Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

A Sub-Representatividade Feminina em Estúdios do Cinema de Animação

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Nayara Moreira Leite
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Virgilio Vasconcelos
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
Este trabalho de conclusão de curso trata se de uma investigação de sub representações femininas em cargos de poder e tomada de decisão em estúdios do cinema de animação ao redor do mundo, na busca pela compreensão dos impactos sociais e culturais que a atual estrutura de formação das equipes produtoras, cuja construção fora feita sob uma visão machista naturalizada, por meio de uma segregação social e racismo estrutural, causam em nossa sociedade patriarcal contemporânea.

Palavras-chave: Representatividade Feminina, Feminismo, Relações de Gênero, Cinema de Animação, Racismo, TCC.


Abstract
This  course  conclusion  work  is  an  investigation  of  female  sub-representations  in positions of power and decision making in animation film studios around the world, in search for understanding the social and cultural impacts that the current structure of formation of production teams, whose construction was done under a naturalized sexist view, through social segregation and structural racism, cause in our contemporary patriarchal society. 


Para o texto completo, clique aqui!
 

A Comicidade de Buster Keaton em Chuck Jones: O humor do cinema mudo como referência para o desenho animado estadunidense

 


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Arthur Ramos Possas
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Antônio César Fialho de Sousa
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre as técnicas de expressividade corporal e estratégias narrativas de Buster Keaton na construção de humor, assim como sua forma de aproveitamento do espaço cênico. Aliado a isso, a pesquisa pretende apontar a influência estética da comédia muda de Keaton nas obras do animador Chuck Jones. Esta pesquisa foi realizada por meio da análise de filmes dirigidos por Keaton, na década de 1920, e por Jones em seus trabalhos para o estúdio Warner Bros, entre as décadas de 1940 e 1980. Também foram consultados textos sobre expressividade corporal e técnicas de animação, aliados a artigos e documentários a respeito dos dois diretores usados como objeto de pesquisa. Logo, a seguinte pesquisa tem como objetivo demonstrar como é criado o efeito cômico, a piada visual , na comédia muda, a partir do corpo, espaço cênico e quebra de expectativa para analisar como isto se aplica ao campo da animação de personagem.

Palavras-chave: Estratégias Narrativas, Comédia Muda, Cinema de Animação, Buster Keaton, Chuck Jones, TCC.


Abstract
This article presents a study on the body expression techniques and narrative arrangement of Buster Keaton in the building of silent comedy, as well as his use oft he staging space.​Associated to this, the survey intends to point out the aesthetical influences of Keaton’s comedy in the works of the animator Chuck Jones. This research was carried out through the analysis of the films directed by Keaton in the 1920’s and by Jones in his work for the Warner Bros. studio between 1940 and 1980. Texts on body expressiveness and animation techniques were also consulted, together with articles and documentaries about the two directors used as there search object. Therefore, the following research aims to demonstrate how the comedic effect, the visual gag, of classic slapstick comedies is created, from the body, scenic space and breaking of expectations to analyze how this applies to the field of character animation.


Para o texto completo, clique aqui!
 

Proposta de Uso de Animação Para Discussão da Transição da Mecânica Clássica Ppara a Mecânica Quântica

   

Dissertação de Mestrado

Nome: Rogério Gonçalves Pinto
Instituição: Universidade Federal de Tocantins
Programa:  Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Orientador: 
Daniel Augusto Barra de Oliveira
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A Mecânica Quântica é um assunto restrito ao ensino superior de Física. Todavia se torna cada dia mais presente no cotidiano das pessoas. A crença de que esse conteúdo é incompreensível é um paradigma suscitado pela sociedade. Livros de divulgação científica suscitam discussõesinteressantes sobre o tema. Todavia o arcabouço teórico-científico encontra-se mitigado nas discussões do aluno do Ensino Médio. Esse trabalho traz um produto cujo pressuposto é compreender a necessidade de criação de uma nova teoria, a Mecânica Quântica, por um viés diferenciado, a partir de um vídeo didático disponibilizado ao professor. O vídeo é assessorado por uma cartilha (subproduto) que vai acompanhar a aplicação do produto educacional. A aplicação deste produto educacional concebido a partir dos alicerces da Teoria da Aprendizagem Significativa traz resultados satisfatórios para a elucidação de conceitos, até então desconhecidos pelo aluno do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica, Teoria da Aprendizagem Significativa, Vídeo de animação, Dissertação.

