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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Nausicaä Atravessa o Pacífico: Adaptação e internacionalização de Nausicaä do Vale dos Ventos, de Hayao Miyazaki

Dissertação de Mestrado


Nome:  Tomaz Castrillon de Figueiredo
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História 
Orientadora: Raquel Machado Gonçalves Campos
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
A presente dissertação se propõe a acompanhar a trajetória de Nausicaä do Vale dos Ventos, de Hayao Miyazaki, em sua adaptação para o cinema de animação e para o mercado norteamericano, centrada em uma analise paratextual – tanto no cinema quanto nos comics e, posteriormente, no conceito de manga. Dessa forma apresento o desenvolvimento do Stúdio Ghibli e de Miyazaki, seu principal expoente, desde suas origens no profundo debate da animação em que se insere a empresa em que foi treinado, a TOEI. Dessa forma, apresento o debate entre os conceitos de animação e o anime, de Tezuka, bem como as tensões pelo campo e por uma definição de manga, entre uma lógica modernizadora e de resgate da tradição. Acompanhar a obra em questão é acompanhar o nascimento de um dos mais famosos estúdios de animação da virada do século, mas também o profundo debate da animação e dos quadrinhos japoneses em meio a globalização e à forte expansão da produção cultural japonesa e seus respectivos desdobramentos nas décadas de 1980 em diante. 

Palavras-chave: Manga, Anime, História dos impressos, Mercado transnacional, Japão, Dissertação.

Abstract
Valley of the Wind’s trajectory in its adaptation to the animation cinema as well as to the American market as a whole, centered in a paratextual analysis – both in cinema and in the comics, and later on the concept of manga. Therefore I present Studio Ghibli’s development and Miyazaki’s (it’s biggest name) development from their origins in the profound debate around animation in which the corporation Miyazaki was trained (TOEI) is inserted. Furthermore, I present de debate around the concept of “animation” and Osamu Tezuka’s “anime” as well as the tensions in the field for a concept of “manga”, between a modernizing and a tradition maintaining logic. To Follow this work is to follow not only the birth of one of the most famous animation studios from the turn of the century, but also de deep context of Japanese animation and comics in the middle of the globalization process and the strong expansion of Japanese cultural goods and subsequent developments from the 1980’s ahead..

Keywords: Manga, Anime, History of printing, Transnational Market, Japan.



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Bonecos Que Dançam Catira: Uma produção goiana em animação stop motion

Dissertação de Mestrado


Nome:  Dustan Oeven Gontijo Neiva
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual 
Orientadora: Rosa Maria Berardo
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
A presente pesquisa pretende examinar questões relativas às identidades locais e conectadas à produção autoral de filmes de animação. Trata-se de uma pesquisa teórico-poética que objetiva a produção de um filme autoral em animação, que reflita sobre identidade goiana. Essa investigação tem como base teórica estudos sobre identidade, regionalidade e a formação histórica do estado de Goiás. A metodologia da análise fílmica é utilizada para a percepção e compreensão de elementos identitários em filmes produzidos por animadores goianos, bem como a investigação do meu processo criativo. A partir dessas considerações, será realizada a produção poética proposta na pesquisa.

Palavras-chave: Animação, Identidades, Regionalidade, Processo criativo, Dissertação.

Abstract
The present research aims to examine issues related to local identities and connected to the authorship production of animation films. This is a theoretical-poetic research that aims to produce an authorship movie in animation that reflects on the identity of Goiás. This research is based on theoretical studies on identity, regionality and the historical formation of the state of Goiás. The methodology of filmic analysis is used for the perception and understanding of identity elements in films produced by animators from Goiás, as well as the investigation of my creative process. From these considerations, the poetic production proposed in the research will be carried out.

Keywords: Animation, Identities, Regionality, Creative process.



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Indústria Cultural e Pseudoformação: A racionalidade do desenho animado mais assistido no cinema

Dissertação de Mestrado


Nome:  Cristiano Costa Pereira
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação 
Orientadora: Juliana de Castro Chaves
Ano: 2018
País: Brasil


Resumo
O Cinema é um produto cultural que constitui a subjetividade. Este trabalho analisou a racionalidade do filme de animação livre “A era do Gelo 3” (BlueSkay/Fox, 2009), que segundo a ANCINE obteve maior público de 2009 a 2015 nas salas de cinema do Brasil. O referencial teórico deste trabalho é a Teoria Crítica da Sociedade, principalmente Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Walter Benjamin, e o Materialismo Histórico Dialético de Karl Marx. A análise da produção do filme “A era do Gelo 3” revelou a presença da racionalidade da indústria cultural quando apresenta a ideologia dominante, estereótipos, clichês, tickets, vivência, expropriação de esquemas, lucro como finalidade externa, humor que não reconcilia com a humanidade, empobrecimento do conteúdo, personificação de situações e resoluções que são sociais, tipificação de personagens, ênfase no detalhe para dar aparência de novidade, heroificação do indivíduo mediano, primado da técnica, saídas espetaculares e uma montagem que não oferece espaço para a imaginação e para perceber as contradições existentes na sociedade. Nesse sentido, apresenta elementos que delineiam uma pseudoformação que promovem a adaptação dos sujeitos à lógica capitalista. Esta dissertação de Mestrado foi desenvolvida por meios do convênio MINTER em Educação UFG/IFMT 2015, defendida em 2018.  

