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O processo de produção do curta-metragem animado ‘Pudim Multidimensional’ utilizando técnicas de animação 2D e 3D

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Sambonet
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Neil Armstrong Rezende
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O processo de produção de um curta metragem animado envolve múltiplas etapas, as quais estão divididas nos subgrupos pré-produção, produção e pós-produção. Este trabalho irá descrever e demonstrar cada uma dessas etapas, relatando o processo criativo por trás do projeto audiovisual desenvolvido. O intuito deste, por sua vez, é de incitar reflexões no espectador acerca das diferentes dimensões e suas respectivas representações, utilizando, portanto, técnicas 2D e 3D de animação para melhor abordar tal assunto. Adicionalmente, os princípios da animação descritos por Frank Thomas e Ollie Johnston serão apresentados e exemplificados através dos personagens e cenas presentes no curta-metragem.

Palavras-chave: Animação 2D, Animação 3D, Curta-metragem, Multidimensionalidade, Princípios da animação, TCC

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Criação de um Personagem para Jogo Digital: Um estudo de caso do processo de produção da concepção até as animações finais

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eduardo Perdigão de Negreiros Vianna
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Natal Anacleto Chicca Junior
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar detalhadamente as etapas por trás da criação de um personagem 2D, desde concepção até os sprites renderizados e animados em pixel art, para serem usados em um jogo digital. O jogo, intitulado Doctor Miss Chief , pertence ao gênero plataforma/ação, e segue um tom narrativo específico delimitado com base no público-alvo na faixa etária de 8 a 13 anos. A problemática situa-se no desenvolvimento de design de personagens, especialmente para jogos digitais. O trabalho se divide em quatro etapas principais: Concepção da personagem, construção da personagem, compilação da model sheet e construção e animação dos sprites . O trabalho visa criar uma personagem que se encaixe num perfil psicológico baseado no seu contexto narrativo, e nas necessidades do público-alvo, ao mesmo tempo em que leva em conta as limitações e as especificações de um jogo digital 2D em estilo pixel art. São abordados os seguintes tópicos: criação de narrativa, perfil psicológico, comunicação visual, arte digital, design de personagem, desenho de anatomia, autoração multimídia e animação 2D. Os sprites construídos para este trabalho, tanto em versão spritesheet como em versão gif animado, podem ser acessadas pelo seguinte link: https://rb.gy/qrgktv.

Palavras-chave: Design de Personagens, Jogos digitais, Arte digital, Autoração multimídia, Animação 2D, TCC

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Desenvolvimento de Animação para um Vídeo de Poesia em Libras

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Karine Almeida Mota
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Adriano Anunciação Oliveira
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
Imagens são formas de comunicação mais eficientes para atingir um grande público, diante disso esse trabalho propõe o desenvolvimento de uma animação em um vídeo de poesia em Libras com o objetivo de alcançar o público que não tem conhecimento da língua, ampliando assim as possibilidades comunicativas. Tendo em vista que os não falantes de Libras não costumam ter contato com esse tipo de conteúdo, uma animação pode deixar esse conteúdo mais atrativo, aproximando esse público de outras formas artísticas e de questões acerca da acessibilidade. Foi selecionado um vídeo de poesia em Libras da artista Renata Freitas, professora da UFC. Por meio de análise e alguns pré requisitos definidos com o objetivo de não interferir na sinalização, foi desenvolvida a animação. O resultado foi um vídeo com animações simples e direta que não desviasse atenção do público, que possibilitou pessoas que não possuem nenhum conhecimento em Libras, entender a poesia. Por meio de entrevistas, de forma qualitativa, foi concluído que o uso da animação ajudou no entendimento da mensagem a ser passada, mostrando-se como uma opção mais significativa do que uma tradução literal.

Palavras-chave: Animação, Libras, Blender, Acessibilidade, Poesia, TCC

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Análise e Aplicação de Metodologias de Design de Som: Estudo de caso websérie Cocun

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Sérgio Paulo Delgado Fernandes
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Ernesto Trajano de Lima Neto
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O design de som é um recurso utilizado em quase todas as produções audiovisuais atualmente. Apesar da história do som no cinema ser recente, muito se aprendeu sobre técnicas e metodologias para se utilizar o design de som no meio cinematográfico. Este trabalho tem o objetivo de apresentar e aplicar metodologias voltadas para o design de som na “Websérie COCUN”, produzida em 2019 pelo professor do curso de bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Neil Rezende. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodologia elaborada e descrita por Duarte, q ue possui três processos básicos: pré produção, produção e pós produção. A sonorização foi realizada utilizando o software computacional Reaper , na plataforma Windows 10. Além do método criado por Duarte, este relatório baseia-se em um referencial teórico composto po r alguns nomes como Vanessa Ament, Ric Viers e Daniel Werneck.

Palavras-chave: Design de som, Animação, Efeito sonoro, TCC

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Uma Jornada Virtuosa: Produção de modelos e animações tridimensionais para um teaser live action de fantasia

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: João Paulo Bezerra Ribeiro
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Neil Armstrong Rezende
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
NEste é um estudo focado na produção de modelos e animações tridimensionais para uma produção live action independente. Ao longo do estudo, foi realizada uma pesquisa com alguns profissionais brasileiros que possuem experiência na área de Computação Gráfica 3D no mercado de efeitos visuais, tanto no Brasil como em outros países, a fim de obter conhecimento sobre suas experiências e, com elas, fazer as escolhas e observar as adaptações necessárias para a produção proposta neste estudo. Em meio a diversas dificuldades enfrentadas durante a produção do teaser proposto, diversos aprendizados foram obtidos e documentados neste trabalho e, ao final de tudo, foram produzidos vários modelos tridimensionais, utilizando de texturas do tipo de Render Baseado em Física. Neste estudo, são explicitados conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho, listando-se os pontos de acerto e de erro durante a produção dos efeitos especiais tridimensionais do live action idealizado pelo autor.

Palavras-chave: Live action, Efeitos especiais, Efeitos visuais, Modelagem tridimensional, Animação, TCC

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