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Animação e Otimização

Dissertação de Mestrado

Nome: Olívia Sobreira Gomes
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional
Orientador(a): Sergio de Carvalhos Bezerra
Co-Orientador(a): José Miguel Aroztegui Massera
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Apresenta-se, nesta dissertação, uma pesquisa que envolve três grandes áreas da Matemática aplicada, Computação Grá ca (CG), Probabilidade e Otimização. O objetivo principal de desenvolver estratégias de movimentação entre personagens adversários numa perseguição onde cada movimentação dar-se-á a partir da solução de um problema de Otimização ou uma regra probabilística. A dinâmica da movimentação, dar - se - á por meio da formulação e implementação de problemas de otimização que governarão a perseguição. É feito um levantamento teórico apresentando os assuntos relacionados á CG, em especial: Animação; Otimização, por exemplo: De nição do Problema geral de Otimização e sua classi cação referente às propriedades da função objetivo bem como às características do conjunto de soluções viáveis; Probabilidade, é de nido modelo probabilístico, Variáveis Aleatórias, em especial, Uniforme, Exponencial e Normal, Esperança Matemática e Lei dos Grandes Números.

Abstract
In this dissertation, we present a research that involves three major areas of Applied Mathematics, Computer Graphics (CG), Probability and Optimization. The main objective is to develop strategies of movement between adversary characters in a chase where each move will be based on the solution of an optimization problem or a probabilistic rule. The dynamics of the movement will be through the formulation and implementation of optimization problems that will govern the persecution. A theoretical presentation is presented presenting the subjects related to CG, in particular: Animation and Color; Optimization, for example: De nition of the general optimization problem and its classi cation regarding the properties of the objective function as well as the characteristics of the set of feasible solutions; Probability, is de ned probabilistic model, Random Variables, in particular, Uniform, Exponential and Normal, Mathematical expectation and Law of large Numbers.

Palavras-chave: Computação gráfica, Otimização, Probabilidade, Animação, Perseguição, Matemática computacional, Animação gráfica, Animação gráfica - otimização, Dissertação.

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Da Inocência à Sedução: Revisitando a fantasia em Chapeuzinho vermelho

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maria Rachel Frazão Fernandes Reis
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Letras Clássicas e Vernáculas
Orientador(a): Hermano de França Rodrigues
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Esse trabalho pretende demonstrara partir do corpus;Chapeuzinho e o Lobo Mau de Pedro Bandeira (2012), Chapeuzinho Vermelho de Maurício de Souza (2008), Chapeuzinho Vermelho pelo site Virtualbooks (2000), sob a luz da fundamentação teórica escolhida, como a supressão de atributos simbólicos, que conferem seriedade e densidade dramática às fábulas, nos afastam do objetivo pedagógico de edificar as crianças, em sua formação continuada. De forma que tais elementos podem ainda estar presentes, nos contos de fadas, mesmo naqueles exemplares em que apresentam uma aura de “inocência” mais acentuada que em suas primeiras versões.


Abstract
This work intends to demonstrate from the corpus; Little Red Riding Hood and the Bad Wolf by Pedro Bandeira (2012), Little Red Riding Hood by Maurício de Souza (2008), Little Red Riding Hood by Virtualbooks (2000), under the light of the theoretical basis chosen, as the suppression of symbolic attributes, wich gives dramatic density to fables, distract us from the pedagogical goal of edify the children in their continuing education. So that these elements may still present in fairy tales, even in those copies in which they have an aura of "innocence" more pronounced than in their earlier versions.

Palavras-chave: Chapeuzinho vermelho, Walt Disney, Contos de fadas, Fantasia, Inocência, Sedução, TCC.

