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Oficina de Texturização Experimental para Animação 3D

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Hugo Barros Aquino
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientador(a): Nina Velasco e Cruz
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
“Oficina de Texturização Experimental para animação 3D” é um projeto que consiste de uma oficina que busca introduzir conceitos de texturização, colorização e animação experimental para a animação 3D. O objetivo geral é repensar os fluxos de trabalho consolidados, integrando técnicas não digitais, como recortes de revistas e pintura em guache, à prática da texturização digital. Este projeto visa enriquecer a linguagem fílmica da animação, oferecendo espaço para experimentação estética, diversidade e inclusão, culminando na produção de um curta-metragem animado.

Palavras-chave: Animação, Texturização, Oficina, Experimentação, Animação experimental, TCC

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Explorando as Aplicações e Significados da Estética Sumi-ê na Narrativa do Animê Mob Psycho 100

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Deusamir Ribeiro da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Design
Orientador(a): Amilcar Almeida Bezerra
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender o uso e a finalidade que assimilação da técnica tradicional sumi-ê exerce em cenas presentes no animê Mob Psycho 100 (2016). Para tanto, descrevemos como se dá o surgimento desta técnica no Oriente e que usos e significados têm em seu contexto histórico. Em seguida, falamos sobre a importância da indústria dos animês nos dias de hoje para depois identificarmos cenas de Mob Psycho 100 em que o estilo sumi-ê é reproduzido e interpretamos quais os sentidos evocados por sua utilização no seio da narrativa. Por fim, arriscamos algumas hipóteses a respeito da assimilação de estilos artísticos tradicionais como recurso de design gráfico para animações.

Palavras-chave: Sumi-ê, Animê, Design Gráfico, Significado, Animação, TCC

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Poética na Animação: Uma investigação a partir da obra de José-Manuel Xavier

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Lucas Raphael do Nascimento Prestes
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientador(a): Nina Velasco e Cruz
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
A animação é uma área artística audiovisual que começa a se desenvolver paralelamente ao cinema, a partir do aparato técnico que as torna possíveis, a câmera. Se difere do cinema, principalmente, em sua maneira de construção do discurso audiovisual: o primeiro acontece de forma automática, a partir do acionamento do aparato técnico e o segundo, por sua vez, pode ocorrer a partir de acionamentos descontinuados da câmera para registros de construções imagéticas – desenhadas, esculpidas, pintadas, configuradas a priori – para, ao final, se tornar uma obra com movimento. Pelo procedimento de feitura, é uma das formas do discurso audiovisual com mais recursos disponíveis à sua produção, sejam próprios ou de empréstimo de outras áreas. Essas características podem tornar-se mais claras em obras de autores experimentais, que utilizam-se dessas possibilidades como princípios de criação dentro da forma da animação. Nesta monografia objetiva-se tecer observações acerca dos recursos de construção possíveis da poética da animação, a partir de traduções de outras formas artísticas. Essa observação se dará através da obra de José-Manuel Xavier, em seu trabalho prático e intelectual, a fim de observar a manifestação dessas possibilidades. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica acerca do autor, das suas traduções dos campos artísticos da literatura, cinema e música para animação, além de investigar a possibilidade discursiva particular do campo animado: a metamorfose.

Palavras-chave: Animação, animação experimental, poética da animação, metamorfose, José-Manuel Xavier, TCC

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Yuri nas Telas: Uma análise histórica da representação sáfica nos animes do século XX

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Júlia Santiago Bezerra
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientador(a): Thiago Soares
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa visa analisar, interculturalmente, como acontece a representação de mulheres homoafetivas no cinema de animação japonês do século XX. Através da Metodologia de Constelação Fílmica, quatro obras, de 1979 a 1997, foram curadas em dois grupos, que contemplam: As precursoras - Narrativas de romance, melodrama e tragédia – A Rosa de Versalhes (1979) e Oniisama e (1991) – e As garotas mágicas - Narrativas de poder – Sailor Moon (1992-1997) e Shoujo Kakumei Utena (1997) –. Portanto, de forma crítica e interdisciplinar, adentrando em temáticas e contextualizações que envolvem desde cinema à história e sociologia, a monografia tem como objetivo principal entender como vivências sáficas são espelhadas nos animes do século XX, de fora para dentro.

Palavras-chave: Cultura Japonesa, Audiovisual, Cinema, Animação, Animes, Homoafetividade, LGBTQ+, Mulheres, Feminismo, Análise fílmica, TCC

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Pedagogia da Imagem : Reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008)

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Laila Adely de Santana Mendes
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Licenciatura em Pedagogia
Orientador(a): Catarina Amorim de Oliveira Andrade
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos de três filmes do Studio Ghibli — Meu Amigo Totoro (1988), A Viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008) — no contexto de uma Pedagogia da Imagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas análises fílmicas para investigar os elementos visuais, narrativos e sonoros das animações, além de revisão bibliográfica de autores como Costa, Silveira e Sommer (2003), Fresquet (2007) e Leandro (2001). Os resultados demonstraram que os filmes exploram temas como empatia, imaginação e relações interpessoais, proporcionando uma rica base para práticas pedagógicas inovadoras, que integram a estética e a ética no processo educativo.

Palavras-chave: Pedagogia da Imagem, Cinema e Educação, Studio Ghibli, Ético-estética, Emoções, TCC

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