Abstract:
Quantum Mechanics is a subject restricted to higher education in physics. However, it becomes more and more present in people's daily lives. The belief that this content is incomprehensible is a paradigm raised by society. Scientific books of scientific popularization raise interesting discussions on the subject. However, the theoretical-scientific framework is mitigated in high school students' discussions. This work brings a product whose assumption is to understand Quantum Mechanics from a different point of view based on a didactic video made available to the teacher. The video is assisted by a booklet (by-product) that will accompany the application of the educational product. The application of this educational product conceived from of the Teory Meaningful Learning brings satisfactory results for the elucidation of concepts, hitherto unknown concepts by high school students.

Keywords: Teaching of Quantum Mechanics, Meaning ful Learning Theory, Animation Video.

Para o texto completo, clique aqui! 

Modos de Propagação da Educação Científica na Infância: Do desenho animado às práticas escolares

  

Dissertação de Mestrado

Nome: Bruno Reis Santana
Instituição: Universidade Federal de Tocantins
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Científicos
Orientador: 
Wagner Rodrigues Silva
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa se insere no campo indisciplinar da Linguística Aplicada, o que nos permitiu fazer usos de pressupostos metodológicos e teóricos de áreas diversificadas, com o propósito de encontrar encaminhamentos para o nosso objeto de estudo, que são as funções pedagógicas que podem ser assumidas pelos usos dos desenhos animados que tematizam as ciências. Para esse propósito, utilizamos a pesquisa documental, em que os dados para esta investigação foram: o desenho animado científico educativo O Show da Luna, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco nos textos direcionados à Educação Infantil e o Projeto: Eu quero saber! Como nascem as borboletas, desenvolvido por uma escola de Educação Infantil. O objetivo geral é analisar em que medida o gênero desenho animado científico educativo pode ser considerado como mediador de práticas de educação científica. Buscamos ainda, identificar a concepção de ciência propagada no desenho animado científico; estabelecer relações entre as orientações da BNCC e as práticas científicas representadas na animação em foco; descrever a apropriação do desenho animado científico selecionado em contexto escolar; e por fim, caracterizar O Show da Luna como gênero discursivo emergente: desenho animado científico educativo. Discutimos a problemática das representações científicas de cunho, unicamente positivistas, propagadas a partir dos desenhos animados científicos. Procuramos mostrar, por meio de indícios, que a educação científica (alfabetização e letramento científicos) precisa contemplar as ciências das humanidades para ser completa, afinal, as humanidades são tão ciências quanto as demais. Analisamos os episódios da animação à luz da Teoria Ator-Rede, que nos permitiu interpretar as redes formadas por intermédio das relações estabelecidas entre os actantes (atores humanos e não humanos). Rastreamos nas redes as relações entre os actantes, descobrimos padrões sólidos e relevantes, que nos revelaram dados relevantes para os nossos objetivos. Como produtos desta pesquisa, apresentamos duas propostas de roteiros alternativos para a animação em foco. Nossa intenção foi de mostrar ser possível representar as humanidades nos desenhos animados científicos como ciência legítima. Caracterizamos a animação O Show da Luna como um gênero emergente denominado: desenho animado científico educativo. Consideramos que os desenhos animados desse gênero podem ser uma ferramenta eficiente para a educação científica do público infantil.

Palavras-chave: Desenho animado científico educativo, Letramento científico, Representação das ciências, Humanidades, Dissertação.

