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A Monster Behind: Desenvolvimento da pré-produção de um curta metragem de animação em 3D

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Samuel Lucas da Silva Sousa
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Natal Anacleto Chicca Junior
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O processo de criação de um filme animado, seja 2D ou 3D, é bastante longo e complexo. É necessário uma grande equipe e muitos recursos para conseguir construir uma história nesse estilo. Todo o caminho da produção, desde a ideação da história até o arquivo final de vídeo, é estruturado em diversas etapas cada uma com suas particularidades e formas específicas de criar e desenvolver. O presente trabalho se propõe a desenvolver as etapas de pré-produção de um curta metragem de animação 3D chamado de A Monster Behind,idealizado pelo próprio autor. Com isso, o relatório também descreve o levantamento das etapas pesquisadas que estão envolvidas no processo de criação de um filme animado. No decorrer do estudo serão abordados conceitos e técnicas utilizadas em todo o processo, bem como a exploração em cada uma das sub-etapas que compõem essa parte no desenvolvimento de um filme em 3D. Não apenas as técnicas serão abordadas, também será discutido as decisões criativas e como elas impactam o projeto desde a idealização da história, passando por sua estrutura, criação de arte e storyboard.

Palavras-chave: Pré-Produção, Animação, Roteiro, Concept Art, Storyboard, TCC

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Construção do Pós-morte a Partir das Cores: Uma análise do filme A Noiva Cadáver, de Tim Burton

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Suyane Lima Pereira
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo
Orientador(a): Georgia da Cruz Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este trabalho analisa como as cores influenciam as narrativas cinematográficas do gênero animação. Iniciamos pelo surgimento dos desenhos até a sua animação utilizando diferentes suportes e depois popularização através do cinema. Apresentamos a introdução das cores nas obras da Sétima Arte que vão da descrença em passar uma imagem real até sua exploração para transparecer informações sobre as personagens. Seguimos com a apresentação da teoria das cores e seus significados a partir de estudos psicológicos e artísticos realizados por Eva Heller (2013), Abreu e Andrade (2016), Braga e Costa (2020) e Silva (2017). A partir de uma contextualização dos rituais fúnebres e concepções do pós-morte no Ocidente, procedemos uma análise dA Noiva Cadáver (2005) usando os métodos desenvolvidos por Aumont e Marie (2004) e Vanoye e Goliot-Lété (1994). Dessa forma, o longa-metragem passou pelo processo de decupagem e depois as cenas foram selecionadas de acordo com a sua relevância para a análise das cores.

Palavras-chave: Animação, Cinema, Cores, A Noiva Cadáver, Tim Burton, TCC

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Desenho Animado como Instrumento para a Identificação e Apresentação da Fauna da Caatinga: O desenvolvimento da série “animais da caatinga”

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Nathália Rebeca de Paiva Pinto
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Design Digital
Orientador(a): João Vilnei de Oliveira Filho
Co- Orientador(a): Francisca Raimunda de Oliveira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O desenho animado e utilizado de diversas formas, sendo como entretenimento ou para a comunicação e informação, podendo ser utilizada por quaisquer faixas etárias. Neste trabalho, a animação foi utilizada como forma de apresentar a fauna de um dos biomas do Brasil, a caatinga. Foram criadas três animações voltadas para o público infantil, cada uma apresentando uma espécie e alguns dos seus principais hábitos, seguindo a metodologia de animação 2D dos livros “Manual de animação” (2016) e “O livro da animação” (2016). Para a avaliação das animações, foi realizado um questionário ilustrado, em que se foi questionado informações passadas durante as animações para um grupo de 20 crianças na faixa etária entre 7 e 13 anos. A partir da pesquisa, foi possível compreender que a animação tem grande potencial para ser utilizada como forma de difundir e apresentar a fauna da caatinga para crianças.

Palavras-chave: Animação por computador, Animais da caatinga Comunicação e educação, TCC

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O processo de produção do curta-metragem animado ‘Pudim Multidimensional’ utilizando técnicas de animação 2D e 3D

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Sambonet
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Neil Armstrong Rezende
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O processo de produção de um curta metragem animado envolve múltiplas etapas, as quais estão divididas nos subgrupos pré-produção, produção e pós-produção. Este trabalho irá descrever e demonstrar cada uma dessas etapas, relatando o processo criativo por trás do projeto audiovisual desenvolvido. O intuito deste, por sua vez, é de incitar reflexões no espectador acerca das diferentes dimensões e suas respectivas representações, utilizando, portanto, técnicas 2D e 3D de animação para melhor abordar tal assunto. Adicionalmente, os princípios da animação descritos por Frank Thomas e Ollie Johnston serão apresentados e exemplificados através dos personagens e cenas presentes no curta-metragem.

Palavras-chave: Animação 2D, Animação 3D, Curta-metragem, Multidimensionalidade, Princípios da animação, TCC

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Criação de um Personagem para Jogo Digital: Um estudo de caso do processo de produção da concepção até as animações finais

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eduardo Perdigão de Negreiros Vianna
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Natal Anacleto Chicca Junior
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar detalhadamente as etapas por trás da criação de um personagem 2D, desde concepção até os sprites renderizados e animados em pixel art, para serem usados em um jogo digital. O jogo, intitulado Doctor Miss Chief , pertence ao gênero plataforma/ação, e segue um tom narrativo específico delimitado com base no público-alvo na faixa etária de 8 a 13 anos. A problemática situa-se no desenvolvimento de design de personagens, especialmente para jogos digitais. O trabalho se divide em quatro etapas principais: Concepção da personagem, construção da personagem, compilação da model sheet e construção e animação dos sprites . O trabalho visa criar uma personagem que se encaixe num perfil psicológico baseado no seu contexto narrativo, e nas necessidades do público-alvo, ao mesmo tempo em que leva em conta as limitações e as especificações de um jogo digital 2D em estilo pixel art. São abordados os seguintes tópicos: criação de narrativa, perfil psicológico, comunicação visual, arte digital, design de personagem, desenho de anatomia, autoração multimídia e animação 2D. Os sprites construídos para este trabalho, tanto em versão spritesheet como em versão gif animado, podem ser acessadas pelo seguinte link: https://rb.gy/qrgktv.

Palavras-chave: Design de Personagens, Jogos digitais, Arte digital, Autoração multimídia, Animação 2D, TCC

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