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Poética na Animação: Uma investigação a partir da obra de José-Manuel Xavier

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Lucas Raphael do Nascimento Prestes
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientador(a): Nina Velasco e Cruz
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
A animação é uma área artística audiovisual que começa a se desenvolver paralelamente ao cinema, a partir do aparato técnico que as torna possíveis, a câmera. Se difere do cinema, principalmente, em sua maneira de construção do discurso audiovisual: o primeiro acontece de forma automática, a partir do acionamento do aparato técnico e o segundo, por sua vez, pode ocorrer a partir de acionamentos descontinuados da câmera para registros de construções imagéticas – desenhadas, esculpidas, pintadas, configuradas a priori – para, ao final, se tornar uma obra com movimento. Pelo procedimento de feitura, é uma das formas do discurso audiovisual com mais recursos disponíveis à sua produção, sejam próprios ou de empréstimo de outras áreas. Essas características podem tornar-se mais claras em obras de autores experimentais, que utilizam-se dessas possibilidades como princípios de criação dentro da forma da animação. Nesta monografia objetiva-se tecer observações acerca dos recursos de construção possíveis da poética da animação, a partir de traduções de outras formas artísticas. Essa observação se dará através da obra de José-Manuel Xavier, em seu trabalho prático e intelectual, a fim de observar a manifestação dessas possibilidades. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica acerca do autor, das suas traduções dos campos artísticos da literatura, cinema e música para animação, além de investigar a possibilidade discursiva particular do campo animado: a metamorfose.

Palavras-chave: Animação, animação experimental, poética da animação, metamorfose, José-Manuel Xavier, TCC

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Yuri nas Telas: Uma análise histórica da representação sáfica nos animes do século XX

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Júlia Santiago Bezerra
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientador(a): Thiago Soares
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa visa analisar, interculturalmente, como acontece a representação de mulheres homoafetivas no cinema de animação japonês do século XX. Através da Metodologia de Constelação Fílmica, quatro obras, de 1979 a 1997, foram curadas em dois grupos, que contemplam: As precursoras - Narrativas de romance, melodrama e tragédia – A Rosa de Versalhes (1979) e Oniisama e (1991) – e As garotas mágicas - Narrativas de poder – Sailor Moon (1992-1997) e Shoujo Kakumei Utena (1997) –. Portanto, de forma crítica e interdisciplinar, adentrando em temáticas e contextualizações que envolvem desde cinema à história e sociologia, a monografia tem como objetivo principal entender como vivências sáficas são espelhadas nos animes do século XX, de fora para dentro.

Palavras-chave: Cultura Japonesa, Audiovisual, Cinema, Animação, Animes, Homoafetividade, LGBTQ+, Mulheres, Feminismo, Análise fílmica, TCC

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Pedagogia da Imagem : Reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008)

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Laila Adely de Santana Mendes
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Licenciatura em Pedagogia
Orientador(a): Catarina Amorim de Oliveira Andrade
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos de três filmes do Studio Ghibli — Meu Amigo Totoro (1988), A Viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008) — no contexto de uma Pedagogia da Imagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas análises fílmicas para investigar os elementos visuais, narrativos e sonoros das animações, além de revisão bibliográfica de autores como Costa, Silveira e Sommer (2003), Fresquet (2007) e Leandro (2001). Os resultados demonstraram que os filmes exploram temas como empatia, imaginação e relações interpessoais, proporcionando uma rica base para práticas pedagógicas inovadoras, que integram a estética e a ética no processo educativo.

Palavras-chave: Pedagogia da Imagem, Cinema e Educação, Studio Ghibli, Ético-estética, Emoções, TCC

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Análise do Filme Animado Os Sem Floresta para o Ensino-Aprendizagem de Fauna Urbana

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Reynan Lucas de Lima Gomes
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Orientador(a):
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar e apresentar o filme animado "Os Sem Floresta" como recurso pedagógico no ensino de Ciências e Biologia, focando na fauna urbana. Para isso, enfatizou-se a importância das animações como recursos didáticos relevantes no contexto educacional. Elas não apenas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem por meio da ludicidade, mas também promovem mudanças nas práticas dos docentes e estimulam o senso crítico dos estudantes. Dentro desse contexto, o presente trabalho busca discutir e abordar o caráter educacional e didático do filme, para auxiliar no ensino sobre a adaptação animal ao ambiente urbano, a conservação de habitats e a coexistência entre humanos e animais. Foram analisadas cenas específicas do filme para identificar conceitos biológicos e ecológicos relevantes. Para o desenvolvimento da pesquisa se utilizou uma metodologia qualitativa e descritiva para investigar como o filme pode ser utilizado no ensino de fauna urbana. Conclui-se que o uso de filmes de animação pode ser um recurso para construção do conhecimento científico no que diz respeito ao ensino da fauna urbana e a conservação ambiental na educação básica.

Palavras-chave: Fauna urbana, ensino de biologia, educação ambiental, animação, TCC

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Elaboração de Animações 3D para o Ensino da Divisão Celular na Educação Básica

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Matheus Henrique Ramos dos Santos
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Orientador(a):
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
O ensino de biologia desempenha um papel essencial na formação de indivíduos que compreendam os princípios da vida e a complexidade dos sistemas naturais. No entanto, a diversidade de conteúdos pode tornar o processo de ensino-aprendizagem desafiador, especialmente em temas que exigem maior abstração, como a divisão celular. Para enfrentar esse desafio, o uso de animações se destaca como uma estratégia eficaz, facilitando a visualização de processos complexos e promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo. Especificamente no ensino da divisão celular, tema abordado no 1º ano do Ensino Médio, animações didáticas podem tornar as fases da mitose e meiose mais acessíveis e compreensíveis para os estudantes. Este projeto, portanto, visa à produção de duas animações em 3D que ilustrem didaticamente esses processos para estudantes de biologia do Ensino Médio. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva e experimental, começando com uma revisão sistemática da literatura para identificar como os conteúdos sobre divisão celular podem ser organizados em animações 3D. Em seguida, foram analisados livros didáticos do Ensino Médio para garantir a adequação das animações ao nível de ensino, além de uma investigação sobre animações existentes no YouTube, que orientaram a criação de um storyboard detalhado. A produção das animações seguiu rigorosamente esse storyboard, incorporando informações complementares sobre as etapas da divisão celular. A revisão da literatura identificou 15 estudos relevantes, dos quais 3 foram selecionados por abordarem conteúdos relacionados à área da genética e/ou ao uso de recursos audiovisuais. A análise dos livros didáticos levou à escolha de 5 obras presentes no edital do PNLD 2021, onde foi observada, de maneira geral, uma abordagem superficial do tema, apesar de sua contextualização relevante. A análise de 23 animações em 3D no YouTube resultou na seleção de 8 vídeos que eram fiéis às descrições dos livros didáticos, embora tenham sido detectados erros conceituais recorrentes. No final, com o uso do software Blender, foram desenvolvidas duas animações, uma sobre mitose e outra sobre meiose, destinadas a apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Por fim, a pesquisa demonstra que animações em 3D têm um alto potencial no ensino da divisão celular, mas sua eficácia depende de uma implementação cuidadosa e reflexiva por parte dos educadores. Há expectativa de que futuras pesquisas possam otimizar o uso dessas ferramentas para melhorar a compreensão dos estudantes.

Palavras-chave: Animação 3D, Genética, Mitose, Meiose, Recurso didático, TCC

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