Dissertação de Mestrado
Nome: Tomaz Castrillon de Figueiredo
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de HistóriaPrograma: Programa de Pós-Graduação em História
Resumo
Orientadora: Raquel Machado Gonçalves Campos
Ano: 2020
País: Brasil
Resumo
A presente dissertação se propõe a acompanhar a trajetória de Nausicaä do Vale dos Ventos, de Hayao Miyazaki, em sua adaptação para o cinema de animação e para o mercado norteamericano, centrada em uma analise paratextual – tanto no cinema quanto nos comics e, posteriormente, no conceito de manga. Dessa forma apresento o desenvolvimento do Stúdio Ghibli e de Miyazaki, seu principal expoente, desde suas origens no profundo debate da animação em que se insere a empresa em que foi treinado, a TOEI. Dessa forma, apresento o debate entre os conceitos de animação e o anime, de Tezuka, bem como as tensões pelo campo e por uma definição de manga, entre uma lógica modernizadora e de resgate da tradição. Acompanhar a obra em questão é acompanhar o nascimento de um dos mais famosos estúdios de animação da virada do século, mas também o profundo debate da animação e dos quadrinhos japoneses em meio a globalização e à forte expansão da produção cultural japonesa e seus respectivos desdobramentos nas décadas de 1980 em diante.
Palavras-chave: Manga, Anime, História dos impressos, Mercado transnacional, Japão, Dissertação.
Abstract
Valley of the Wind’s trajectory in its adaptation to the animation cinema as well as to the American market as a whole, centered in a paratextual analysis – both in cinema and in the comics, and later on the concept of manga. Therefore I present Studio Ghibli’s development and Miyazaki’s (it’s biggest name) development from their origins in the profound debate around animation in which the corporation Miyazaki was trained (TOEI) is inserted. Furthermore, I present de debate around the concept of “animation” and Osamu Tezuka’s “anime” as well as the tensions in the field for a concept of “manga”, between a modernizing and a tradition maintaining logic. To Follow this work is to follow not only the birth of one of the most famous animation studios from the turn of the century, but also de deep context of Japanese animation and comics in the middle of the globalization process and the strong expansion of Japanese cultural goods and subsequent developments from the 1980’s ahead..
Keywords: Manga, Anime, History of printing, Transnational Market, Japan.
Para o texto completo, clique aqui!