Palavras-chave: Teoria Crítica da Sociedade, Indústria cultural, Cinema de animação, Formação,  Pseudoformação, Dissertação.

Abstract
Cinema is a cultural product that constitutes subjectivity. This work analyzed the rationality of the free animated film "The Ice Age 3" (BlueSkay / Fox, 2009), which according to ANCINE obtained the largest audience from 2009 to 2015 in cinemas in Brazil. The theoretical reference of this work is the Critical Theory of Society, especially Theodor Adorno, Herbert Marcuse and Walter Benjamin, and Karl Marx's Historical Dialectical Materialism. The analysis of the production of the film "The Ice Age 3" revealed the presence of the rationality of the cultural industry when it presents the dominant ideology, stereotypes, clichés, tickets, experience, expropriation of schemes, profit as external purpose, humor that does not reconcile with humanity, impoverishment of content, personification of situations and resolutions that are social, typification of characters, emphasis on detail to give appearance of novelty, heroic median individual, technique primacy, spectacular outputs and an assembly that offers no space for the imagination and can´t see contradictions of the society. In this sense, it presents elements that outline a pseudoformation that promote the adaptation of the subjects to the capitalist logic. This dissertation was developed by means of the MINTER agreement in Education UFG / IFMT 2015, defended in 2018.

Keywords:  Critical Theory of Society, Cultural industry, Animation movies, Formation,  Pseudoformation.



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O Virtual na Concepção de Animação Interativa na Rede Internet


Tese de Doutorado


Nome:  Cláudio Aleixo Rocha
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientadora: Rosa Maria Berardo
Ano: 2015
País: Brasil


Resumo
Nosso tema de pesquisa é a animação interativa na Internet e, para tanto, discutimos especialmente a atual generalização narrativa de seu ambiente de interação. Nosso objetivo se pauta pela relação entre a animação interativa e o conceito de virtual. Defendemos que esse é um caminho para expandir a estrutura narrativa das animações e ampliar a abertura participativa dos interagentes no ambiente de interação. Durante a pesquisa, propusemos uma investigação capaz de identificar meios de interação que valorizem a subjetividade do indivíduo em uma animação interativa. Nosso esforço se concentrou em evidenciar a importância da subjetividade singular do sujeito como condutora do processo criativo. Por fim, concomitantemente às nossas inquietações teóricas, finalizamos nossa produção artística de doutorado intitulada Na mira do alvo.

Palavras-chave: Animação interativa, Interatividade, o virtual, Subjetividade, Tese.

Abstract
Our work aims to explore the interactive animation on the Internet and especially discusses the current narrative generalization implied by its interaction environment. Found on the relationship between interactivity and the concept of virtual, we argue that it is a way to expand the narrative structure of animations so as to increase the user’s engagement in their interactive environment. Therefore, the purpose of this investigation is to identify means of interaction that value the individual’s subjectivity evincing its importance as a fundamental element in the creative process. Along with all the theoretical findings we bring out herein, this research also ends up in presenting “Na mira do alvo” [Sights on Target], the artistic production we have developed in our PhD studies.

Keywords:  Interactive animation; Interactivity; The virtual; Subjectivity.



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Bonecos na Colônia Penal: Uma adaptação contemporânea de Kafka

Tese de Doutorado


Nome:  Dustan Oeven Gontijo Neiva
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientadora: Rosa Berardo
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Contar histórias é um ato pertinente ao ser humano em todas as sociedades e culturas. As formas de se contar essas histórias são variadas. O cinema utiliza o recurso da adaptação de obras literárias, desde sua origem. Nessa investigação em arte, abordo a questão da transposição de obras literárias para o audiovisual, particularmente, para animação. Trata-se de uma pesquisa teórico-poética que levou à produção de um filme em animação baseado na novela Na colônia penal, do escritor tcheco, Franz Kafka. No desenvolvimento dessa pesquisa, emprego uma metodologia de trabalho autobiográfica para estabelecer as relações do texto de Kafka com meu processo criativo. O filme A máquina penal traz a obra de Kafka para a contemporaneidade, sob minha percepção artística.

Palavras-chave: Animação, Adaptação cinematográfica, Kafka, Processo criativo, Tese.

Abstract
Storytelling is an act pertinent to human beings in all societies and cultures. The ways of telling these stories are varied. Cinema uses the resource of adaptation of literary works, since its origin. In this investigation into art, I address the issue of transposing literary works to audiovisual, particularly animation. This is a theoretical poetic research that led to the production of an animation film based on the novel In The penal colony, by the Czech writer, Franz Kafka. In the development of this research, I use an autobiographical work methodology to establish the relations between Kafka's text and my creative process. The film The Penal Machine brings Kafka's work to the contemporary world, under my artistic perception.


Keywords:  Animation, Film adaptation, Kafka, Creative process.



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