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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Animação e Diversidade: Gênero trans e arte Sudaca – aquarelando com pigmentos naturais para além do azul e do rosa

 

Dissertação de Mestrado


Nome: Janayna Medeiros Pinto Santana
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Arte Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientadora: Rosa Maria Berardo
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
Você, leitora ou leitor, considere esse texto como um ensaio no qual trago parte das minhas inquietações e experimentações de uma pesquisa em arte, a qual tem por diferencial o foco na confecção de imagens conceituais que ilustram um roteiro para uma animação cujas imagens foram aquareladas com pigmentos naturais. A proposta consiste em desenvolver, a partir do tema LGBTQI+, um roteiro de animação, até a produção de desenhos manuais aquarelados com pigmentos naturais que o representem visualmente. Trata-se de uma construção teórico-metodológica do tecer, que se dá através de tal método nas linguagens escrita e audiovisual até a elaboração de um produto final: Busco um documentário sobre o processo de criação dessas imagens que ilustram o meu roteiro em uma versão para um storyboard. A proposta se estrutura em torno da protagonização da história por uma personagem trans (mulher/menina), em nome de uma arte sudaca, que busca romper com os paradigmas ideológicos de uma cultura ocidental hegemônica, que apresenta as diferenças em corpos estigmatizados, violentados e silenciados. Busco dialogar com o lugar, o Cerrado, e a reexistência desse bioma diante de uma cultura agropecuária que o devasta por ambição, em nome da alimentação e da manutenção da sociedade. Quanto ao Cerrado, trato da sua exploração da sua diversidade natural quanto à paleta de cores a serem estampadas em aquarelas, pois clamo por uma política de identidades e do lugar. Destaco também, nesse “emaranhado” de discussões, a importância de se abordar temas atuais e polêmicos, como a reexistência de pessoas trans e o enfrentamento à violência ao grupo LGBTQI+, problematizando, em conjunto, a reexistência do bioma Cerrado, destacando-o em sua pluralidade.

Palavras-chave: Animação, LGBTQI+, Arte Sudaca, Pigmentos naturais, Pesquisa em artes, Dissertação.

Abstract
You, reader or reader, consider this text as an essay in which I bring part of my concerns and experiments from research in art, which has as a differential the focus on making conceptual images that illustrate a script for animation, which were watercolored with natural pigments. The proposal consists of developing, under the theme LGBTQI +, an animation script, until the production of watercolored manual drawings with natural pigments that represent it visually. It is projected through the theoretical-methodological construction of weaving, to take place through such a method in written and audiovisual language, to the elaboration of a final product, being a documentary about the process of creating these images that illustrate my script in a version for a storyboard. The proposal is structured around the protagonism of history by a trans character (woman / girl), in the name of a Sudanese art, which seeks to break with the ideological paradigms of a hegemonic western culture, which presents the differences in stigmatized, violated and silenced. Dialoging with the place, the Cerrado, and the re-existence of this biome in the face of an agricultural culture that devastates it out of ambition, in the name of food and the maintenance of society. I sought to explore its natural diversity in terms of its color palette to be printed in watercolors, where I come to call for a policy of identities and place. In a “tangle” of relevant discussions, the fact of the emergency in dealing with current and controversial issues, such as the re-existence of trans people and the confrontation of violence to the LGBTQI + group, stands out and together problematize the re-existence of the Cerrado biome, highlighting it o in its plurality.

Keywords: Animation, LGBTQI+, Sudaca art, Natural pigments, Art based research.



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A Construção do Grotesco em O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maria Costa Dourado
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: José Benjamim Picado
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem o intuito de analisar o conceito de grotesco, seus efeitos e funções aplicados a narrativa audiovisual de animação O Estranho Mundo de Jack, idealizada e produzida por Tim Burton. Por meio da investigação da construção imagética dos mundos possíveis da obra, principalmente, dos aspectos plásticos dos personagens e mobiliário, constata-se a efetiva construção do grotesco no filme.