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Gênero de Discurso Desenho Animado: Do cotidiano infantil às práticas pedagógicas

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Janaina Dantas da Costa Silva
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Orientador(a): Andrezza Raquel Cirne Bezerra
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o cotidiano infantil e as práticas pedagógicas acerca dos desenhos animados, apontando para o fato que essas mídias influenciam as crianças da educação infantil lhes tornando assíduas telespectadoras, como também, consumidoras de seus produtos. Com os objetivos específicos pretendeu-se conhecer a história dos desenhos animados, descrever alguns aspectos do cotidiano infantil sobre os desenhos animados, expor alguns pontos negativos e positivos que os desenhos animados podem infligir às crianças e de identificar se/como os desenhos animados estão sendo utilizados em salas de aula da educação infantil.Para a elaboração do presente trabalho foram realizadasuma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, muito utilizada no meio educacional, que teve o intuito de coletar dados das experiências das colaboradoras do questionário. Por fim, verificou-se que os desenhos animados constituem excelentes ferramentas pedagógicas que contribuem não somente para uma melhoria na forma de educar, mas também de trazer uma forma mais prazerosa para os alunos de como aprender os conteúdos para seu nível de desenvolvimento.


Abstract
This study aims to analyze the children's daily life and the pedagogical practices of the cartoon, pointing to the fact that the media are influenced as children of early childhood education and also the consumers of their products. With specific objectives related to cartoons, describe a little child daily on the cartoons to show some positive and negative points that the cartoons refer to children and to identify whether / how the cartoons are used in classrooms child education.For an elaboration of the work, a literature review and a field survey was carried out, a large part not education, which aimed to collect data on the experiences of the questionnaire collaborations. Finally, it was found that the cartoons are excellent teaching tools that contribute not only to an improvement in the form of education, but also in a more enjoyable way for students to learn the content to their level of development.

Palavras-chave: Desenho animado, Educação infantil, Práticas pedagógicas, TCC.

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O Filme Mary e Max: Uma amizade diferente na representação da Síndrome de Asperger

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Anny Carollyne Miranda da Rocha; Elizabeth Bezerra de Souza; Naya Mayane Macena de Brito
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Orientador(a): Alásia Santos Ramos Nascimento
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Nosso trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar o filme Mary e Max –uma amizade diferentea fim de ampliar a nossa compreensão do que é a Síndrome de Asperger no interior do espectro autista, a partir do entendimento e da aplicação semiótica e hermenêutica da linguagem cinematográfica. Para tanto, conceituamos e caracterizamos a Síndrome de Asperger no contexto da educação especial; tendo como aporte principal a linguagem cinematográfica. Resumimos e analisamos o filme Mary e Max -uma amizade diferente a partir de breves teorizações sobre o cinema e o espectro autista, tendo a metodologia hermenêutica como horizonte de compreensão que possibilitou procedermos a uma análise vertical sobre o filme supracitado, bem como sobre, Max, o personagem principal da narrativa. Obtivemos como principais conclusões que para a pessoa com síndrome de Asperger é mais difícil construir uma autoimagem, pois suas habilidades sociais por causa das emoções e sensibilidades reduzidas são sociais e culturalmente prejudiciais; dificilmente não saem das rotinas, porque vêemo mundo de forma sistemática, organizada, racional e até literal, não havendo espaço para erros ou divergências; têm dificuldades na linguagem, na comunicação, na coordenação motora; e o não interesse por determinados assuntos; em relação a aprendizagem e pensamentos vimos que o Asperger constrói um pensamento bastante abstrato, não demonstrando um senso prático sobre a vida e seu cotidiano, por isso, a sua aprendizagem ocorre de maneira a desconsiderar os aspectos emocionais e supervalorizar os aspectos intelectuais do processo, tornando sua apreensão do mundo literal e lógica dentro da forma organizada de como ele pensa o mundo, que definitivamente não parece com o mundo em que vivemos, com toda sua complexidade e desorganização; o personagem principal do filme abordado, assim como o Asperger em suas nuances ver o mundo politicamente correto, com suas leis sendo aplicadas ao pé da letra, ou seja, uma realidade super organizada; a quase ausência de emoções impede sua compreensão mais integral do mundo.


