavras-chave: Análise do discurso, Contos de fadas, Discurso, Ethos discursivo, Discourse analysis, Discourse, Discursive ethos, Fairy tales, Dissertação.

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Legendando Raccoon & Crawfish: proposta de estudo do processo criativo de uma legendagem fílmico e de edição genética

Dissertação de Mestrado

Nome: Sirlene Ribeiro Góes
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Orientador: Sílvia Maria Guerra Anastácio
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Diante da carência metodológica que embase o estudo genético de manuscritos digitais, o presente trabalho propõe-se a analisar o processo de criação das legendas do filme Raccoon & Crawfish (2007) a fim de propor uma interpretação possível desse percurso criativo e uma edição genética vertical digital do dossiê relacionado à legendagem fílmica mencionada. Uma vez que tal processo deu origem a um dossiê constituído apenas por documentos digitais, buscou-se: refletir sobre os novos horizontes que documentos dessa materialidade abrem para os estudos do processo; apresentar possibilidades para o resgate dos rastros escriturais de obras criadas em computador; e experimentar, com as necessárias adaptações, princípios metodológicos de análise, descrição e transcrição para estudo de manuscritos autógrafos digitais. Para a análise do processo criativo da legendagem do filme Raccoon & Crawfish, contou-se com a articulação entre a referência teórico-metodológica da crítica genética e os estudos de tradução audiovisual (TAV), modalidade legendagem. Por fim, foi elaborada uma edição genética vertical digital, em prezi, que visa a divulgação, online e em DVD, do processo criativo em estudo. Tal edição é composta, principalmente, pelos documentos de processo gerados na legendagem; pela análise feita sobre o percurso genético; e pelas transcrição e descrição dos documentos digitais do referido processo em apreço.

Palavras-chave: Crítica Genética, Legendagem, Manuscrito digital, Edição, Dissertação.

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Roteiro de um Episódio Piloto para Série de Animação do Gênero Distopia, Pensado Para o Público Jovem Adulto, Intitulado Cidade Cinza

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Lara Carolina Miranda Silva
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: Marcelo Monteiro Costa
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção de título de Bacharel no curso de Graduação Comunicação com Habilitação em Produção em Comunicação e Cultura. O TCC consiste na criação de um produto acompanhado de um memorial com o objetivo de desenvolver um: Roteiro de um Episódio Piloto para Série de Animação do Gênero Distopia, pensado para o Público Jovem Adulto, intitulado Cidade Cinza. O memorial, por sua vez, apresenta os conceitos teóricos e criativos por trás da série apresentada.

Palavras-chave: Roteiro, Audiovisual, Série, Animação, Distopia, Panóptico, Jovem Adulto, TCC

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Macunaíma em Motion Comic

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Samuel Lincoln Gonçalves Silva
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Midias Digitais
Orientador(a): Mara Franklin Bonates
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Em meados do início do Século XXI surgiu um gênero híbrido de história em quadrinhos e animação, chamada de Motion Comic. Esse gênero possui suas características próprias e proporcionando uma nova experiência à leitura de quadrinhos. Tendo em vista essa nova forma de experiência audiovisual, este trabalho visa fundamentar o que é um Motion Comic abordando alguns conceitos de quadrinhos e de animação, e assim, relatar todo o processo de criação de um Motion Comic baseada em uma história em quadrinhos, história em quadrinhos essa que foi adaptada de um livro da literatura brasileira. A obra escolhida trabalhada nesse relatório foi “Macunaíma em quadrinhos” de Angelo Abu e Dan X, uma adaptação do livro “Macunaíma” de Mario de Andrade, obra essa da primeira fase do modernismo na literatura brasileiro. O devido trabalho tem o intuito de incentivar a cultura brasileira e despertar o interesse de leitura de obras da cultura local. Dessa forma, serão detalhados os procedimentos para incentivar novos criadores de Motion Comics de obras da literatura brasileira. O vídeo que foi produzido como resultado do Motion Comic pode ser conferido acessando o seguinte link: https://youtu.be/5V1TvpCmCBo.

Palavras-chave: Motion Comic, História em quadrinhos, Literatura brasileira, TCC

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Move.CSS : uma biblioteca de componentes web utilizando motion design em interfaces de usuário

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Brendon Nogueira Girão
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Design Digital
Orientador(a): Victor Aguiar Evangelista de Farias
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O motion design tem sido cada vez mais presente no repertório de criação de designers e desenvolvedores, graças a sua eficiência no que se refere à comunicação visual. Entretanto, o trabalho de desenvolver uma interface animada não é trivial. Este trabalho descreve o processo de concepção e desenvolvimento de uma biblioteca de componentes web que busca auxiliar desenvolvedores no uso de princípios de motion design em interfaces de usuário. Como resultado, o trabalho obteve a Move.CSS, uma biblioteca que disponibiliza trechos de código prontos para criação de componentes de interface de usuário com animações condizentes às suas funcionalidades e estados no sistema.

Palavras-chave: Animação por computador, Interface gráfica com usuário, sistemas de computação, Frameworks, programa de computador, TCC

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