Palavras-chave: Grotesco, Corpo, Imagem, O Estranho Mundo de Jack, Cinema, TCC.

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O Anime: públicos consumo e modo de apropriações culturais

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Thiago Lopes de Alencar
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: Mahomed Bamba
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Este trabalho de caráter monográfico analisa os modos de apropriação das animações japonesas criando uma correlação entre o consumo cultural, as lógicas de produção, e as matrizes culturais que compõem instâncias dentro do processo de comunicação, identificando as construções das representações sociais e culturais, as assimilações, os processos de hibridizações culturais com a finalidade de traçar os perfis dos diversos públicos receptores e as suas construções identitárias, diante do fenômeno da cultura pop japonesa.

Palavras-chave: Apropriação cultural, Animê, Consumo cultural, Publicos, Cultura pop japonesa, Identidade, Mediação, Representação, TCC.

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Do Desenho Animado à Computação Gráfica a Estética da Animação à Luz das Novas Tecnologias

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paula Ribeiro da Cruz
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: André Oliviere Setaro
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Esta monografia foi estabelecida de modo a atingir três objetivos. Em primeiro lugar, buscou-se contextualizar a animação ao longo de mais de um século de história, atentando para as diferentes técnicas e acepções do termo, no sentido de elucidar o processo de estabelecimento da noção atual desta arte. Em seguida, estabelecemos o referencial teórico, definindo os conceitos básicos ao entendimento da animação como uma linguagem que dispõe de estratégias narrativas para comunicar uma mensagem. Além disso, apresentamos o debate em torno do realismo na animação, atentando para a utilização da estrutura dramática tradicional, além de sistematizar os princípios fundamentais e os procedimentos técnico-operacionais à realização de um longa-metragem industrial de animação. Por fim, comparamos esteticamente dois grupos de longas-metragens de animação desenvolvidos em dois períodos significativos no que se refere à incorporação de novas tecnologias ao processo de criação: a animação tradicional do início da década de 1940 e a animação digital 3D no atual contexto de desenvolvimento. Os aspectos ressaltados foram comprovados através da análise minuciosa de trechos dos seis filmes dos estúdios Disney e Pixar, revelando que a animação digital 3D, dominante atualmente na indústria dos longas-metragens, instaura um novo paradigma estético, pautado sobretudo na comicidade de fatos irônicos, em contraposição aos primeiros longas-metragens tradicionais, caracterizados pela exploração dramática da narrativa.

Palavras-chave: Animação, Estratégias narrativas, Novas tecnologias, Análise comparativa, Animação tradicional, Animação digital 3D, Disney, Pixar, TCC.

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Representatividade de Gênero na Narrativa de Desenhos Animados: uma análise das super-heroínas nos desenhos Avatar: A Lenda de Korra e Steven Universo

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rafaela Rey
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: Regina Gomes
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
A fim de identificar as formas que são representadas em narrativas de desenhos animados a figura da mulher ocupando a posição de heroína, o presente trabalho visa analisar o conteúdo de episódios específicos nos desenhos Avatar: A lenda de Korra e Steven Universo. A partir da contextualização do tema, o passo seguinte é entender melhor o gênero dos desenhos animados e suas particularidades, bem como a construção das narrativas textual e simbólica sobre a figura da heroína. O recorte do trabalho será a representatividade de gênero, que partirá dos estudos feministas para então discutir sobre os tensionamentos à cerca do gênero através de sua representação na mídia. A finalidade da análise é a de identificar se as heroínas dos desenhos analisados representam pontos de vista feministas ou apenas reproduzem estereótipos da visão da mulher e se o papel das heroínas seria uma tentativa de subverter a lógica do herói masculino abrindo novas possibilidades de representação. A metodologia utilizada neste trabalho será a análise fílmica proposta por Francesco Casetti e Di Chio (1990), na investigação de aspectos e recursos imagéticos bem como de roteiro e diálogos dos episódios.

Palavras-chave: Desenho animado, Mulher, Heroína, Representatividade, Gênero, TCC.

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