Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Disney e o Tarot: A magia dos personagens transformada em oráculo

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Ana Luiza Massena Ribeiro
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientadora: Fernanda de Abreu Cardoso
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Projeto gráfico de um baralho com 22 cartas de Tarot representadas por personagens animados da empresa Disney. O Tarot, um jogo de cartas que se popularizou pela primeira vez no século XV na Itália, traz consigo mensagens e simbolismos carregados de significados profundos e referências históricas. Vem sendo usado como ferramenta de evolução espiritual, aconselhamento e até como oráculo com o passar dos anos. Os arquétipos dos trunfos do Tarot já foram adaptados ao longo do tempo repetidas vezes para os mais variados temas. Esse trabalho propõe uma nova adaptação utilizando os personagens da Disney como representação de cada carta com o objetivo de propor uma reflexão mais profunda sobre eles, unificando as mensagens passadas pelas animações com a simbologia única do Tarot e buscando provar como os personagens criados pela Disney impactaram o pensamento e desenvolvimento de muitas crianças ao redor do mundo e ainda, como seus ensinamentos podem ser utilizados para o amadurecimento e evolução pessoal de cada pessoa.

Palavras-chave: Tarô, Disney, Animação (Cinematografia), Cartas, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

O Mistério de Riacho Dourado: Desenvolvimento de personagens para um longa-metragem de animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Bernardo Rebello Reis
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientadora: Elizabeth Motta Jacob
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Este trabalho de conclusão de curso visa apresentar o desenvolvimento de personagens do projeto fictício autoral O Mistério de Riacho Dourado, um longa-metragem animado em tecnologia 3D, com o objetivo de traduzir a cultura popular brasileira para uma linguagem que seja adequada e coerente para a realidade do mercado de animação atual; de tal forma que o filme democratize o acesso à mitologia nacional e expanda o imaginário fantasioso das pessoas, incluindo elementos do folclore e da realidade brasileira no mesmo. Na monografia constam: a motivação da idealização do projeto, o que é e qual é a importância de personagens para uma narrativa, a importância do design de personagem, a identificação dos recursos utilizados para desenvolvê-los, a apresentação de referências, a descrição do enredo e o relatório do processo de desenvolvimento dos primeiros esboços até o resultado final.

Palavras-chave: Desenho, Personagens, Ilustrações, Longa-metragem, Cultura brasileira, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Flor: Projeto de trailer animado em animatic

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Luiz Filipe Guimarães
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientador: Marcelo Gonçalves Ribeiro
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Esta monografia mostra o processo de criação do projeto “Flor”, entregue como trabalho de conclusão de curso em 2021. O projeto é um trailer animado em formato de animatic. Ele conta uma história autoral traduzida numa narrativa audiovisual fantástica. O processo de criação contou com estudos sobre narrativa clássica e “jornada do herói”, as- sim como estudos sobre trailer e animação. Todas as áreas abordadas foram necessárias para que este projeto fosse produzido de forma concisa, mas para além deste, os estudos mostram como estas áreas se encontram de modo funcional para realização de qualquer projeto do gênero. A finalidade desta monografia é mostrar os estudos base de cada área abordada, também mostrar as análises teóricas dos similares do projeto, e principalmente como todos os elementos para produção do projeto final se encaixaram na produção do mesmo.

Palavras-chaves: Narrativa visual, Narrativa clássica, Trailer, Animação, Animatic, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Memórias de Emanon: Pré-produção de um curta animado

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Vitor Alves da Rocha Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientador: Marcelo Gonçalves Ribeiro
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Memórias de Emanon é um projeto de conclusão do curso de Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consiste na pré-produção de um curta em animação 2D, adaptando o mangá original de mesmo nome. Esse projeto foi realizado para este trabalho de conclusão. Essa monografia relata o meu processo durante o desenvolvimento desse projeto, detalhando todas as etapas, desde o estudo de narrativas e roteiros, escolhas criativas no desenvolvimento visual, meu processo de decisões durante a etapa do storyboard/animatic, construção da trilha sonora e testes de animações. O objetivo desta monografia é mostrar como o estudo mais aprofundado em cada etapa guiou minhas escolhas ao longo do desenvolvimento e também mostrar mais a fundo como uma animação 2D é produzida.

Palavras-chave: Animação, Pré-produção, Storyboard, Cut-out, Anime, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Amálgama: Pré-produção de um curta animado sobre dependência emocional

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Lays de Albuquerque Carneiro Santos
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientadora: Irene de Mendonça Peixoto
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
A presente monografia traz Amálgama, uma pré-produção de um curta em animação 2D, que tem como tema medular a dependência emocional. Além disso, a história que inspira o projeto foi desenvolvida pela própria autora mediante à algumas situações vividas de cunho pessoal. O principal objetivo do projeto é resolver todas as pendências visuais dentro do campo da animação, ilustração e design de tal maneira, que representem de forma clara como se desenrola uma relação não saudável, dentro dos moldes da dependência emocional. Para tal, será utilizado o expressionismo como importante norte para a conceituação visual. Por fim, a autora procurará descrever passo a passo suas decisões técnicas e os porquês de cada uma delas, dentro dos tópicos necessários para uma pré-produção de animação como: O argumento, o design do naming, a cor na narrativa, design dos personagens, storyboard, cenários/layout de cenários e finalizando com os props.

Palavras-chave: Dependência Emocional, Animação, Ama-x, Expressionismo, Kintsugi, Amizade, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!