Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Proposta de Uso de Animação Para Discussão da Transição da Mecânica Clássica Ppara a Mecânica Quântica

   

Dissertação de Mestrado

Nome: Rogério Gonçalves Pinto
Instituição: Universidade Federal de Tocantins
Programa:  Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Orientador: 
Daniel Augusto Barra de Oliveira
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A Mecânica Quântica é um assunto restrito ao ensino superior de Física. Todavia se torna cada dia mais presente no cotidiano das pessoas. A crença de que esse conteúdo é incompreensível é um paradigma suscitado pela sociedade. Livros de divulgação científica suscitam discussõesinteressantes sobre o tema. Todavia o arcabouço teórico-científico encontra-se mitigado nas discussões do aluno do Ensino Médio. Esse trabalho traz um produto cujo pressuposto é compreender a necessidade de criação de uma nova teoria, a Mecânica Quântica, por um viés diferenciado, a partir de um vídeo didático disponibilizado ao professor. O vídeo é assessorado por uma cartilha (subproduto) que vai acompanhar a aplicação do produto educacional. A aplicação deste produto educacional concebido a partir dos alicerces da Teoria da Aprendizagem Significativa traz resultados satisfatórios para a elucidação de conceitos, até então desconhecidos pelo aluno do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica, Teoria da Aprendizagem Significativa, Vídeo de animação, Dissertação.

Abstract:
Quantum Mechanics is a subject restricted to higher education in physics. However, it becomes more and more present in people's daily lives. The belief that this content is incomprehensible is a paradigm raised by society. Scientific books of scientific popularization raise interesting discussions on the subject. However, the theoretical-scientific framework is mitigated in high school students' discussions. This work brings a product whose assumption is to understand Quantum Mechanics from a different point of view based on a didactic video made available to the teacher. The video is assisted by a booklet (by-product) that will accompany the application of the educational product. The application of this educational product conceived from of the Teory Meaningful Learning brings satisfactory results for the elucidation of concepts, hitherto unknown concepts by high school students.

Keywords: Teaching of Quantum Mechanics, Meaning ful Learning Theory, Animation Video.

Para o texto completo, clique aqui! 

Modos de Propagação da Educação Científica na Infância: Do desenho animado às práticas escolares

  

Dissertação de Mestrado

Nome: Bruno Reis Santana
Instituição: Universidade Federal de Tocantins
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Científicos
Orientador: 
Wagner Rodrigues Silva
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa se insere no campo indisciplinar da Linguística Aplicada, o que nos permitiu fazer usos de pressupostos metodológicos e teóricos de áreas diversificadas, com o propósito de encontrar encaminhamentos para o nosso objeto de estudo, que são as funções pedagógicas que podem ser assumidas pelos usos dos desenhos animados que tematizam as ciências. Para esse propósito, utilizamos a pesquisa documental, em que os dados para esta investigação foram: o desenho animado científico educativo O Show da Luna, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco nos textos direcionados à Educação Infantil e o Projeto: Eu quero saber! Como nascem as borboletas, desenvolvido por uma escola de Educação Infantil. O objetivo geral é analisar em que medida o gênero desenho animado científico educativo pode ser considerado como mediador de práticas de educação científica. Buscamos ainda, identificar a concepção de ciência propagada no desenho animado científico; estabelecer relações entre as orientações da BNCC e as práticas científicas representadas na animação em foco; descrever a apropriação do desenho animado científico selecionado em contexto escolar; e por fim, caracterizar O Show da Luna como gênero discursivo emergente: desenho animado científico educativo. Discutimos a problemática das representações científicas de cunho, unicamente positivistas, propagadas a partir dos desenhos animados científicos. Procuramos mostrar, por meio de indícios, que a educação científica (alfabetização e letramento científicos) precisa contemplar as ciências das humanidades para ser completa, afinal, as humanidades são tão ciências quanto as demais. Analisamos os episódios da animação à luz da Teoria Ator-Rede, que nos permitiu interpretar as redes formadas por intermédio das relações estabelecidas entre os actantes (atores humanos e não humanos). Rastreamos nas redes as relações entre os actantes, descobrimos padrões sólidos e relevantes, que nos revelaram dados relevantes para os nossos objetivos. Como produtos desta pesquisa, apresentamos duas propostas de roteiros alternativos para a animação em foco. Nossa intenção foi de mostrar ser possível representar as humanidades nos desenhos animados científicos como ciência legítima. Caracterizamos a animação O Show da Luna como um gênero emergente denominado: desenho animado científico educativo. Consideramos que os desenhos animados desse gênero podem ser uma ferramenta eficiente para a educação científica do público infantil.

Palavras-chave: Desenho animado científico educativo, Letramento científico, Representação das ciências, Humanidades, Dissertação.

