Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

A Representação Brasileira no Cinema de Animação Nacional, Identidade, Mercado Cinematográfico e Prática Artística

Dissertação de Mestrado


Nome:  Isabela Veiga Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientadora: Rosa Berardo
Ano: 2013
País: Brasil


Resumo
Neste trabalho buscamos refletir sob variados pontos de vista o conceito de “identidade”, e seu desenvolvimento ao longo da história, dando ênfase à pós-modernidade, sua relação com o imaginário social, a cultura de massa e a memória. Direcionamos este estudo para a cultura brasileira e o cinema como suporte para uma representação da identidade brasileira. Para demonstrarmos reflexos deste conceito na produção nacional e observarmos o mercado cinematográfico em pleno desenvolvimento a partir das leis de incentivo, analisamos três longa-metragens de animação: Brichos (2007), A Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo (2007) e Brasil Animado (2011). Por fim, a partir destes estudos e de vivências pessoais, realizamos a poética “A Velha Gulosa”, um filme de ficção com inserções animadas, financiado através de leis de incentivo municipal.

Palavras-chave: Arte, Cultura visual, Cinema, Identidade, Animação, Mercado cinematográfico, Dissertação.

Abstract
This study aims to reflect varied viewpoints on the concept of "identity" and its development throughout history, emphasizing the post-modernity, its relationship with the social imagination, mass culture and memory. We direct this study to the Brazilian culture and cinema as a support for the representation of Brazilian identity. To demonstrate this concept reflected in national production and look at the film market in full development from incentive laws, we analyzed three animated feature films: Brichos (2007), A Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo (2007) and Brasil Animado (2011). Finally, from these studies and personal experiences, we held the poetic "A Velha Gulosa", a fiction film with animated inserts, financed through municipal incentive laws.

Keywords:  Art, visual culture, cinema, identity, animation, film market.



Para o texto completo, clique aqui!