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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

A Representação Brasileira no Cinema de Animação Nacional, Identidade, Mercado Cinematográfico e Prática Artística

Dissertação de Mestrado


Nome:  Isabela Veiga Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientadora: Rosa Berardo
Ano: 2013
País: Brasil


Resumo
Neste trabalho buscamos refletir sob variados pontos de vista o conceito de “identidade”, e seu desenvolvimento ao longo da história, dando ênfase à pós-modernidade, sua relação com o imaginário social, a cultura de massa e a memória. Direcionamos este estudo para a cultura brasileira e o cinema como suporte para uma representação da identidade brasileira. Para demonstrarmos reflexos deste conceito na produção nacional e observarmos o mercado cinematográfico em pleno desenvolvimento a partir das leis de incentivo, analisamos três longa-metragens de animação: Brichos (2007), A Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo (2007) e Brasil Animado (2011). Por fim, a partir destes estudos e de vivências pessoais, realizamos a poética “A Velha Gulosa”, um filme de ficção com inserções animadas, financiado através de leis de incentivo municipal.

Palavras-chave: Arte, Cultura visual, Cinema, Identidade, Animação, Mercado cinematográfico, Dissertação.

Abstract
This study aims to reflect varied viewpoints on the concept of "identity" and its development throughout history, emphasizing the post-modernity, its relationship with the social imagination, mass culture and memory. We direct this study to the Brazilian culture and cinema as a support for the representation of Brazilian identity. To demonstrate this concept reflected in national production and look at the film market in full development from incentive laws, we analyzed three animated feature films: Brichos (2007), A Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo (2007) and Brasil Animado (2011). Finally, from these studies and personal experiences, we held the poetic "A Velha Gulosa", a fiction film with animated inserts, financed through municipal incentive laws.

Keywords:  Art, visual culture, cinema, identity, animation, film market.



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Vida de Boneco: Um filme para pensar a respeito do uso de bonecos em produções audiovisuais

Tese de Doutorado


Nome:  Flávio Gomes de Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientadora: Rosa Berardo
Ano: 2016
País: Brasil


Resumo
Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre o uso de bonecos em produções audiovisuais diversas, bem como, analisar, os diversos tipos de bonecos que são produzidos para este tipo de aplicação. Após esta análise, mapear o sistema de produção deste tipo de personagem por meio de um levantamento das principais características que envolvem a produção, uso e animação de personagens deste tipo. Por fim, propor a produção de um curta metragem feito com bonecos diversos que exemplifique os dados obtidos durante a pesquisa bibliográfica, nesta etapa, são apresentados os processos de produção de cada tipo de boneco bem como o processo de animação dos mesmos.

Palavras-chave: Bonecos , Animação , Stop-motion , Animatronics , Audiovisual, Tese.

Abstract
This work consists of a research on the use of puppets in many audiovisual productions, and also at analyzing the various types of puppets that are made for this type of application. After this analysis, map production system of this type of character by means of an inventory of the main characteristics that involve the production, use and animation of this type of character. Finally, propose the production
of a short film made with various puppets that exemplifies the data obtained during the bibliographical research, this step presents the production processes of each type of puppet.

Keywords:  Puppets , Animation , Stop motion , Animatronics , Audiovisual.



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Concept-art para curta metragem em animação "o menino e seu medo do mato"

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Everton José Cunha Amorim
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Design
Orientador(a): Ricardo Cunha Lima
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
O primeiro objetivo deste trabalho é desenvolver o conceito amplo da história “o menino e seu medo do mato” utilizando o autor Vogler, esse focado em narrativas clássicas. O segundo objetivo é utilizar os arquétipos para gerar o concept-art de 3 personagens, para isso foram utilizado estes autores como base da metodologia: Rodrigues (2015) e Ribeiro (2021). O trabalho se divide em cinco seções: introdução e fundamentação teórica, metodologias, desenvolvimento do projeto, detalhamento técnico e resultados.

Palavras-chave: Concept art, Animação, Design, Arquétipos, TCC

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Princesa Mononoke: inspiração para uma coleção de estampas do universo geek

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Thalita Lopes dos Santos
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Design
Orientador(a): Andrea Barbosa Camargo
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
O projeto consiste na união do design de superfície com animações japonesas, realizando uma análise cinematográfica, visando criar dez peças de estamparia para aplicação em diversos objetos. Para a ação projetual fizemos o uso da metodologia de Bruno Munari, com posterior adaptação para o projeto em questão, esse baseado no filme “Princesa Mononoke” e nas peças que levaram em seu corpo uma variedade de elementos do filme e sua diversidade cultural asiática. Deste modo pudemos adentrar no mundo geek para compor uma variação dos atuais modelos de estamparia predominante no mercado.

Palavras-chave: Estampa, Animação, Mononoke, Superfície, TCC

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Luta e Cores: mulheres que mantêm acesa a cultura de Pernambuco

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Bruna Rafaely Nogueira Vieira
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Design
Orientador(a): Camila Brito de Vasconcelos
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho “Luta e Cores: Mulheres que mantêm acesa a cultura de Pernambuco” tem por objetivo valorizar a luta e a força das mulheres pernambucanas através da sua arte, tendo este como foco a artesã Ana das Carrancas. Obteve como resultado final o primeiro episódio do projeto que continuará além do âmbito acadêmico. Aborda através da colagem digital e animação uma imersão na história de resiliência da personagem durante a seca no Sertão pernambucano e a sua busca incansável pela dignidade da sua família.

Palavras-chave: Ana das Carrancas, Cultura, Colagem Digital, Animação Colagem, TCC

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