Abstract:
This research is part of the indisciplinar field of Applied Linguistics, which allowed us to make use of methodological and theoretical assumptions of diversified areas, with the purpose of finding referrals to our object of study, which are the pedagogical functions that can be assumed by the uses of cartoons that thematize sciences. For this purpose, we used the documentary research, in which the data for this research were: the educational scientific cartoon O Show da Luna, the Base Nacinal Comum Curricular (BNCC) focused on the texts directed to Early Childhood Education and the Project: “I want to know! How butterflies are born”, developed by a Kindengarden School. The general goal is to analyze to what extent the animated scientific educational genre can be considered as mediator of scientific education practices. We also seek to identify the concept of science propagated in the scientific cartoon; to establish relationships between BNCC guidelines and the scientific practices represented in the animation in focus; describe the appropriation of the selected scientific cartoon in a school context; and finally, to characterize O Show da Luna as an emerging discursive genre: animated scientific educational. We discuss the problematics of scientific representations of a positivist-only nature, propagated by the scientific cartoons. We try to show, through evidence, that scientific education (literacy and scientific literacy) must contemplate the sciences of the humanities to be complete, after all, humanities are as much sciences as the other fields. We analyzed the episodes of animation in the light of the Actor-Network Theory, which allowed us to interpret the networks formed through the relations established among the actants (human and nonhuman actors). We traced the relationships among the actants in the networks, we discovered solid and relevant patterns that revealed data relevant to our goals. As products of this research we presented two proposals of alternative scripts for the animation in focus. Our intention was to show that it is possible to represent humanities in scientific cartoons as legitimate science. We characterized the animation O Show da Luna as an emerging genre called: scientific educational cartoon. We believe that cartoons of this genre can be an efficient tool for the scientific education of children.

Keywords: Scientific Educational Cartoon, Scientific Literacy, Science Representation, Humanities.

Para o texto completo, clique aqui! 

O Desenho Animado “DORA, a Aventureira” e Sua Relação com a Infância

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rosangela Gomes da Cruz
Instituição: Universidade Federal de Tocantins
Programa:  Curso de Pedagogia
Orientadora: 
Francisca Rodrigues Lopes
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho trata do desenho animado como uma rica fonte de interação e aprendizado para as crianças espectadoras. Trata em especial do desenho animado “Dora, a Aventureira” que, devido a seu formato de constante interatividade faz com que o público que o assiste supere a condição de mero espectador para a condição de participante, além disso, as regras e situações colocadas dão, ao desenho, um caráter de jogo de desafio. O objetivo desse estudo foi analisar o desenho Dora, a Aventureira a fim de perceber se contribui para o desenvolvimento cognitivo, perceptivo e da linguagem das crianças, assim como analisar se seu formato se desenvolve como desenho ou jogo. Para a realização desse trabalho buscou-se apoio em diferentes autores e, principalmente, em sites da internet e, também, realizou-se uma pesquisa com crianças para perceber o que o desenho Dora, a Aventureira representa para elas. Ao final pode-se concluir que o desenho – enquanto desenho e jogo – é educativo e influencia no posicionamento da criança ao ter que tomar decisões diante de algum problema a ser resolvido.

Palavras-chave: Desenho Animado, Dora Aventureira, Interatividade, TCC.

Abstract:
The present work treats of the cartoon as a rich source of interaction and learning for the spectator children. It deals in particular with the cartoon "Dora the Adventurous" which, due to its constant interactivity format, means that the audience that attends it surpasses the condition of mere spectator to the condition of participant, in addition, the rules and situations placed give, to drawing, a challenge game character. The objective of this study was to analyze the Dora the adventurous drawing in order to understand if it contributes to children's cognitive, perceptual and language development, as well as to analyze if their format develops as a drawing or game. For the accomplishment of this work, support was sought in different authors and, mainly, in internet sites and, also, a research with children was realized to realize what the drawing Dora adventurous represents for them. At the end it can be concluded that the drawing - as a drawing and playing - is educational and influences the positioning of the child when having to make decisions in the face of some problem to be solved.

Keywords: Cartoon, Dora the Adventurous, Interactivity.

Para o texto completo, clique aqui! 

Atmosferas poéticas na animação: contemplação e estética no cinema de Makoto Shinkai

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Lílian Cristina Cavalcanti de Albuquerque Pinheiro
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso Artes Visuais (Bacharelado)
Orientador(a): André Antônio Barbosa
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este trabalho analisa a construção estética das cenas de contemplação no filme O Jardim das Palavras (2013), de Makoto Shinkai. A pesquisa explora como o ritmo desacelerado, combinado com o uso da natureza, luz e cores, cria atmosferas poéticas que aprofundam a experiência emocional do espectador. A análise foca na forma como esses elementos visuais e narrativos imergem o público na reflexão sobre a vida moderna e a conexão com o mundo ao redor.

Palavras-chave: Contemplação, Cotidiano, Estética, Ma, Drift, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Oficina de Texturização Experimental para Animação 3D

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Hugo Barros Aquino
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientador(a): Nina Velasco e Cruz
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
“Oficina de Texturização Experimental para animação 3D” é um projeto que consiste de uma oficina que busca introduzir conceitos de texturização, colorização e animação experimental para a animação 3D. O objetivo geral é repensar os fluxos de trabalho consolidados, integrando técnicas não digitais, como recortes de revistas e pintura em guache, à prática da texturização digital. Este projeto visa enriquecer a linguagem fílmica da animação, oferecendo espaço para experimentação estética, diversidade e inclusão, culminando na produção de um curta-metragem animado.

Palavras-chave: Animação, Texturização, Oficina, Experimentação, Animação experimental, TCC

Para o texto completo, clique aqui!