Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Laila Adely de Santana Mendes
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Licenciatura em Pedagogia
Orientador(a): Catarina Amorim de Oliveira Andrade
Ano: 2024
Orientador(a): Catarina Amorim de Oliveira Andrade
Ano: 2024
País: Brasil
Resumo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos de três filmes do Studio Ghibli — Meu Amigo Totoro (1988), A Viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008) — no contexto de uma Pedagogia da Imagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas análises fílmicas para investigar os elementos visuais, narrativos e sonoros das animações, além de revisão bibliográfica de autores como Costa, Silveira e Sommer (2003), Fresquet (2007) e Leandro (2001). Os resultados demonstraram que os filmes exploram temas como empatia, imaginação e relações interpessoais, proporcionando uma rica base para práticas pedagógicas inovadoras, que integram a estética e a ética no processo educativo.
Palavras-chave: Pedagogia da Imagem, Cinema e Educação, Studio Ghibli, Ético-estética, Emoções, TCC
Para o texto completo, clique aqui!