Abstract
The present work has for target the analysis of Mary and Max movie - a different friendship - in order to expand comprehension regarding Asperger syndrome inside Autistic Spectrum, from understanding hermeneutics and semiotics application of the movie language. For this reason Aspenger syndrome was conceptualized and described in the special education context considering movie language inputs. The movie Mary and Max was summarized and analysed from short theorising regarding the cinema and autistic spectrum through hermeneutic methodology as a way of understanding as long as it also enabled a vertical analysis about the movie, especially the main character Max. The most relevant conclusions were that a person who has Asperger syndrome will have difficulties to build up a self image, once his social skills, due to reduced emotions and sensibility, are culturally affected. The subject sees the world in a systematic, organized, rational way, even literally, never accepting breaking out of routine, once there is no space for mistakes or divergences. He also presents language and communication struggles, motor skills troubles and also shows no interests regarding some subjects regarding learning and thinking. The Asperger subject often builds up abstract thinking while he doesn ́t show a practical daily sense, for this reason his learning process disregards emotional aspects and overvalues intellectual processing, which makes his life point of view quite literal and logical, inside his organized background, which does not take any consideration with the real world with its complexity and disorganization. The main movie character Max as an Asperger subject, sees the world politically correct, with its regulations been applied word by word, over organized, disregarding emotions and whole world comprehension.

Palavras-chave: Síndrome de Asperger, Espectro autista, Ensino - aprendizagem, TCC.

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Animador: Um serviço de geração semiautomática de sinais em libras

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: José Franco Neto
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Bacharelado em Sistema da Informação
Orientador(a): Tiago Maritan U. Araújo
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Os surdos passam por vários problemas no que diz respeito ao acesso a informações, principalmente as que circulam nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Essas tecnologias normalmente são projetadas para pessoas que compreendem as línguas orais, ao passo que, para os surdos a língua oral é considerado uma espécie de “segunda língua”. Por outro lado, empresas responsáveis pela disponibilização dessas informações sentem grandes dificuldades em tornar acessível os conteúdos disponibilizados por elas, especialmente porque esses conteúdos são geralmente dinâmicos, e a produção das janelas em línguas de sinais (exemplo, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS) tem usualmente um custo operacional alto. Para minimizar esses problemas, uma alternativa é o uso de tradutores automáticos para línguas de sinais. Com esses tradutores automáticos, é possível gerar conteúdos digitais para Libras de forma dinâmica, com baixo custo, e segundo alguns trabalhos, com um nível de inteligibilidade razoável. Essas soluções, no entanto, geralmente necessitam de uma base de dados (dicionário de LIBRAS) contendo milhares de vídeos ou animações representadas por um avatar animado. O processo de construção dessas bases, no entanto, é um processo trabalhoso, e depende de uma equipe grande e especializada formada por modeladores, animadores e designers 3D, além de especialistas em Libras e usuários surdos. Para minimizar esses problemas, a proposta deste trabalho é desenvolver uma solução para geração semiautomática dessas animações (vídeos). A ideia é que essas animações possam ser criadas por usuários a partir da configuração de parâmetros (fonemas) da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), reduzindo o tempo e o custo necessário para produzir esse tipo de base de dados.


Abstract
The deaf suffer several problems in regard to access of information, especially those information circulating in Information and Communication Technologies (ICTs). These technologies are usually designed for people who understand the spoken language, whereas for the deaf, the oral language is considered something like a "second language". On the other hand, companies responsible for making such information available feel great difficulty in making accessible the content provided by them, especially since these contents are generally dynamic, and the production of windows in sign languages (eg, Brazilian Sign Language - Libras) has usually a high operating cost. To minimize these problems, an alternative is the use of automatic translators to sign languages. With these automatic translators, it can generate digital content dynamically, with low cost, and according to some studies, with a reasonable standard of intelligibility. These solutions, however, generally require a database (dictionary LBS) containing thousands of videos or animations represented by an animated avatar. The process of building these databases, however, is a arduous process, and depends on a large and specialized team of modelers, animators and 3D designers, as well as experts on sign language and deaf users. To minimize these problems, the purpose of this work is to develop a solution for semi-automatic generation of these animations (movies). The idea is that these animations can be created by users from the parameter setting (phonemes) of the Brazilian Sign Language (Libras), reducing the time and cost required to produce this kind of database.

Palavras-chave: LIBRAS, Animação, Dicionário de LIBRAS, Avatar, Animation, LIBRAS dictionary, TCC.

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