Abstract:
This research is part of the indisciplinar field of Applied Linguistics, which allowed us to make use of methodological and theoretical assumptions of diversified areas, with the purpose of finding referrals to our object of study, which are the pedagogical functions that can be assumed by the uses of cartoons that thematize sciences. For this purpose, we used the documentary research, in which the data for this research were: the educational scientific cartoon O Show da Luna, the Base Nacinal Comum Curricular (BNCC) focused on the texts directed to Early Childhood Education and the Project: “I want to know! How butterflies are born”, developed by a Kindengarden School. The general goal is to analyze to what extent the animated scientific educational genre can be considered as mediator of scientific education practices. We also seek to identify the concept of science propagated in the scientific cartoon; to establish relationships between BNCC guidelines and the scientific practices represented in the animation in focus; describe the appropriation of the selected scientific cartoon in a school context; and finally, to characterize O Show da Luna as an emerging discursive genre: animated scientific educational. We discuss the problematics of scientific representations of a positivist-only nature, propagated by the scientific cartoons. We try to show, through evidence, that scientific education (literacy and scientific literacy) must contemplate the sciences of the humanities to be complete, after all, humanities are as much sciences as the other fields. We analyzed the episodes of animation in the light of the Actor-Network Theory, which allowed us to interpret the networks formed through the relations established among the actants (human and nonhuman actors). We traced the relationships among the actants in the networks, we discovered solid and relevant patterns that revealed data relevant to our goals. As products of this research we presented two proposals of alternative scripts for the animation in focus. Our intention was to show that it is possible to represent humanities in scientific cartoons as legitimate science. We characterized the animation O Show da Luna as an emerging genre called: scientific educational cartoon. We believe that cartoons of this genre can be an efficient tool for the scientific education of children.

Keywords: Scientific Educational Cartoon, Scientific Literacy, Science Representation, Humanities.

Para o texto completo, clique aqui! 

O Desenho Animado “DORA, a Aventureira” e Sua Relação com a Infância

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rosangela Gomes da Cruz
Instituição: Universidade Federal de Tocantins
Programa:  Curso de Pedagogia
Orientadora: 
Francisca Rodrigues Lopes
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho trata do desenho animado como uma rica fonte de interação e aprendizado para as crianças espectadoras. Trata em especial do desenho animado “Dora, a Aventureira” que, devido a seu formato de constante interatividade faz com que o público que o assiste supere a condição de mero espectador para a condição de participante, além disso, as regras e situações colocadas dão, ao desenho, um caráter de jogo de desafio. O objetivo desse estudo foi analisar o desenho Dora, a Aventureira a fim de perceber se contribui para o desenvolvimento cognitivo, perceptivo e da linguagem das crianças, assim como analisar se seu formato se desenvolve como desenho ou jogo. Para a realização desse trabalho buscou-se apoio em diferentes autores e, principalmente, em sites da internet e, também, realizou-se uma pesquisa com crianças para perceber o que o desenho Dora, a Aventureira representa para elas. Ao final pode-se concluir que o desenho – enquanto desenho e jogo – é educativo e influencia no posicionamento da criança ao ter que tomar decisões diante de algum problema a ser resolvido.

Palavras-chave: Desenho Animado, Dora Aventureira, Interatividade, TCC.

Abstract:
The present work treats of the cartoon as a rich source of interaction and learning for the spectator children. It deals in particular with the cartoon "Dora the Adventurous" which, due to its constant interactivity format, means that the audience that attends it surpasses the condition of mere spectator to the condition of participant, in addition, the rules and situations placed give, to drawing, a challenge game character. The objective of this study was to analyze the Dora the adventurous drawing in order to understand if it contributes to children's cognitive, perceptual and language development, as well as to analyze if their format develops as a drawing or game. For the accomplishment of this work, support was sought in different authors and, mainly, in internet sites and, also, a research with children was realized to realize what the drawing Dora adventurous represents for them. At the end it can be concluded that the drawing - as a drawing and playing - is educational and influences the positioning of the child when having to make decisions in the face of some problem to be solved.

Keywords: Cartoon, Dora the Adventurous, Interactivity.

Para o texto completo, clique aqui!